Invictus nos traz a inspiradora história de Nelson Mandela (Morgan Freeman).

Neste mês separamos dois filmes com histórias relacionadas ao coaching que apresentam conceitos de motivação, superação, transformação e disciplina para o alcance de resultados.

Invictus: como se relaciona com as propostas do coaching

Invictus nos traz a inspiradora história de Nelson Mandela (Morgan Freeman) durante o período em que ele foi eleito presidente da África do Sul.  Tendo a consciência que o país continuava racista e economicamente dividido em decorrência do apartheid, Mandela decide recorrer ao esporte para unir a população, com a proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi.

Com o apoio de Nelson Mandela, Francois Pienaar (Matt Damon) como capitão da equipe de rúgbi desenvolve um papel de um líder que motiva e incentiva o seu time de forma emocionante, fazendo do jogo uma partida histórica e um motivo para acreditar em um sonho de igualdade.

O filme se caracteriza com uma das propostas do coaching, por desenvolver a autoconfiança, determinação e foco nos objetivos para alcançar resultados tanto no coletivo, quanto para cada integrante de uma equipe. Um líder coach consegue promover a transformação efetiva de seus liderados por meio de técnicas de motivação e superação dos próprios limites, fazendo com que seu time seja cada vez mais forte e vencedor.

Filme sobre coaching: Coach Carter

 

Coach Carter Filme

No filme, Ken Carter (Samuel L. Jackson) é o novo técnico do time de basquete e impõe um rígido regime para que os alunos possam se manter na equipe, visando mais disciplina, comprometimento e resultado. Para isso, os jogadores precisam assinar um contrato que inclui um comportamento de respeito, modo adequado de se vestir e boas notas em todas as matérias.

As técnicas de coaching utilizadas no modelo de liderança faz o time se tornar imbatível até o treinador descobrir que o desempenho em sala de aula dos jogadores caiu. Com isso, Carter toma uma atitude inovadora que muda por  completo o rumo da história.

Nesse filme, o coach exerce um papel de líder extremamente importante para a equipe propondo métodos mais rígidos. Dessa forma, ele faz com que os alunos não atinjam apenas vitórias no time, mas também transformações em suas vidas por meio do processo de coaching.