Posted in:

Meu time entrou em ‘guerra’. E agora?

Saber encarar os conflitos de forma madura é uma das essências dos times de alta performance. Confira três dicas para propagar a paz em seu time!

Conflitos mal resolvidos podem desestabilizar a performance de seu time e, como consequência, abalar os resultados de sua empresa. Isso por que, quando os conflitos destrutivos se estendem por muito tempo, os profissionais que compõem o time sentem-se desmotivados e, assim, tendem a deixar a empresa ou gastar um tempo valioso buscando alternativas infrutíferas.

Porém, sabia que nem todos os conflitos são negativos? Quando bem administrados e encarados de forma positiva, os conflitos colaboram para o surgimento de novas ideias. Não à toa, aprender a lidar com eles é requisito número um para o processo de amadurecimento e desenvolvimento de times de alta performance.

Cabe ao líder garantir que os conflitos sejam bem administrados, conduzindo o time a discussões saudáveis e a tomadas de decisões eficazes. O caminho para isso é oferecer aos seus colaboradores a oportunidade de desenvolver competências de comunicação, relacionamento e resolução de problemas.

Quer propagar a paz em sua empresa? Confira três dicas eficazes para gerenciar conflitos em seu time. Além de colocá-las em prática, você, como líder, pode estimular seus colaboradores a também desenvolvê-las, que tal?

Primeiro ouça, depois fale
Em situações conflituosas, poucas pessoas têm paciência de realmente ouvir o que o outro tem a dizer. O problema é que essa é a chave da resolução de conflitos causados pela má comunicação. É necessário desenvolver as habilidades de um bom ouvinte e respeitar o direito de expressão de todas as pessoas do time.

Bom relacionamento em primeiro lugar
Educação e respeito fazem parte do bom convívio em grupo. Em momentos de tensão e stress, pare e respire e, apenas quando estiver calmo, diga o que você tem a dizer. Ao comunicar-se com educação, consciência e tolerância, você manterá o bom relacionamento do time sempre em harmonia e equilíbrio.

Mapeie as opções
Em um trabalho em conjunto, admita que existem outras opções além das sugeridas por você. Aceitá-las sem pestanejar – quando forem consideradas as mais eficientes pelo time – é uma das habilidades de profissionais maduros. Lembre-se: as opções sugeridas por cada membro do time devem ser igualmente julgadas e avaliadas.

Seu objetivo é alcançar a excelência em liderança? Conheça os cursos de liderança da SBCOACHING: https://www.sbcoaching.com.br/formacao-de-lideres. Dê o passo certo para se tornar um líder extraordinário e levar o seu time à alta performance!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *