Posted in:

Motivação: guia para ampliar sua performance pessoal

motivacao performance
Você sabia que a motivação é um dos processos cognitivos mais importantes para o seu sucesso?

A motivação é a força interna que te empurra na direção das suas metas, objetivos e sonhos!

Atualmente, ouvimos muito falar sobre motivação.

Ela está em todo lugar: profissionais motivados são mais visados no mercado de trabalho, líderes se preocupam cada vez mais em motivar seus liderados e você encontra diversos recursos como vídeos e livros voltados para a motivação pessoal.

Mas do que se trata, verdadeiramente a motivação, e como ela pode te ajudar? Apesar de tantos materiais feitos para motivar, essa pode ser uma tarefa difícil quando você não entende muito bem o que é motivação, e como ela é gerada em você.

Quer algumas frases que vão te ajudar a se manter motivado? Leia também esse outro artigo aqui no blog.

O coaching trabalha muito com a motivação. Isso porque ela é parte essencial do processo de mudança, de avanço.

Sem motivação, não adianta ter o melhor plano do mundo: você não consegue lidar com os obstáculos que encontrará pelo caminho.

A motivação é capaz de inspirar, instigar o indivíduo a seguir em frente e persistir. Trata-se de uma força interna surpreendente, e acreditamos que para alcançar qualquer objetivo ela é fundamental.

A seguir, você encontrará tudo o que você precisa saber sobre motivação: O que é, por que é importante e principalmente, como se manter motivado e usar essa força surpreendente a seu favor. Basta continuar lendo para descobrir!

O que é motivação?

A motivação, segundo a psicologia e outras ciências humanas, trata-se de uma condição do organismo que influencia a direção de um comportamento.

Ou seja, trata-se de uma força ou impulso que leva à ação, visando atingir um objetivo.

motivacao acao
A motivação te leva à ação.

Esse processo envolve fenômenos biológicos, emocionais e sociais. Ele é responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos que levam ao cumprimento de metas e objetivos.

Portanto, a motivação é um elemento essencial para o desenvolvimento humano.

Sem ela, cumprir as tarefas necessárias acaba sendo muito mais difícil, em especial quando nos deparamos com obstáculos e dificuldades.

Existem dois tipos de motivação: a intrínseca e a extrínseca. Vamos aprender um pouco mais sobre cada uma delas:

Motivação Extrínseca

Trata-se da motivação gerada pelo ambiente. Ou seja, ela vem de fora e está relacionada com acontecimentos.

Esse tipo de motivação é muito comum nos ambientes corporativos.

Por exemplo, programas de recompensa e bônus para vendedores que atingem as metas podem ser considerados um tipo de motivação extrínseca.

As estratégias de motivação extrínseca servem para auxiliar indivíduos a se manterem motivados, mas não são eficientes sozinhas.

Não é recomendado depender apenas da motivação extrínseca. Entenda o por que:

Motivação Intrínseca

Também conhecido como auto motivação, esse é um processo mais interno e pessoal.

Trata-se da motivação que nasce sem a influência direta de fatores externos, e é importantíssima, tanto para alcançar objetivos quanto para garantir a satisfação pessoal e profissional.

Quando a motivação está atrelada ao sentimento interno e individual de satisfação, contribui para o aumento do sentimento de prazer, competência e autodeterminação da pessoa.

Independente da situação, ambiente ou acontecimentos, esse tipo de motivação é uma força impulsionadora, capaz de manter o indivíduo resiliente perante à dificuldades. Como você deve ter percebido, ela é importantíssima.

Enquanto a motivação extrínseca depende dos outros, a intrínseca depende apenas de você. Ou seja, esse elemento está sob seu controle e você é capaz de adquirir esse tipo de motivação de maneira independente.

motivacao intrinseca
A motivação intrínseca é a mais poderosa e mais importante.

O coaching lida diretamente com esse tipo de motivação, já que ensina habilidades e fornece métodos para que o indivíduo possa se auto motivar.  

Teóricos da motivação

Na área de estudos sobre a motivação, podemos destacar McClelland, Kurt Lewin e principalmente Maslow.

Em sua teoria da necessidade, Maslow discorre sobre o suprimento das necessidades como fator gerador da motivação intrínseca. Veja a pirâmide de necessidades desenvolvida por esse pensador:

motivacao piramide necessidades
A pirâmide, começando da base: Necessidades fisiológicas, de segurança, de amor e pertencimento, de autoestima e de auto melhora.

Além de nos sentir motivados quando essas necessidades são atendidas, a motivação também aparece perante a busca dessas necessidades.

Por exemplo, se um indivíduo deseja ser respeitado pelos seus conhecimentos, se motivará para realizar as tarefas necessárias para atingir esse objetivo.

Porque a motivação é importante?

Sem a motivação, é impossível atingir qualquer objetivo.

Por mais que se queira determinada carreira, formação ou conquista pessoal, sem a motivação não existe ação. E, como você certamente sabe, a ação é essencial: Não basta desejar, é preciso correr atrás.

motivacao
Entenda a importância de se manter motivado.

A motivação está diretamente ligada à capacidade de resiliência. Se no indivíduo não está motivado, é muito provável que desista quando encontrar obstáculos e desafios. E é fato: na busca de qualquer objetivo que seja, você enfrentará dificuldades no caminho.

Se manter motivado significa que esses desafios serão vistos como oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal, mas nunca como impedimento. A motivação é importante, em outras palavras, porque te impede de desistir dos seus sonhos.

No entanto, ela também é importante em situações que passam despercebidas para a maioria das pessoas. Sem algum tipo de motivação, você acha que alguém conseguiria levantar cedo e enfrentar trânsito para trabalhar?

Mesmo as pessoas que não conseguem encontrar a motivação intrínseca, são motivados por algo para continuar fazendo isso. Muitas vezes, essas pessoas dependem apenas de motivação extrínseca.

Por exemplo, a necessidade de trabalhar para pagar as contas. No entanto, sem a motivação interna, o processo todo fica muito mais difícil.

Isso porque fatores externos não são o suficiente para nos motivar a avançar e alcançar objetivos: eles mal dão conta de nos manter fazendo mais do mesmo.

Pessoas que aprendem como se automotivar enfrentam as dificuldades da vida com mais facilidade, e como consequência, conseguem chegar muito mais longe.

Por isso, o coaching considera importantíssimo o autoconhecimento e a reflexão: Através desses exercícios, você poderá descobrir suas fontes de motivação interna e usá-las a seu favor.

Como aumentar a minha motivação?

Agora que você já sabe a importância de se automotivar, é hora de aprender algumas técnicas e métodos que podem te ajudar nesse processo.

Lembre-se que, se estiver interessado em se aprofundar, nossos cursos de coaching oferecem diversos métodos cientificamente comprovados para ajudar nesse e em outros processos importantes para o desenvolvimento pessoal.

Além de estar capacitado para aplicar esses conhecimentos na sua vida, você poderá inspirar outras pessoas a realizar essa mudança.

Enquanto isso, confira essas dicas incríveis de auto motivação:

motivacao aumentar
Alcançar seus objetivos depende diretamente da sua motivação

Autoestima e autoconfiança

Acreditar em si mesmo é um dos principais passos para se manter motivado. Sempre busque desenvolver a autoestima e a autoconfiança.

Conheça suas potencialidades, pois elas podem te ajudar a enfrentar dificuldades e se manter resiliente.

Mantenha o foco nas suas metas e sonhos

Não perder aquilo que você quer de vista é importantíssimo para se manter motivado. Nos momentos mais difíceis, é a expectativa de finalmente atingir seus objetivos que te mantém na luta por eles.

Por isso, nunca deixe de se lembrar o que você pretende alcançar e quais são os motivos para seu esforço.

Veja erros e falhas como aprendizado

Para muitas pessoas, os momentos mais desmotivadores são as falhas e erros cometidos pelo caminho. É importante se conscientizar, primeiramente, que esses eventos são inevitáveis. Pessoas que tentam e arriscam, invariavelmente, vão errar uma vez ou outra.

O truque é aprender a ver esses momentos como oportunidades: No resto do seu caminho, esses erros são experiências importantes. Eles te apontam o caminho correto e indicam que você não está acomodado em uma zona de conforto.

motivacao oportunidade
Uma visão otimista da vida ajuda a manter a motivação.

Pense positivo

Olhar a vida sob uma perspectiva otimista ajuda muito no processo de motivação. Enquanto pessoas negativas costumam enxergar apenas as dificuldades e obstáculos, as positivas encontram caminhos e oportunidades.

