marketing RH

Nesse contexto, surge o endomarketing, que é a união estratégica entre o marketing e o RH.

Para melhorar suas vendas, as empresas logo pensam no marketing e seus 4 P’s: produto, preço, praça (distribuição) e promoção (comunicação). No entanto, para vender mais, é necessário que tanto o público externo (clientes) quanto o público interno (colaboradores) estejam alinhados com o posicionamento da empresa.

Ao falar dos colaboradores, é indispensável o envolvimento do setor de recursos humanos. Nesse contexto, surge o endomarketing, que é a união estratégica entre o marketing e o RH. Ele representa um elo entre o cliente, o produto (a empresa) e o funcionário, pois repassar uma ação de marketing para o colaborador tornou-se tão importante quanto transmiti-la ao consumidor.

endomarketing

O conceito de endomarketing está relacionado à ideia de tornar o empregado um aliado nos negócios da empresa, ressaltando que ele é peça fundamental para o sucesso da organização e que precisa estar preocupado com o seu próprio desempenho, uma vez que o desenvolvimento de suas habilidades e capacidades é essencial para que a empresa permaneça no mercado e adquira vantagens competitivas sustentáveis perante seus concorrentes. Com base nesse cenário, conheça os 5C’s da estratégia.

Comprometimento

Todo colaborador que deseja construir uma carreira bem-sucedida precisa ter um forte comprometimento com o trabalho, pois sua ascensão virá do sucesso da empresa em que ele atua. Ao mesmo tempo, a companhia tem o dever de promover o desenvolvimento profissional do funcionário, já que este representa a corporação perante seus clientes, parceiros e fornecedores.

Conhecimento

Para que o colaborador possa transmitir segurança na hora de falar sobre um produto ou sobre a empresa em si, é necessário que ele tenha o mais profundo conhecimento do ramo que trabalha e o serviço que desenvolve. Somente assim ele poderá repassar informações consistentes e transferir uma boa imagem no mercado.

Companheirismo

O trabalho em equipe mostra que tanto os profissionais quanto as empresas não se sustentam sozinhos. O funcionamento de uma organização pode ser comparado ao de um corpo humano, em que cada setor representa um órgão vital, ou seja, cada área e sua equipe precisam agir em sintonia com o restante da corporação para que tudo ocorra perfeitamente.

Credibilidade

A credibilidade e a confiança são características difíceis de conquistar e podem ser destruídas rapidamente com um simples ato. As empresas precisam ter muito cuidado com a forma como os funcionários entram em contato com os clientes, pois, em alguns segundos, toda a credibilidade desenvolvida durante anos pode acabar.

Caráter

Este C está relacionado à maneira que um indivíduo ou um grupo tem de agir. Refere-se à firmeza e coerência nas atitudes, ou seja, o caráter de um colaborador diante do mercado pode refletir o caráter da empresa como um todo.

parceria marketing RH

Os 5 C’s do endomarketing são ótimas ferramentas para melhorar o relacionamento entre as corporações e seus funcionários.

Os 5 C’s do endomarketing são ótimas ferramentas para melhorar o relacionamento entre as corporações e seus funcionários. Uma empresa, ao estimular essa parceria entre o marketing e o RH, só terá bons resultados, como a prática da ética profissional, a ação de forma coerente no mercado e o desenvolvimento humano.