empreendedorismo crucial economia

O ato de empreender representa a geração de mais postos de trabalho e a melhor distribuição de renda.

O empreendedorismo é fator crucial para o desenvolvimento de uma economia, seja ela local, estadual ou nacional. Observar as demandas do ramo em que se pretende atuar é o primeiro passo para obter o sucesso esperado. Dessa forma, os consumidores reconhecerão seu empreendimento como uma solução e ficará mais fácil conquistar a confiança do público-alvo e garantir o tão desejado retorno financeiro.

Responsabilidade social e econômica

Além de ser sinônimo de novas oportunidades para quem investe na empresa, o ato de empreender representa a geração de mais postos de trabalho e a melhor distribuição de renda. Desse modo, a iniciativa de muitos profissionais inovadores se torna responsável por uma parcela da economia.

Todavia, empreender não significa apenas abrir um negócio capaz de proporcionar lucro. Na realidade, para atingir esse resultado, a companhia tem que apresentar diferenciais competitivos que garantam seu espaço no mercado, e um deles é o comprometimento com o desenvolvimento social.

Muitas organizações consolidadas já têm consciência dessa responsabilidade e adotam, por exemplo, atitudes focadas na proteção do meio ambiente, como o tratamento de resíduos antes do descarte e o plantio de árvores para diminuir sua “pegada ecológica”. Mas há também aqueles indivíduos que enxergam nas próprias dificuldades sociais uma chance de desenvolver sua carreira empreendedora. É o caso das associações que trabalham com a reciclagem de materiais e proporcionam tanto uma recompensa financeira aos associados, quanto um retorno socioambiental positivo para toda a sociedade.

Empreendedorismo sustentável

Identificar, criar e explorar novas opções de negócio, capazes de oferecer lucro a partir da resolução de problemas sociais e ambientais, é o principal objetivo desse tipo de empreendedorismo. O conceito visa a implantação de medidas que conciliem os avanços tecnológicos à preservação do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

Empreendedorismo - preservação meio ambiente

O empreendedor sustentável, mais do que qualquer outro, tem convicção de que uma empresa é feita por e para pessoas, e que qualquer ação provoca impactos no planeta.

O empreendedor sustentável, mais do que qualquer outro, tem convicção de que uma empresa é feita por e para pessoas, e que qualquer ação provoca impactos no planeta. Ele também tem plena consciência de que sua companhia depende desses dois fatores (pessoas e natureza) para sobreviver. Por isso, sente obrigação de contribuir com a sociedade e com o meio ambiente.

Essa visão sustentável confere à organização uma imagem mais responsável e assegura um grande diferencial competitivo ao empreendimento, uma vez que os consumidores atuais estão bastante preocupados com a atuação socioambiental das empresas.