conquistar fidelizar clientes

Além de ter as necessidades supridas, hoje, o consumidor quer mais: exclusividade, atenção e dedicação

Reduzir o preço e melhorar as condições de pagamento dos produtos e serviços são algumas das estratégias mais utilizadas pelas empresas para conquistar e fidelizar clientes. Entretanto, somente estas medidas não são suficientes para atingir os consumidores atuais, que estão cada vez mais exigentes.

Além de ter as necessidades supridas, hoje, o consumidor quer mais: exclusividade, atenção e dedicação são fatores essenciais para que as vendas aconteçam. Para melhor atender seus compradores, é fundamental que as empresas conheçam o perfil dessa nova geração de clientes e, dessa forma, se posicionarem de forma mais competitiva no mercado de trabalho.

Os novos clientes estão sempre conectados



As redes sociais são capazes de disseminar informações em poucos segundos para uma grande quantidade de pessoas em todo o mundo. Dessa forma, uma boa experiência de venda pode ser divulgada pelo comprador e se transformar em propaganda para a empresa. Isso também exige um cuidado ainda maior por parte dos empreendedores, pois, se a experiência do cliente não for tão boa, a propaganda negativa pode se espalhar pela rede na mesma velocidade.

O relacionamento não termina após a compra

É preciso levar em conta que o relacionamento com o cliente não está restrito somente ao momento da compra. Para conquistá-lo  é preciso investir num sistema efetivo de pós-venda e de assistência, bem como em ações de cortesia e fidelização, como cupons de desconto e brindes.

O público está atento ao custo e vantagens oferecidas

A relação custo/benefício é o que geralmente pauta o “desejo de compra” dos novos clientes. Se o seu serviço ou produto não oferece atrativos fortes e claramente definidos, não convém esperar vendas com preço elevado. Com as mudanças de mercado as marcas não serão mais sustentadas pelo status ou renome, mas sim, pela real qualidade oferecida ao comprador.

O cliente está bem informado

Antes de relacionar-se comercialmente com a sua empresa, com certeza o consumidor pesquisou sobre sua organização e seus concorrentes na internet ou pediu a opinião de amigos. Por isso, é importante que a corporação esteja bem ranqueada nos sites de busca, oferecendo um site atrativo e prático, apresentando uma boa reputação no mercado. Afinal, o comprador atual valoriza a praticidade, a agilidade, a facilidade e a segurança na hora de fechar negócio.

Estar sempre atento ao comportamento do público-alvo é fundamental para a elaboração de uma estratégia mercadológica eficaz.

Estar sempre atento ao comportamento do público-alvo é fundamental para a elaboração de uma estratégia mercadológica eficaz

A expectativa do cliente ultrapassa a venda

O consumidor espera que a empresa vá além da venda e o ensine a comprar melhor. Isso significa fornecer dicas sobre a utilização do produto ou do serviço, expor informações sobre novidades e tendências no mercado, enfim, que o relacionamento supere o tradicional modelo de compra e venda.

Estar sempre atento ao comportamento do público-alvo é fundamental para a elaboração de uma estratégia mercadológica eficaz. Só assim a empresa pode posicionar-se de maneira mais competitiva e cumprir seus objetivos de valorização de imagem e de lucro.