Conheça 3 ótimos motivos para não se fazer de vítima

Uma das principais lições que toda pessoa que almeja ter sucesso deve aprender é que quem determina o quanto sua própria jornada será bem-sucedida é você mesmo. Isso é bem reforçado no livro de grande sucesso do autor canadense, T. Harv Eker, “Os segredos da mente milionária”. Para contribuir também com seu crescimento financeiro, selecionamos 3 comportamentos de pessoas que se fazem de vítimas da situação e não assumem o comando e a responsabilidade pelos seus atos e por isso sempre acabam o fim do mês no vermelho.

Um pensamento típico de quem apresenta esse padrão é: “Pobre de mim.”Assim,  por força da lei da intenção , é literalmente isto o que as vítimas conseguem ser: pobres.”  diz T. Harv Eker.  Para que você saiba identificar esse tipo de comportamento nocivo ao seu sucesso, acompanhe os motivos de não se fazer de vítima:

1º Não assumir os próprios erros impede o crescimento pessoal

As pessoas que se fazem de vítima não assumem a culpa pelo seu insucesso, a culpa é sempre dos outros, do chefe, da família, do cliente, do fornecedor, menos da “vítima”. Isso é visto por elas como o “jogo da culpa”. “O Objetivo desse jogo é ver para quantas pessoas e circunstâncias uma vítima consegue apontar o dedo sem jamais olhar para si mesma.” T. Harv Eker

 O motivo principal de não adotar esse tipo de comportamento é de não aprender com as situações da vida, afinal quem não admite seu erro não aprende. Portanto, assuma seus erros, serão eles que farão de você uma pessoa melhor.

2º Fuja das justificativas!

Quando a “vítima” se justifica, ela está aceitando a situação em que se encontra. Se você está com problemas financeiros, pessoais ou profissionais, e dá uma razão para não ter conseguido resolver esse problema, você está acolhendo o fracasso e impedindo de conseguir realizar de maneira bem-sucedida. Portanto, antes de justificar um erro ou a realidade que está vivendo hoje, entenda os motivos, mas não se agarre neles para não tentar algo diferente.

3º Viver se queixando só atrairá coisas ruins

De acordo com Eker, queixar-se é a pior coisa que alguém pode fazer por sua saúde e riqueza, sabe por quê?

Há uma lei universal que diz: “aquilo que focamos se expande.” Portanto quando você reclama, está focando em tudo aquilo que está errado na sua vida, ou seja, está fazendo com que está errado se expanda. Portanto não aja dessa forma, e se afasta dos resmungões, pois essa energia negativa é extremamente contagiosa.