Não se trata de nunca se sentir mal: sentimentos negativos são naturais. Trata-se de saber aprender com experiências ruins, manter-se resiliente e não deixar de enxergar falhas como oportunidades de melhorar.

Frases, músicas e filmes

Existem muitas histórias, frases e músicas capazes de inspirar e motivar. Afinal, a arte imita a vida, e existem muitas produções que ressonam com nossos objetivos, histórias de vida e emoções.

Quando você encontrar mídia que proporcione esse tipo de motivação para você, não esqueça de guardá-la em uma coleção.

Sempre que você sentir que precisa lembrar dessas emoções, reveja e releia. Essa é uma maneira de se manter motivado. Se quiser, pode encontrar frases inspiradoras nesse post e alguns vídeos motivacionais nesse outro. (linkar artigos fevereiro)

Motivação no ambiente de trabalho

Na vida profissional, manter a motivação é mais do que essencial. É fato que funcionários motivados oferecem muito mais benefícios para as empresas. Portanto, esse é um perfil muito visado para contratações e, principalmente, para promoções.

A motivação é especialmente importante nos cargos de liderança. No entanto, não deixa de ser fundamental em todos os colaboradores.

Profissionais motivados, além de gerarem melhores resultados, são mais fáceis de gerenciar. Especialmente se falamos de motivação intrínseca.

Aquele colaborador sempre fará o seu melhor, não porque tem medo de ser demitido ou espera recompensas, mas por que gosta do que faz e sente-se reconhecido pelas suas habilidades.

Sabe, também, que aquelas tarefas estão contribuindo para que ele alcance seus objetivos pessoais, sejam eles de avanço na carreira, reconhecimento profissional ou satisfação com suas habilidades.

motivacao carreira
A motivação é um fator essencial para o sucesso da sua carreira.

De forma geral, a motivação é o principal fator impulsionador da sua carreira. Ela garante que você terá energia para deixar sua zona de conforto, tentar coisas novas e se arriscar.

Além disso, proporciona resiliência e a habilidade de não desistir quando alguma coisa não acontece exatamente como você esperava.

Motivação em equipes

Para que as equipes funcionem de maneira harmônica e eficiente, é mais do que essencial que todos os seus membros estejam motivados. Mesmo que existam diversos problemas, a motivação é o primeiro passo para resolvê-los.

Por exemplo, colaboradores motivados, quando percebem na equipe uma deficiência na comunicação, certamente trabalharão em prol de uma resolução.

Essa solução pode estar no desenvolvimento de habilidades sociais e alinhamento de expectativas sobre a comunicação. Até mesmo na melhoria de processos internos, como estabelecer reuniões semanais para que a equipe se intere sobre o trabalho individual dos seus membros.

Uma equipe em harmonia é capaz de feitos incríveis. É parte do trabalho de um bom líder certificar-se de que todos os colaboradores estão em sintonia e pessoalmente motivados.

Existem diversos métodos para ajudar nesse direcionamento. O coaching, por exemplo, une diferentes metodologias científicas para garantir essas características em equipes.

O curso em executive coaching é ideal para quem pretende capacitar líderes excepcionais, que motivam suas equipes e certificam-se de que elas funcionem como um só organismo.

Motivação na vida pessoal

Embora muito seja falado sobre a motivação no mundo corporativo, ela também é importantíssima para sua vida pessoal.

Como explicamos no começo deste artigo, a motivação é a força interna que te conduz à ação. Sem ela, você realmente não conseguiria fazer nada.

Nos dias de hoje, é extremamente comum encontrar pessoas desmotivadas no trabalho. No entanto, quando analisamos suas histórias mais a fundo, é possível perceber que a motivação na vida pessoal também está frequentemente comprometida.

A verdade é que a vida só pode ser dividida em diferentes setores para fins didáticos. Na prática, sua vida profissional afeta sua vida pessoal, e vice versa.

A falta de motivação em um desses setores pode diminuir significantemente a qualidade de vida no outro. Dessa forma, é importante cuidar da sua motivação como um todo.

motivacao vida pessoal
Motivar-se é importante em todas as áreas da sua vida.

A motivação na vida pessoal está profundamente relacionada com o desejo de auto melhora e de desenvolvimento, trabalhados com frequência no coaching. Vamos voltar um pouco à pirâmide de Maslow para entender:

Considere necessidades como reconhecimento e principalmente a que se encontra no topo da pirâmide, de auto melhora.

Quanto mais alta na pirâmide está a necessidade, mais motivado você deve estar para satisfazê-la. No entanto, quanto mais alta, mais satisfação pessoal ela proporciona.

Faça esse exercício: Pense nos seus ídolos e quais necessidades da pirâmide eles têm atendidas.

Você notará que a grande maioria deles chegou, ao menos, muito perto do topo. Para manter sua motivação pessoal, é ali que você deve almejar chegar.

Frases de Motivação: elas funcionam?

Ouve-se muito falar sobre frases e textos motivacionais, em especial no meio corporativo. Mas essas ferramentas realmente funcionam? A resposta para essa pergunta é, na verdade, muito simples: Elas funcionam quando utilizadas da maneira correta.

Muitas pessoas dizem que as frases não são uma ferramenta efetiva, mas uma afirmação mais verdadeira seria que elas apenas são efetivas perante certas condições.

Por exemplo, uma frase motivacional precisa, em primeiro lugar, te inspirar.

Se aquelas palavras não ressonam com suas crenças e emoções, ela não poderá gerar motivação. Isso porque elas funcionam, principalmente através da inspiração.

Quando lemos histórias contadas por pessoas que admiramos ou com as quais nos identificamos, a motivação gerada pode ser considerada intrínseca: ela nasce das emoções que essas histórias despertam.

Já quando não há identificação emocional, elas são apenas uma motivação extrínseca, que dura pouco tempo por ser pouco significativa.

motivacao frases
As frases de motivação possuem um poder incrível!

Por isso, para se automotivar, é importante encontrar o material correto. Por sorte, existe uma grande variedade disponível para que você faça sua escolha.

Veja algumas dicas de onde encontrar motivação e encontre aquilo que funciona para você:

  • Frases de grandes pensadores
  • Sabedoria popular
  • Textos curtos, contos e poesia
  • Livros de ficção, onde você pode encontrar personagens com quem você se identifique
  • Filmes e documentários sobre pessoas com as quais você se identifica
  • Filmes de histórias fictícias que ofereçam mensagens de resiliência e motivação (inclusive, não desconsidere as animações.)
  • Músicas com letras que te inspirem ou incentivem
  • Músicas instrumentais que despertem emoções positivas em você

Conclusão

A motivação é um dos processos cognitivos mais importantes para o ser humano. Segundo a psicologia, ela é uma força interna que nos leva da idealização a ação.

A motivação pode ser intrínseca ou extrínseca. A motivação que vem de fora (extrínseca) pode ser usada como estratégia motivadora complementar, embora nenhum indivíduo deva depender somente dela.

A motivação interna é mais forte e mais resiliente, capaz de nos ajudar a superar mesmo os obstáculos mais difíceis. Ela vem do desejo por atingir nossos objetivos ou, como Maslow teoria, de satisfazer as nossas necessidades.

Pessoas mais motivadas encontram maior facilidade em perseguir metas e manter-se constantemente trabalhando em prol de seu desenvolvimento pessoal.

Por isso, o coaching lida diretamente com a motivação, oferecendo e ensinando metodologias cientificamente comprovadas que ajudam a estimular essa força nos indivíduos.

“Tudo o que você deseja está do outro lado do medo”, e você precisa de motivação para chegar lá.

A motivação pode vir de muitos lugares diferentes. Tanto frases e livros quanto filmes e músicas podem ser considerados materiais motivacionais:

Tudo depende de como você vê a mensagem transmitida e como ela ressona com suas emoções e crenças. No geral, a motivação intrínseca exige autoconhecimento e reflexão.

motivacao pessoal
As frases de motivação possuem um poder incrível!

Apenas ler uma frase e não pensar sobre seu significado não ajuda muito (ou por muito tempo).

No entanto, refletir sobre o significado e a sabedoria contida nas frases motivacionais é uma ferramenta poderosa, tanto para motivar quanto para proporcionar uma perspectiva de vida mais otimista para o leitor.

Quer saber mais sobre motivação? Leia também esses outros artigos aqui no blog:

E você, o que faz para se manter sempre motivado na busca pelos seus objetivos? Divida conosco nos comentários e não esqueça de deixar sua pergunta caso tenha ficado com alguma dúvida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *