colaboradores e rh

Os responsáveis pelo RH devem saber lidar com as pessoas de personalidades e temperamentos variados

Muitas pessoas ainda apresentam dúvidas sobre o que é RH. Quando falamos em Recursos Humanos, logo imaginamos uma pessoa ou setor responsável pela distribuição de benefícios, demissões e contratações. Acontece que é bem mais do que isso. Entenda como deve funcionar o RH e sua função que é administrar, auxiliar, desenvolver e dar suporte ao funcionário, sem contar que é o canal direto entre colaborador e empresa.

Os responsáveis pelo RH devem saber lidar com as pessoas de personalidades e temperamentos variados, ter tato e um bom relacionamento interpessoal.


O RH deve funcionar como o mediador entre empresas e funcionários. Como o próprio nome já diz, é o setor que tem como função implementar as práticas dos recursos humanos dentro das organizações. A área é a responsável pela identificação e desenvolvimento dos talentos da empresa e a recompensação dos mesmos para mantê-los.

O RH deve ser o braço direito da empresa, alinhando as políticas de recursos humanos com as estratégias, objetivos e diretrizes da mesma.

rh organiza os processos

O RH deve funcionar como o mediador entre empresas e funcionários

Além dessas funções, os responsáveis pelo setor de Recursos Humanos cuidam da parte burocrática  no momento de recrutar pessoas ou fazer o desligamento de alguém, analisam o perfil de possíveis colaboradores que se candidatam às vagas, fazem as entrevistas para ver se o candidato se encaixa no quadro de funcionários através de seus antecedentes, conferindo seus currículos e tendo todo o cuidado para selecionar a pessoa certa para o cargo certo. Como ponte entre os funcionários e a empresa, o RH é o responsável pela gestão estratégica, olhando o processo como um todo e se assegurando de que as atividades realizadas contribuam para o funcionamento da empresa e o desenvolvimento pessoal dos funcionários. Resumindo, o Recursos Humanos é o responsável por potencializar o capital humano administrando os comportamentos internos baseando-se em técnicas, habilidades, métodos e práticas para realizar essa administração.

Se a sua empresa têm dificuldades na gestão de pessoas, a SBCoaching oferece cursos que se encaixam com os profissionais dessa área. Confira mais sobre recursos humanos em nosso site.

Coaching: O coaching e o treinamento ideal para profissionais de RH Se você é um profissional de Recursos Humanos e busca:

  • Aperfeiçoar a sua performance;
  • Conquistar diferenciais competitivos;
  • Desenvolver times e equipes de forma efetiva;
  • Ampliar conhecimento em comportamento humano.

O coaching, certamente, é a escolha ideal para potencializar a sua carreira!
leia mais sobre o Coaching treinamento para profissionais de RH