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As negociações estão presentes em qualquer ambiente corporativo.

As negociações estão presentes em qualquer ambiente corporativo, sejam elas entre patrões e empregados ou entre funcionários e clientes. Saber lidar com situações conflituosas requer habilidades, por isso, contar com a intervenção de uma pessoa capaz de lidar com divergências é fundamental. Com um profissional como o coach, é possível evitar atritos e potencializar as competências no alcance de grandes conquistas.

Interações bem-sucedidas

O coaching de negócios pode estar presente em impasses empresariais, possibilitando o diálogo entre os envolvidos e a resolução de discordâncias. Com a participação e intermediação profissional, a situação é minimizada, de forma que o resultado acaba sendo favorável aos dois lados. O método de coaching tem, justamente, o objetivo de formar negociadores que saibam como portar-se diante das tomadas de decisões.






Perfil

Cabe ao mediador, primeiramente, entender com profundidade os motivos do conflito. A partir disso, ele deve incentivar os questionamentos que ainda possam existir sobre o assunto com o objetivo de fazer todas as dúvidas serem esclarecidas. Também é necessárioo comprometimento entre as partes para que, ao final da negociação, a solução encontrada atenda a todos.

É interessante evitar assumir posições e deixar que diferentes resultados apareçam para o mesmo problema. O especialista deve conduzir a discussão para uma resposta final, mas a definição conclusiva será dos participantes. Só assim, haverá eficiência na ação, preservando o bom relacionamento entre os envolvidos.

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O comportamento do negociador mostra se ele está preparado.

 

Dicas na hora da reunião

O comportamento do negociador mostra se ele está preparado para as situações conflituosas que possam surgir. Algumas dicas podem ajudar a adotar a melhor postura na hora de encarar os conflitos, como: expor as opiniões de maneira clara e objetiva, sem agressividade e imposições; exercitar a escuta ativa, extraindo as informações relevantes das pessoas (assim, a conversa se torna mais produtiva e há economia de tempo); ter equilíbrio emocional, imprescindível para que nenhuma decisão seja tomada precipitadamente; valorizar todos os pontos de vista, principalmente aqueles que contribuem para o alcance do ideal almejado; não aceitar a primeira oferta e estimular a discussão e o surgimento de outras propostas.

Benefícios

Grandes ou pequenas empresas são movidas por negociações. Só através delas surgem as iniciativas de sucesso que resultam em pontos positivos para os participantes. Mesmo em circunstâncias difíceis, é possível chegar a um comum acordo que proporcione melhorias e crescimentos. Poder contar com um bom negociador representa o fim de muitos obstáculos e o início de vitórias no ambiente de trabalho.