atingir sucesso

A administração e a organização, quando bem estruturadas, tornam a empresa uma instituição mais harmoniosa e abrem as portas para o êxito.

Para atingir o sucesso, uma empresa deve ser vista como um organismo social e vivo que precisa de equilíbrio para sobreviver. Para criar esse equilíbrio, não se pode dispensar dois elementos básicos: a administração e a organização. Quando bem estruturados, esses elementos tornam a empresa uma instituição mais harmoniosa e abrem as portas para o êxito. É importante conhecer mais sobre organização e administração e saber que elas são coisas complementares, mesmo sendo diferentes:

O que uma interfere na outra

O ramo da administração está ligado ao gerenciamento direto dos negócios de uma empresa. Os profissionais que atuam nessa área são responsáveis por controlar os recursos que circulam dentro da instituição, sejam eles financeiros, humanos ou materiais. Já quando se fala em organização, fala-se da necessidade de manter esses recursos funcionando harmonicamente, ou seja, a organização está relacionada à necessidade de gerenciar a maneira como cada recurso será aplicado, de forma que eles se complementem para atingir um objetivo específico dentro da empresa.

Os profissionais de cada área

Aos profissionais da administração, cabe a criação de planejamentos e estratégias para alavancar a produção da empresa. O primeiro passo para ter um bom desempenho como administrador, em geral, é definir metas, o que engloba a definição dos serviços prestados e produtos oferecidos à população, da área de atuação e do público-alvo. Em relação à criação do planejamento estratégico, é necessário analisar os resultados obtidos até então pela empresa, a fim de poder traçar o futuro a partir desses dados.

planejamento estratégico

É importante conhecer mais sobre organização e administração e saber que elas são coisas complementares, mesmo sendo diferentes.

Para um funcionamento pleno da organização, é preciso que, antes de tudo, os profissionais desse setor atentem para a análise da dinâmica de cada um dos colaboradores, a fim de definir bem o trabalho e os recursos necessários para realizar os objetivos. Assim, os funcionários podem contribuir um com o outro, sem interferir de forma negativa.

Um bom exemplo de tarefa da área da organização é o emprego de um plano de comunicação interno, que se baseia em estratégias criadas geralmente pela assessoria de comunicação para deixar os funcionários a par das principais ações e, assim, integrá-los melhor à forma de trabalho da instituição. Esse plano pode incluir a criação de um jornal mural, de um jornal interno e de um boletim online. O conteúdo veiculado pode variar, desde matérias informativas a textos bem-humorados relacionados à empresa.