Posted in:

Mudança organizacional: 8 passos para uma gestão de sucesso

Está chegando o MBA IN ONE DAY, o maior evento de gestão e negócios do mundo. E, dentre os assuntos abordados no seminário, promover uma mudança organizacional eficaz faz parte de uma das principais estratégias de sucesso das empresas.

Para adiantar um pouco do que será apresentado no MBA IN ONE DAY, preparamos um conteúdo degustação para você.

MBA IN ONE DAY

Como conduzir uma mudança organizacional eficiente

John Kotter, um dos maiores especialistas em mudança organizacional, afirmou, em suas obras, que a maior parte dos esforços para promover mudanças em organizações não funciona. E por isso, é importante estar atento a esses 8 passos para que as mudanças aconteçam:

Tudo isso é muito importante, mas existe algo fundamental para colocar em prática:
Você precisa de ter hábitos certos, que vão te colocar em ação.


Pensando nisso, criamos um material que vai te ajudar a ser mais feliz e realizado através de hábitos de sucesso.

Clique aqui para ter acesso ao material e participar de um encontro online, onde Villela da Matta vai te dar mais conhecimento sobre este tema.

Continuando...

  1. Estabeleça um senso de urgência

A mudança só será realizada se houver gente o bastante na empresa que sente a necessidade de mudar e vê possibilidades de melhoria com isso. Kotter diz que a maior parte dos gestores não dá a importância necessária a este primeiro passo.

Somente quando 3/4 da direção acredita, pessoalmente e verdadeiramente, que algo precisa mudar é que há alguma chance de que isso realmente ocorra.

comunique as mudanças

 

  1. Crie uma aliança orientadora

Reúna um grupo de indivíduos de confiança de diferentes partes da empresa – pessoas que têm a confiança de seus colegas não apenas pela posição que ocupam, mas por suas qualidades de liderança, experiência e caráter.

Faça com que essas pessoas se comprometam com as mudanças necessárias e trabalhem em equipe.

líderes

  1. Desenvolva uma visão e uma estratégia

Seja claro sobre o que será diferente no futuro e como ele pode ser trazido à tona. Uma boa visão o ajudará a colocar decisões mais detalhadas em prática, porque ela é atraente, viável, clara e fácil de transmitir. Observe a ordem das coisas: primeiro, escolher as pessoas certas; depois, desenvolver a visão.

visão estratégica

  1. Comunique a visão da mudança

Formule a visão em palavras simples e diretas e garanta que mais funcionários entendam e aceitem o que é proposto. Use todos os meios a sua disposição para isso. De acordo com Kotter, muitas empresas se esforçam menos de 10% do que deveriam para comunicar mudanças. Garanta que a aliança orientadora demonstre a conduta desejada, por exemplo.

liderança e gestão de pessoas

  1. Empodere os funcionários para uma ação abrangente

Livre-se de obstáculos óbvios para a mudança e adapte sistemas ou estruturas que impeçam a visão. Crie espaço para novas iniciativas e propostas. Você pode, por exemplo, ligar o programa de bônus à nova visão. Fale com líderes sobre atitudes e comportamentos que não levam à mudança.empresas de sucesso

  1. Gere vitórias de curto prazo

Com sua aliança orientadora, defina melhorias claras e visíveis que serão notadas em poucos meses. Elogie e recompense os funcionários envolvidos nessas evoluções. Muitas ambições de longo prazo são destruídas pelo sentimento de frustração. Sucessos de curto prazo “derreterão o gelo” da reticência e da resistência.

curso de liderança

  1. Consolide ganhos e produza mais mudança

Use o crédito que você ganhar ao longo do caminho para mudar sistemas, estruturas e regulamentações que não se encaixam na nova visão. Invista em (novos) funcionários capazes de fazer a visão funcionar. Finalmente, não pense que você acabou tão cedo; ao invés disso, continue alimentando o processo de mudança com novas ideias, projetos e pessoas.

equipes

  1. Ancore novas abordagens na cultura

Uma mudança de cultura só ocorrerá se a maior parte da organização abraçar a mudança. E lembre-se: pra obter mudanças duradouras, é preciso que você demonstre como a nova conduta contribuiu para o sucesso da empresa, continue recompensando e contratando pessoas que se encaixem na nova cultura.

recompensa

Em uma das edições do MBA IN ONE DAY, Kotter fez uma contribuição pessoal para o seminário e, na ocasião, Ben Tiggelaar lhe perguntou:  qual seria o maior problema encontrado na condução de mudanças? Ele disse: “A falta de urgência”. Muitos gestores descobrem tardiamente o quão vital é a condução de mudanças, disse Kotter.

mba in one day

Eles não percebem o quão importante é trabalhar de modo preciso, um passo por vez, e começar estabelecendo um senso de urgência. Consequentemente, os funcionários não entendem de fato o quão essencial é a cooperação deles.

Como você encoraja um senso de urgência? Kotter afirma que uma abordagem ver, sentir, mudar é mais eficaz do que uma abordagem analisar, pensar, mudar. Aqueles que usam esse método esperam que os espectadores percebam sozinhos que precisam alterar sua conduta.

Ainda de acordo com Kotter, essa abordagem é rara em empresas que implementam mudanças com sucesso e nos ensina que há dois problemas que impedem as pessoas de ter senso de urgência: a auto-complacência e a falsa urgência.

mba in one day

Quer saber mais sobre estratégias eficientes de mudança organizacional e como levar a sua carreira e negócios ao sucesso? Participe do MBA IN ONE DAY, um seminário eletrizante e dinâmico sobre gestão, liderança, estratégia e execução, que já conquistou milhares de pessoas pelo mundo.

Saiba mais: www.mbainoneday.com.br

2 Comentários

Deixe um comentário
  1. Olá, Bom dia! Tudo bem?

    Gostaria de saber mais sobre o Curso de Ser Coaching tenho grande sonho e interesse e o valor.

    Grato pela Atenção.
    Att;
    João Batista.

    • Olá, João, tudo ótimo e com você?
      Que bom! Nos passe o seu contato ou se preferir ligue para 11 3775 5333 e fale com um de nossos consultores.
      Será um imenso prazer ajudá-lo a conquistar este sonho.
      Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *