Posted in:

Missão, Visão e Valores: O Que São e Como Definí-los

Missão, visão e valores. Você já ouviu essas três palavras em diferentes circunstâncias, muitas delas ligadas ao mundo empresarial.

Mas sabe o que elas querem dizer? Como definir a missão, a visão e os valores das empresas? E como essa construção de significados pode ajudar em sua jornada?

Essas perguntas vão ser respondidas ao longo deste artigo.

E, então, você vai entender que esses conceitos podem levar a uma jornada de autoconhecimento com resultados práticos não apenas no seu trabalho, mas também na sua vida pessoal.

Ficou interessado? Siga a leitura.

O que é “Missão, Visão e Valores”? (Empresarial)

O que é Missão, Visão e Valores
É por meio desse tripé que os empreendedores podem elaborar o seu planejamento estratégico.

Missão, visão e valores são conceitos estratégicos de gestão de empresas. Fazem parte do planejamento de um negócio e servem, depois, como uma bússola para orientar a busca de resultados.

Por isso, se você é ou pretende se tornar um empresário, entender e aplicar esses conceitos é essencial.

O nome soe como algo mais ligado às grandes organizações, mas não é.

De acordo com o Guia Missão, visão e valores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), essas ideias devem ser aplicadas por empresas de todos os portes.

De forma resumida, pode-se dizer que missão, visão e valores são um conjunto de ideias que ajudam a definir as estratégias de uma empresa para que seus objetivos sejam alcançados.

É por meio desse tripé que os empreendedores podem elaborar o seu planejamento estratégico – ou seja, o passo a passo para alcançar os resultados almejados

Para se ter uma ideia da importância dessas ações, grandes gurus da Administração, como Peter Drucker e Philip Kotler, já abordaram seu significado.

Entenda cada um deles:

  • Missão: É a razão pela qual a empresa existe. Em outras palavras, define seu foco de atuação. Nesse caso, o conceito está mais ligado ao produto ou serviço.
  • Visão: É uma bússola que serve como um grande objetivo de longo prazo, ou seja, aonde a organização pretende chegar em determinado espaço de tempo. A visão do Facebook é conectar 7 bilhões de pessoas, por exemplo, com sua rede social.
  • Valores: É a forma como a empresa deve se portar no mercado e na sociedade, isto é, a maneira como pretende ser reconhecida. Essas ideias definem até mesmo a conduta dos colaboradores. Algumas organizações desejam ser reconhecidas pela qualidade do produto, outras pela segurança de seus serviços, pelo respeito ao cliente acima de tudo, por ações de sustentabilidade, entre outros.

Qual a importância?

importância Missão, Visão e Valores
Os colaboradores não sabem exatamente por que estão ali, como podem fazer melhor seu trabalho e de que maneira devem utilizar seu tempo para levar o negócio em direção aos seus objetivos de longo prazo.

Definir missão, visão e valores de uma empresa é a primeira lição de casa do empresário.

Conforme o estudo do Sebrae, é essa definição que irá direcionar as ações da empresa e até mesmo motivar os funcionários.

No entanto, a publicação aponta que o conceito é, frequentemente, mal empregado pelas empresas.

Veja este exemplo:

“Imagine se você fosse convidado para entrar em um veículo. Como se sentiria se não soubesse qual seria o veículo, o local, o momento de chegada ao destino nem as condições da viagem?”.

Viu? A mesma lógica se aplica a muitas empresas.

Os colaboradores não sabem exatamente por que estão ali, como podem fazer melhor seu trabalho e de que maneira devem utilizar seu tempo para levar o negócio em direção aos seus objetivos de longo prazo.

Por isso, a definição de missão, visão e valores deve vir antes de tudo.

Esses pilares vão sustentar a construção da organização e depois garantir um crescimento sustentável.

Valores, Visão e Missão Pessoal x Empresarial

Valores, Visão e Missão Pessoal x Empresarial
Para que sua empresa ou carreira seja bem-sucedida, aplique a tríade “missão, visão e valores” na esfera pessoal.

Para que sua empresa ou carreira seja bem-sucedida, também é essencial aplicar a tríade “missão, visão e valores” na esfera pessoal.

Afinal, você é o responsável pela realização de seus sonhos.

Aqui, porém, pode ser até um pouco mais difícil.

Missão pessoal

Entender a razão da existência de uma empresa é fácil. Mas e a sua razão de existir qual é?

Para chegar à resposta, é importante refletir no que você é bom, para que as pessoas o procuram e por qual razão você quer ser lembrado.

Responder a esses questionamentos vai ajudar a entender qual a sua missão pessoal.

Visão pessoal

Este é semelhante à questão empresarial, ou seja, você deve se perguntar o que espera de seu futuro.

Nesse caso, tente imaginar-se daqui 25 anos e pense no que estará fazendo e o que já terá aprendido.

Também é essencial avaliar a sua saúde de modo amplo: física, espiritual, profissional, intelectual, emocional e financeira.

Valores pessoais

Para entender seus valores, primeiro liste o que é importante para você.

Ao contrário dos valores empresariais (onde se define como a empresa quer ser vista), aqui você deve definir o que gosta de verdade, e não o que os outros pensam sobre você.

Analise também os motivos de suas decisões: eles são materiais ou emocionais? Individuais ou coletivos? Todos esses aspectos irão definir seus valores pessoais.

O que é Missão Organizacional?

O que é Missão Organizacional
A missão deve anteceder as características básicas do produto e do serviço.

Missão organizacional é, em resumo, a definição da razão pela qual você criou sua empresa.

Algumas organizações existem para ajudar as pessoas a ter uma vida mais saudável, enquanto outras têm foco em revolucionar a comunicação por meio de redes sociais.

A missão deve anteceder as características básicas do produto e do serviço. Ela aponta a solução que você almeja oferecer para os seus clientes.

Para isso, lembre: qual é a essência do problema que eu quero resolver e como o meu produto ou serviço pode ajudar?

Como definir “Missão, Visão e Valores” em sua empresa?

Missão, Visão e Valores em sua empresa
Para facilitar a compreensão, vamos ajudá-lo a conceituar sua empresa.

Chegar a uma definição de missão, visão e valores é uma tarefa que exige bastante dedicação.

Para facilitar a compreensão, vamos ajudá-lo a conceituar sua empresa.

Veja o passo a passo.

Missão

Esta pode parecer uma questão fácil, mas não necessariamente.

Você sabe de fato o que o motivou a criar sua empresa? Muitos empreendedores respondem: “Claro, oferecer o produto X ou Y com a maior qualidade do mercado”.

Mas será que essa é mesmo a razão pela qual você arregaçou as mangas, assumiu riscos e decidiu levar sua ideia adiante?

Agora, responda: como o seu produto vai melhorar a vida do seu cliente?

Visão

Para definir este conceito, é preciso saber aonde quer chegar dentro de alguns anos.

Um exemplo clássico é ser reconhecida como a melhor no seu segmento. Mas será suficiente?

Como você imagina a sua empresa daqui a 10 ou 20 anos, naquela jornada que você definiu na sua missão?

Qual será o seu impacto e como, na prática, você terá influenciado a vida de seus clientes?

Valores

Podemos dizer que estabelecer os valores da empresa é o mesmo que definir seus princípios.

Isso também pode influenciar diretamente o comportamento de seu quadro colaborativo.

Uma metalúrgica, por exemplo, pode ter a segurança como um de seus principais valores.

Em muitos casos, até mesmo as empresas de recrutamento procuram funcionários que se encaixem no perfil estabelecido dentro deste conceito.

Como estabelecer as Metas de uma organização?

Como estabelecer as Metas de uma organização
De tempos em tempos, é necessário se reinventar para poder acompanhar as mudanças do mercado.

