O que é Empreendedorismo Inovador?

16593
Empreendedorismo Inovador
Empreendedorismo inovador, modelo caracterizado pela alta capacidade de transformação do negócio e pelo engajamento de todos os envolvidos, que devem possuir objetivos claros, ousadia e vontade de realizar mudanças.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e exigente, é preciso criar estratégias para diferenciar-se e atingir uma posição de vantagem em relação aos concorrentes. Torna-se necessário, então, apostar em um empreendedorismo inovador, modelo caracterizado pela alta capacidade de transformação do negócio e pelo engajamento de todos os envolvidos, que devem possuir objetivos claros, ousadia e vontade de realizar mudanças.

Empreendedorismo Inovador

Qualidades essenciais

Para seguir numa jornada empreendedora, é preciso que os responsáveis pela organização avaliem o próprio comportamento diante dos desafios diários e a dinâmica interna do negócio, o que envolve o comprometimento dos colaboradores e a capacidade de produção. O resultado dessa análise é o que vai definir se a empresa terá condições de arriscar-se em novos projetos e de ganhar uma posição de destaque no mercado.

Alguns quesitos são imprescindíveis para alavancar a trajetória do negócio e, consequentemente, a carreira profissional dos que nele atuam. Segui-los é algo fundamental para o sucesso da equipe de trabalho. Confira quais são eles:

Ética

Respeitar a política e os valores estabelecidos para o empreendimento, além dos princípios que regem a área de atuação no mercado, é o primeiro passo para adquirir credibilidade, formar uma imagem institucional sólida e criar oportunidades para a geração de novos negócios. E ao seguir as regras, os integrantes da instituição fortalecem as relações entre si e têm mais chance de permanecer no emprego, pois, dessa maneira, transmitem seriedade e confiança.

Foco no cliente

Priorizar a participação do consumidor no processo produtivo também é importante para inovar. Entender as necessidades dos clientes e as nuances do relacionamento com o público final auxilia no desenvolvimento do produto ou serviço desejado. Atendendo às expectativas, o fornecedor promove a fidelização do cliente. Tática indispensável para quem deseja reduzir os custos e ampliar as vendas.

Comprometimento

O compromisso da instituição com os envolvidos no negócio (funcionários, clientes, fornecedores, acionistas e parceiros) agrega valor e fortalece os laços corporativos. Alinhar as expectativas e os interesses de todos eles é um desafio que está diretamente relacionado aos benefícios alcançados com o engajamento. O resultado é a ampliação da rentabilidade e das experiências construtivas.

Flexibilidade

Estar aberto para o novo, saber ouvir opiniões e considerar os pontos de vista de diferentes pessoas são atitudes determinantes para a aplicação de ideias inovadoras. Ser sensível à mudança é o início para grandes ações, principalmente, em ambientes de negociação.

Coaching e o seu Futuro, Saiba o que Mudará!
BAIXE 2 PDFs GRATUITOS!

Empreendedorismo Inovador - Empresários Atentos Necessidades
As ideias dos gestores devem estar alinhadas às de seus colaboradores, visando benefícios para todos da equipe. Assim, líderes e liderados constroem uma gestão verdadeiramente inovadora.

Pense além

As melhores iniciativas partem de empresários que estão atentos às necessidades do dia a dia de seu negócio e, ao mesmo tempo, preocupados com as ações futuras. Para que isso ocorra, as ideias dos gestores devem estar alinhadas às de seus colaboradores, visando benefícios para todos da equipe. Assim, líderes e liderados constroem uma gestão verdadeiramente inovadora.

Coaching e o seu Futuro, Saiba o que Mudará!
BAIXE 2 PDFs GRATUITOS!

Coaching e o seu Futuro, Saiba o que Mudará!
BAIXE 2PDFs GRATUITOS!

Comentários
Compartilhar
AnteriorEstratégia de marketing para se destacar no Facebook
PróximoA Importância de delegar tarefas
Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.