Posted in:

O papel do feeling no mundo corporativo

felling

Durante nosso processo de crescimento e evolução, seja na vida pessoal ou profissional, precisamos sempre decidir qual o melhor caminho a seguir. Em muitos casos, utiliza-se o feeling para tomar uma decisão.

Mas, afinal de contas, podemos confiar nessa habilidade? Por isso, neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre essa expressão e compreender de que forma ela pode ajudar ou atrapalhar na tomada de decisões.

O que é feeling?

O feeling é uma palavra da língua inglesa que significa sentimento, emoção ou impressão, assim como pressentimento e intuição. Com vários significados, no ramo empresarial, entende-se como a intuição que pode ser um fator determinante em uma abertura ou fechamento de um negócio, junção de instituições ou contratação de funcionários, por exemplo.

Mais do que um sentido comum, essa habilidade é composta por experiências de aprendizado e vivências que serão fatores decisivos para a escolha final. Se você souber como usá-la, ela poderá lhe proporcionar grandes conquistas.

O uso do feeling na tomada de decisões

O conceito de definir quais caminhos tomar usando o pressentimento consiste em avaliar seus sentimentos em relação a isso, de modo que essas emoções podem ser boas e ruins de acordo com cada situação.

Em um processo de seleção, por exemplo, se o recrutador optar exclusivamente por usar o feeling, irá escolher o candidato que transmitir mais identificação com os objetivos e ideais da empresa, independentemente de suas experiências ou realizações profissionais.

Então, o recrutador baseará sua escolha de acordo com as sensações e vivências pessoais e profissionais dele, pois ninguém possui o mesmo nível de pressentimento. Ele varia de indivíduo para indivíduo, de acordo com os valores e crenças de cada um.

O feeling no mundo corporativo

No ambiente empresarial, o feeling é de grande relevância. Isso porque, para se fazer bons negócios, muitas vezes é necessário efetuar ações rápidas e assertivas. Quando se possui um conhecimento real sobre a situação de mercado, das oscilações e valores, usar o pressentimento pode ser uma boa maneira de fundamentar as decisões.

Na hora de empreender, isso também pode fazer uma grande diferença. Walt Disney, Mark Zuckerberg, Steve Jobs, entre outros líderes de sucesso utilizaram a intuição para alavancar o seu negócio e construir um império. Porém, essa decisão não deve ser sempre puramente emocional.

Feeling X Racionalidade

Mas e agora? Devo usar a racionalidade ou a intuição? O fato é que ambos possuem um papel de extrema importância na resolução de ideais e processos no mundo empresarial. O sentimento motiva a tomada de decisão sob a forma de experiência e conhecimento no ramo, e a racionalidade apresenta fatores concretos que lhe ajudarão a avaliar e fazer a melhor escolha .

Verifique sua área de atuação e momento de vivência do cenário em que você atua, pois há períodos de cautela e outros em que você deve arriscar e aguardar os resultados. Então, trabalhe com o pressentimento e a racionalidade em equilíbrio, dosando o momento certo para utilizar cada habilidade.

Como desenvolver o feeling?

Agora, que você já sabe o que é ter feeling, pode aprender a aprimorar essa prática para maior sucesso profissional.

Entenda mais sobre seu negócio

Faça um estudo de mercado e entenda com mais clareza como funciona o processo de negociações, vendas, parcerias e lucros. Aprenda a se desenvolver melhor e como os seus concorrentes atuam; quais são seus erros e acertos para a prospecção do negócio.

Estude as possibilidades

Aprimore seus conhecimentos em relação às decisões que vai tomar, avalie as possibilidades de perdas, ganhos e investimentos, mesmo que seja uma simples atitude a ser tomada a longo ou médio prazo. O importante é você compreender com clareza quais serão as consequências de suas negociações.

Aprenda com os erros

Estude as decisões e atitudes tomadas anteriormente em sua companhia e analise em quais pontos tiveram erros e acertos, e o que poderia ser feito para melhoria ou aprimoramento da situação. Desse modo, você irá contribuir para o aprendizado de como ter feeling.

Desenvolva essas e outras habilidades em seu grupo com a SBCoaching, que aplica treinamentos personalizados para líderes e equipes interessados em aprimorar seus conhecimentos e otimizar seus resultados.

Quer conhecer mais sobre liderança e o mundo corporativo? Baixe nosso material gratuito para líderes gestores e melhore o desempenho da sua empresa.

Participe da Expo Felicidade que acontecerá entre os dias 27 a 29 de março. Aproveite para aprender com os especialistas mundiais em Psicologia Positiva, a desenvolver todo o seu potencial para mais qualidade de vida e felicidade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *