Como o coaching pode ajudar com o ócio criativo

0
60
homens mulher quebra cabeça
Pessoas criativas são capazes de converter os conhecimentos mais simples em produtos interessantes.
homens mulher quebra cabeça
Pessoas criativas são capazes de converter os conhecimentos mais simples em produtos interessantes.

Pessoas criativas são capazes de converter os conhecimentos mais simples em produtos interessantes. Elas transformam ambientes e colocam a capacidade de inovar no patamar das habilidades mais cobiçadas do mundo corporativo. Dentro de uma empresa, otimizam a rotina de produção, tornam mais rápida a solução de problemas e contribuem para a construção de um clima organizacional positivo, com equipes que rendem mais.

Inspiração

Grandes empresas cresceram sob a estrutura das boas ideias, e hoje, inspiram uma centena de empreendedores a fazer o mesmo. No entanto, o grande número de informações ao qual as pessoas são submetidas nem sempre favorece esse processo. Com tanto para se preocupar e fazer, há momentos em que é difícil pensar em novidades.

Equilíbrio

Importado da Sociologia, o ócio criativo é a prática de dar mais valor aos momentos de lazer, deixando o estresse e a pressão ocuparem espaços menores no cotidiano. Sem essa carga negativa, o cérebro é capaz de fazer uma associação mais ampla de conceitos, criando o ambiente perfeito para desenvolver propostas diferentes. Mas na hora de valorizar os momentos de diversão, é preciso cuidado para não deixar que isso atrapalhe o rendimento no trabalho e se torne uma desculpa para distrações.

O papel do coaching

O primeiro passo para um controle objetivo das atividades é planejá-las diariamente, fazendo uma lista com horários de diversões e deveres, deixando espaço para a mente agir mais à vontade. O coaching criativo viabiliza esse planejamento, ajudando a distinguir entre o que é realmente necessário constar na lista.

homem café computador mesa
Reserve um tempo para conversar com outras pessoas.

Ele também pode contribuir para a superação do bloqueio através de questionamentos que direcionam o pensamento do indivíduo, fazendo pequenas conexões até conseguir o resultado desejado.

Algumas dicas podem tornar o ambiente mais favorável ao desenvolvimento das ideias:

Registre – Tenha sempre um caderno ou um bloco de anotações em mãos. Como o cérebro trabalha com associações, é provável que as melhores inspirações venham de situações externas ao ambiente de negócios.

Compartilhe – Reserve um tempo para conversar com outras pessoas, mesmo as que atuam em áreas diferentes da sua, pois é dessa troca que surgem insights inovadores. Isolar-se pode ser tão nocivo quanto a sobrecarga de informações.

Observe – Prestar atenção ao que acontece ao seu redor ajuda a perceber onde há espaço para uma proposta diferente e onde é possível melhorar o que já existe.

Quando o exercício da criatividade se torna uma prática diária, ele extrapola o universo profissional e se instala em todas as esferas da vida, trazendo benefícios de várias formas.

Compartilhar
AnteriorProblemas de Alcoolismo no Trabalho
PróximoApenas boas intenções não bastam no mundo dos negócios
Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.

DEIXE UM COMENTÁRIO