Antes de mais nada, definir as metas de uma empresa é muito importante para manter o foco do negócio.

Essa máxima é válida não somente para os novos negócios, mas também para empresas que já estão em atividade há mais tempo.

Afinal, de tempos em tempos, é necessário se reinventar para poder acompanhar as mudanças do mercado.

Frequentemente, as empresas se veem obrigadas a lançar um novo produto ou serviço.

Para isso, pode ser necessário um período maior de estudo até esse objetivo seja concretizado.

Alguns recursos (como pesquisa e desenvolvimento, ou ainda treinamento de equipes) podem ser necessários e, por isso, definir metas é importante.

Parâmetros estabelecidos vão ajudar a direcionar os objetivos da organização, o tempo estimado para atingir certas metas, o valor do investimento aplicado, as estratégias utilizadas e todo o tipo de recurso necessário.

No entanto, é interessante seguir alguns passos para minimizar a margem de erro, sobretudo quando a equipe é grande.

Veja alguns deles:

  • Objetivos: É fundamental definir os objetivos da empresa antes de saber aonde se quer chegar. Passada essa etapa, é hora de definir as metas.
  • Estratégias: Os gestores precisam estabelecer quais métodos irão utilizar para alcançar suas metas. Em outras palavras, é como definir o caminho que cada departamento irá seguir para chegar ao seu destino.
  • Capacitação: Depois que os principais líderes já têm suas estratégias definidas com clareza, é preciso dar as ferramentas corretas aos colaboradores. Em muitos casos, pode ser necessário aprimorar os conhecimentos dos funcionários, por exemplo.
  • Monitoramento: Quando começar, de fato, o trabalho em prol das metas definidas, é vital monitorar os resultados. Assim, a empresa pode checar quais seus erros e acertos e também fazer os ajustes necessários para alcançar resultados.

Exemplos de Missão, Visão e Valores de empresas famosas

Exemplos de Missão, Visão e Valores
Confira exemplos de como as grandes empresas descrevem seu tripé “missão, visão e valores”

Está precisando de inspiração para planejar o seu negócio?

Então, confira exemplos de como as grandes empresas descrevem seu tripé “missão, visão e valores”:

Coca-Cola

Para começar, a gigante fabricante de refrigerantes.

Missão

Refrescar o mundo (em corpo, mente e espírito), inspirar momentos de otimismo (por meio de suas marcas e ações) e criar valor e fazer a diferença (onde estiver e em tudo o que fizer).

Visã

Atuar como base para o seu “roteiro de atividades”, e orientar todos os aspectos de seu negócio, descrevendo o que deve conquistar para continuar com um crescimento sustentável e de qualidade.

Essa visão se subdivide em:

  • Pessoas: ser um ótimo local para trabalhar, onde as pessoas se inspirem a fazer o melhor que puderem
  • Portfólio: oferecer ao mundo um portfólio de marcas de bebidas com qualidade, que antecipe e atenda as necessidades e os desejos das pessoas.
  • Parceiros: nutrir uma rede vencedora de clientes e de fornecedores. Juntos, criam um valor mútuo e duradouro
  • Planeta: ser um cidadão responsável que faça a diferença, ajudando a criar e apoiar comunidades sustentáveis
  • Lucro: maximizar o retorno em longo prazo para os acionistas, tendo ciência de suas responsabilidades como um todo
  • Produtividade: ser uma organização altamente eficiente, enxuta e ativa.

Valores

Inovação, liderança, responsabilidade, integridade, paixão, colaboração, diversidade, qualidade.

Nike

Agora, uma das maiores potências mundiais em artigos esportivos.

Missão

Trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo. (O co-fundador da Nike, Bill Bowerman, disse: “Se você tem um corpo, você é um atleta”).

A Nike melhora o mundo através do design.

Desde a invenção de um calçado que economiza o tempo da pista até a perseguição ambiciosa de um futuro sustentável, é a nossa natureza inovar.

Visão

Ser uma referência em artigos esportivos, mantendo, assim, um vínculo com a qualidade de vida e de pessoas.

Valores

Empresa inovadora, que proporciona modernidade, atendendo, assim, a necessidade do público.

Apple

A cria de Steve Jobs é grande referência no meio tecnológico.

Missão

Trazer a melhor experiência em computação pessoal para estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores ao redor do mundo, com inovação em hardware, software e ofertas de internet.

Visão

Proporcionar momentos em que uma palavra vale mil imagens.

Assim, os aparelhos da Apple permitem escrever mensagens ou e-mails sem ver a tela, e até mesmo tirar uma selfie perfeita apenas “ouvindo” quantos rostos estão na foto.

Valores

Um dos principais valores é a acessibilidade, pois a empresa deseja que todos possam desfrutar dos pequenos momentos do dia a dia, como abrir o Facetime, tirar uma foto ou abrir as cortinas de sua casa.

Por isso, a acessibilidade está presente desde a concepção de um produto.

O mais importante não é a potência de um aparelho, mas aquilo que se pode realizar com ele.

Samsung

Veja as definições da empresa que mais vende celulares no mundo.

Missão

Inspirar o mundo com tecnologias inovadoras, produtos e design que melhoram a vida das pessoas e contribuem para a prosperidade social ao criar um novo futuro.

Visão

Inspirar o mundo e criar o futuro.

O compromisso central é criar um mundo melhor, cheio de experiências digitais mais plenas, através de produtos e tecnologias inovadoras.

A meta é se tornar uma empresa querida, uma marca inovadora e um nome admirado.

Para isso, concentra seus esforços na criatividade e inovação, valor compartilhado com seus parceiros e seus ótimos profissionais.

A marca também pretende explorar novos nichos de negócios, como tratamentos de saúde e eletrônicos automotivos.

Valores

A filosofia da empresa tem o comprometimento com as leis locais, além de estar focada em valores como pessoas, excelência, mudança, integridade e prosperidade mútua.

Planejamento Estratégico x Visão, Missão e Valores

Planejamento Estratégico x Visão, Missão e Valores
O planejamento estratégico irá traçar todas as metas necessárias para que a empresa atinja plenamente o que foi definido na sua missão e em sua visão, dentro de um determinado período de tempo.

O planejamento estratégico é o que molda a empresa e, depois, o que a move em direção aos seus objetivos.

Dentro dele, cabe ressaltar a importância da visão, da missão e dos valores.

Como vimos, esses conceitos servem como forças norteadoras da direção que gestores e colaboradores devem seguir para chegar mais longe.

É possível notar, sobretudo após conhecer os conceitos de grandes empresas, que eles estão diretamente ligados ao sucesso e à sustentabilidade do negócio.

Isso significa que, após definir esse tripé que irá orientar o trabalho da organização, é possível definir as estratégias que irão transformar objetivos e sonhos em realidade.

Assim, o planejamento estratégico irá traçar todas as metas necessárias para que a empresa atinja plenamente o que foi definido na sua missão e em sua visão, dentro de um determinado período de tempo.

Se a marca quer ser a mais lembrada no seu segmento em 10 anos, toda a empresa trabalhará para essa finalidade, seguindo a bússola do planejamento.

Para isso, é essencial que as definições sejam compartilhadas por todas as lideranças da organização.

Com esse espírito em comum e a cultura organizacional bem definida, os gestores vão direcionar os seus colaboradores em prol da produtividade individual, da promoção de bons valores e da criatividade como mola propulsora do crescimento.

Tudo isso serve como base para a sustentação da gestão de fato da empresa: o controle financeiro, o setor de recursos humanos, a administração eficaz do tempo, a otimização de processos, a automatização de tarefas operacionais, entre outras.

E entre todas essas instâncias que fazem parte do crescimento da empresa, está o planejamento estratégico pessoal.

Esse é o pilar que move o indivíduo, que o leva a aspirar uma posição mais alta, um conforto maior para a família e um futuro de realizações e sonhos alcançáveis.

Nesse planejamento pessoal, vale a pena configurar seu próprio tripé de missão, visão e valores.

Se os conceitos funcionam para empresas, por que não funcionariam para o indivíduo?

Essa jornada pode ter resultados surpreendentemente positivos.

Você vai notar, aos poucos, como a reconfiguração de sua missão pessoal tem impacto em todas as suas relações e em todas as atividades de sua vida.

Ao dizer um “não” para uma nova oferta de trabalho ou promoção, ao ficar constrangido em recusar um favorecimento indevido em certa situação, ao se limitar e sabotar em detrimento de outras pessoas menos qualificadas…

Esses são alguns obstáculos que figuram no cotidiano de muita gente.

E podem ser superados com a remodelação de quem você é de fato e a reconsideração de sua missão, dos seus valores, da sua visão de longo prazo e de onde você quer estar em 10, 20 e 30 anos.

Dessa forma, com a conjunção do planejamento pessoal e da empresa, o sucesso é inevitável.

Conclusão

missão, visão e valores conceito
Quem se conhece, quem se aceita e quem projeta o futuro de olho em suas capacidades e potencialidades chega mais longe (e mais perto de seus objetivos).

Neste artigo, vimos como os conceitos de missão, visão e valores têm impacto em sua vida.

Essas são as definições da essência de uma organização empresarial e de um indivíduo e a chave entre o sucesso e o fracasso.

Quem se conhece, quem se aceita e quem projeta o futuro de olho em suas capacidades e potencialidades chega mais longe (e mais perto de seus objetivos).

Por isso, vale a reflexão antes do próximo dia de trabalho: por que você está aqui, qual é a sua missão de vida e como você vai atingir os seus objetivos e melhorar o presente para criar, de fato, o mundo com o qual sonhou?

E, ao pensar em uma empresa, em uma sociedade, em um projeto novo, em uma promoção ou oferta de emprego, leve em consideração, desde o início, esses pilares de sustentação e crescimento das organizações.

Ao entender o que move o indivíduo e a empresa, você ganha a bússola para embarcar na jornada no rumo certo.

Gostou das dicas sobre missão, visão e valores? Como você aplica esses conceitos em sua vida e no seu trabalho? Deixe um comentário.

20 Comentários

Deixe um comentário
  1. Excelente!
    Nota 1000.
    Estava necessitando desse conteúdo.
    Muitíssimo obrigada!
    Por partilhar algo tão essencial para nós empresas!
    Obrigada pelo espírito de partilha e cooperação.
    Sucesso!

  2. Simplesmente muito inspirador!
    Faço das palavras da Rosana as minhas.
    O aprendizado irá contribuir para o desenvolvimento empresarial da minha instituição e consequentemente dos respectivos colaboradores.
    Precisaria de mais espaço para expressar tamanha gratidão.
    Samora Machel dizia: “A Luta Continua!”

  3. Excelente!
    Nota 1000.
    Estava necessitando desse conteúdo.
    Muitíssimo obrigada!
    Por partilhar algo tão essencial para nós empresas!
    Obrigada pelo espírito de partilha e cooperação.
    Sucesso!

  4. Muito bom o artigo ! Estou utilizando esses conceitos na estruturação da minha associação Oyà pela arte e acultura afrodiaspórica!

    Obrigada 🙂

  5. EXTRAORDINÁRIO CONTEÚDO!
    MUITO INSPIRADOR!
    ME AJUDOU MUITO A ENTENDER A COMO ENTENDER MEUS RESULTADOS PRESENTES E A PLANEJAR MEU FUTURO.
    TRAÇANDO METAS E OBJETIVOS CLAROS E FUNDAMENTADOS NA TRÍADE: VISÃO, MISSÁO E VALORES.

    GRATIDÃO!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *