profissional inovador

Faça a inovação andar junto com o crescimento de sua empresa

Antes vista simplesmente como alternativa para impulsionar o crescimento organizacional, a inovação passou a ser encarada como uma verdadeira questão de sobrevivência depois que a globalização acirrou a concorrência entre as empresas. Pensar e agir de forma diferente são atitudes necessárias hoje em dia para ampliar a margem de lucro, conquistar novos mercados e fidelizar o público-alvo.

Inovar consiste em questionar as crenças existentes e desafiar a lógica convencional. Desse modo, a possibilidade de formar ideias revolucionárias aumenta, o que contribui de maneira efetiva para a criação de novos produtos e serviços capazes de atender às diferentes demandas que surgem periodicamente.

Quando uma corporação ingressa no mercado, ela se depara com uma limitação de abrangência. Isso quer dizer que apenas uma determinada fatia dos consumidores escolherá o produto, pois, na hora da compra, eles levarão em conta uma série de fatores, como gostos pessoais, necessidades, aspectos culturais e influência das marcas concorrentes.

Como vencer as limitações e fazer a inovação dar certo?

Para superar esse obstáculo, crescer e sobreviver, as firmas precisam investir em ações de marketing, em novas estratégias de produção e de distribuição do produto ou serviço e na carreira profissional de seus colaboradores. Também é fundamental revisar constantemente a forma de atuação da companhia diante do público.

Todavia é importante ressaltar a diferença entre os processos de inovação e as atividades de melhoria contínua. Os aprimoramentos consecutivos do produto ou serviço auxiliam a manter a competitividade em relação ao custo, mas não são suficientes para oferecer vantagens em médio e longo prazo como as ações inovadoras.

empresas e inovação

Vença as limitações como ajuda da inovação

Um exemplo de inovação mercadológica é o que as empresas alimentícias fazem, lançando variações de seus produtos de tempos em tempos. Isso impede que o público já conquistado enjoe do artigo e proporciona a atração de novos consumidores que têm preferências distintas. Essa atitude proporciona a ampliação do mercado consumidor e o crescimento da organização.

Pensar diferente, além de possibilitar o crescimento da empresa, é a única maneira de evitar a natural redução das vendas sempre que surge uma tecnologia mais moderna. A chegada dos tablets e smartphones, por exemplo, provocou um grande impacto nas tradicionais companhias de computadores, que foram obrigadas a elaborar designs e ferramentas diferentes para garantir a participação no mercado e sobreviver.

Vale dizer, entretanto, que a inovação sem planejamento é uma aventura que pode resultar numa catástrofe. Por esse motivo, é necessário recorrer a pesquisas especializadas na hora de definir no que a empresa irá investir.