Posted in:

Motivação organizacional: cinco dicas para usá-la na sua empresa

Está precisando de melhoria nos resultados da empresa e no desempenho de seus funcionários? A motivação organizacional pode lhe auxiliar neste processo, criando um ambiente de trabalho mais saudável, unido e motivador.

A motivação na empresa é uma ferramenta indispensável para aprimorar as relações entre os colaboradores e a instituição, permitindo uma relação de confiança e responsabilidade para ambos. Quer saber mais sobre motivação organizacional? Separamos cinco dicas práticas para aplicá-la. Confira no artigo a seguir.

Por que a motivação organizacional é importante?

Às vezes, por mais que o trabalhador seja comprometido e engajado, ele necessita de fatores que o incentivem a realizar uma boa performance dentro do negócio, pois isso vai lhe trazer mais reconhecimento como profissional e senso de propósito.

Com isso, cria-se um ambiente de trabalho motivador, no qual os funcionários entendem a real importância de ter uma boa atuação e vestem a camisa da companhia, entendendo sempre as necessidades. Desse modo, também é possível permitir um desenvolvimento na carreira do indivíduo, que se sente mais valorizado e almeja crescer dentro da empresa.

Motivação organizacional X motivação no trabalho

É muito fácil confundir a motivação no trabalho com a organizacional, mas elas possuem diferenças em relação ao fornecimento de incentivo. A primeira, trata-se do estímulo que o próprio indivíduo possui para aplicar suas forças e realizar as tarefas em sua profissão.

Já no segundo caso, essa inspiração para trabalhar vem das instituições, que trazem para seus funcionários mais encorajamento de atuar naquele local, proporcionando-lhes condições que valorizem o profissional e criem um ambiente mais saudável, comprometido e desafiador, promovendo, assim, o aprimoramento do desempenho.

Portanto, é função das empresas estabelecerem uma estratégia organizacional para criar um local mais agradável, melhorando, com isso, os resultados das equipes e do profissional como um todo, que, assim, possui a própria motivação e ainda a tem cultivada durante o processo.

Como criar um ambiente mais unido e motivador?

Para desenvolver uma motivação pessoal e profissional, pode-se usar diversas ferramentas que permitam criar mais identificação de propósito e engajamento dos funcionários.

Um dos métodos mais utilizados são as bonificações financeiras e outros benefícios, assim como um salário compatível com a função realizada. Além desses recursos, é necessário trabalhar o respeito e a valorização dos colaboradores.

Cinco dicas práticas para aplicar a motivação organizacional

Como vimos, para a motivação profissional, é preciso criar um ambiente de trabalho mais humanizado, que reconheça e incentive o indivíduo a crescer mais e mais a cada dia. Para isso, veja esses cinco passos abaixo:

Respeitar as diferenças

Às vezes, em uma instituição, existem dois ou três funcionários que fazem a mesma função, mas, obviamente, de maneiras diferentes, e isso deve ser respeitado. Afinal, cada indivíduo é único e, por isso, tem seu modo de pensar e agir.

Assim, é necessário compreender qual é o perfil de cada um e como ele aplica suas habilidades para a realização de tarefas. Dessa forma, será mais fácil fazer uma distribuição das demandas de trabalho para que cada um consiga realizá-las com eficiência de acordo com suas características pessoais.

Unir recompensas ao desempenho

Uma das principais ferramentas para promover a motivação organizacional é estabelecer recompensas para valorizar quem tiver maior destaque em uma determinada atividade ou na obtenção dos resultados.

Assim, o profissional consegue se engajar mais e compreende que se tiver um bom desempenho, não é só a empresa que ganha, mas ele também.

Definir metas realistas e desafiadoras

Um colaborador que trabalha com metas entende seu propósito e consegue gerenciar melhor sua demanda de trabalho, criando o comprometimento e a dedicação. Mas é claro que esses objetivos devem ser realistas, pois, se não, isso causará o efeito oposto do desejado.

Desse modo, desafie sua equipe a melhorar seu desempenho, sem sobrecarregá-la, de modo que consiga evoluir dentro da companhia.

Avaliações de desempenho

Você nunca conseguirá compreender com clareza qual a prática do profissional se não avaliá-lo. Por isso, construa ferramentas que permitam analisar a performance de cada membro de grupo e setor. Assim, será possível que você e seu colaborador entendam quais são as qualidades e os pontos a serem melhorados.

Treinamentos e capacitações

Além de avaliar a atuação dos funcionários, a motivação organizacional também permite aperfeiçoar alguns pontos que necessitam de mudança por meio treinamentos que podem ser aplicados na própria instituição.

Isso vai contribuir com o trabalhador a curto e longo prazo, possibilitando uma melhoria na carreira e nas demais habilidades pessoais.

Desenvolva o melhor de sua equipe por meio do coaching

Para criar mais motivação, engajamento e otimizar o desempenho de sua equipe e empresa, use a metodologia coaching. O treinamento direcionado ao meio corporativo, aplicado pela SBCoaching, oferece ferramentas do coaching que permitirão que sua equipe aprimore seus resultados e desenvolva novas habilidades de trabalho e liderança.

Quer saber mais sobre como motivar seus colaboradores? Baixe agora nosso e-book gratuito e exclusivo de “como seu tipo de liderança pode afetar sua equipe” e aprenda mais sobre uma liderança de sucesso!

Participe da Expo Felicidade, que acontecerá entre os dias 1 e 3 de outubro. Aprenda com os especialistas mundiais em Psicologia Positiva a desenvolver o seu potencial para uma maior qualidade de vida e felicidade.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *