Quem nunca se impressionou com a frase “O mundo é dos mais fortes”? O primeiro instinto de todos que se motivam a alcançar algo é se enquadrar no potencial de ser o mais forte. No entanto, talvez as coisas não sejam assim. O ditado popular é antiquado, sem autor definido e não se encaixa a uma realidade.


O mundo, na verdade, é dos mais adaptáveis. É daqueles que tentam ao máximo chegar aonde querem. É dos que batalham todos os dias por um objetivo. O mundo é daqueles que treinam, que ouvem, aprendem, se adaptam e que visam suas metas. É dos que se motivam, que são motivados e que buscam, acima de tudo, a vitória. O mundo é daqueles que levam a vida como uma Olimpíada. E há ótimas lições a se aprender dos grandes campeões olímpicos:

Deixe o orgulho de lado e treine para treinar!

É importante ser humilde, e não estamos falando apenas de competições esportivas. Saber ouvir e aprender a treinar é importantíssimo. Aprenda não só com suas próprias experiências, mas também com ajuda daqueles que, reconhecidamente, têm mais know how do que você. Um coach faz falta para muita gente que até tem, sim, potencial, mas que não sabe como chegar ao topo do pódio.

Você irá se frustrar. Aprenda a lidar com isso.

Todos nos frustramos e, no seu caminho ao sucesso, é bem possível que você também se frustre. Mas aprenda a lidar com esse sentimento tão poderoso e cresça com ele, superando-se. Muitas pessoas deixam de conseguir o que tanto querem apenas por não ter alguém que, em momentos assim, mostre que nem tudo está perdido e que você merece a sua medalha.

Jogue para vencer

Nem todo campeão olímpico deu show. Nem todo time medalhista de ouro era o mais brilhante. Um verdadeiro campeão é aquele que supera as adversidades de um dia ruim e, ainda assim, vence. Todos têm nossos momentos, mas o autocontrole e reflexão são indispensáveis em todos eles. Saiba jogar para vencer, ainda que as chances de ganhar pareçam pequenas.

Treine a sua mente

De nada serve um atleta com corpo preparado se, emocionalmente, ele não possui as capacidades e a vontade de alcançar sua melhor performance. Suportar as dificuldades é um trabalho mais mental e do que físico. Treine não só seus músculos para vencer, mas também sua mente.