O que esperar de um bom coach?

1677

O que faz um coach? Quais são suas habilidades? Que resultados ele pode trazer para sua vida? Entenda tudo aqui!

Todos nós temos alguma meta que queremos alcançar. Seja perder peso, aumentar renda, salvar um relacionamento, entre outros objetivos. Algumas vezes temos a motivação, mas não sabemos exatamente como executar a tarefa, e ao falhar na nossa meta, nos sentimos incapazes.

O coach consegue resgatar em você a vontade de persistir e correr atrás do seus objetivos, e para isso ele usa técnicas de coaching, cientificamente comprovadas.

Mas, antes de falar o que, de fato, um coach faz, vamos explicar exatamente o que é coaching  e o que significa cada uma dessas definições: coaching, coach e coachee.

O que é coaching, coach e coachee?

coaching é um processo que visa elevar o desempenho pessoal e/ou profissional de uma pessoa ou de um grupo. A metodologia envolve duas partes, são elas:

  • O coach : a pessoa (profissional) habilitada a conduzir o processo;
  • O coachee: a pessoa (cliente) que está disposta a passar pelo processo;

Não é possível determinar com precisão quando o processo de coaching  surgiu, porém os termos coach e coaching já eram usados desde o século XIX para designar pessoas que auxiliavam em atividades importantes e conduziam à descoberta do conhecimento.

No entanto foi o lançamento do livro “The Inner Game of Tennis – O Jogo Interior do Tênis”, do educador e técnico Timothy Gallwey, em 1974, que contribuiu significativamente para que essa metodologia passasse a ser conhecida e utilizada no meio pessoal e profissional.

Na obra, Gallwey relaciona a vida real a dois jogos: o primeiro é exterior, contra um oponente visível; o segundo é aquele que ocorre na mente do indivíduo, com seus sentimentos e dificuldades internas, como desconfiança, frustração, medo e nervosismo.

Esse método desenvolveu-se ao longo do tempo e teve influências de diversas áreas do conhecimento, como a Psicologia Positiva, a Terapia Gestalt, a Psicologia Comportamental – Cognitiva, a teoria da Inteligência Emocional e a Programação Neurolinguística.

No processo de coaching, aprender não significa apenas obter conhecimento, mas sim expandir a capacidade de ação, para conquistar importantes resultados.

O que faz um coach?

coach  é um especialista em desenvolvimento humano e domina técnicas especificas para lidar com cada tipo de situação.

O papel do coach é fazer questionamentos e apresentar técnicas eficientes ao coachee para ajudá-lo a superar obstáculos, inseguranças e medos, e a conhecer a si mesmo, além de contribuir para que ele mantenha o foco em seu objetivo, sem nenhum tipo de interferência que possa atrapalhar ou dispersar seu caminho.

O coach auxilia o cliente a eliminar obstáculos internos e a expressar seu máximo potencial para que ele mesmo possa lidar melhor com as situações profissionais ou pessoais que possam prejudicar seu desempenho. Ou seja, ele ajuda o coachee a tornando-se líder de si mesmo

O profissional de coaching também contribui para o estabelecimento de metas mais claras. Isso permite a elaboração de um plano de ação mais eficaz e a obtenção de resultados mais positivos.

A partir daí, o coachee adquire experiência suficiente para ajudar no seu crescimento e nas melhorias das habilidades que precisa para alcançar seus objetivos.

Desta forma, faz-se necessário que um coach tenha uma formação sólida e a capacidade de equipar o coachee não somente com aspectos de performance comportamental, mas também com estratégias, técnicas, ferramentas e uma metodologia testada e comprovada de atuação.

Isso permitirá que haja uma maior interação entre os dois, o que, consequentemente, facilitará a conquista de maiores resultados durante o processo.

Coach, muito mais que um treinador

O coach tem um papel semelhante ao de um personal trainer. Essa semelhança decorre do seguinte fato: uma pessoa que busca cuidar de sua forma física opta por um profissional que a incentive e a assessore no que se refere a atingir seus objetivos, sempre com foco em resultados concretos.

O mesmo conceito pode ser aplicado a quem procura um coach. O coachee (cliente) busca este profissional por vontade própria, visando atingir suas metas.

Um dos maiores diferenciais de um coach é a sua atitude positiva, entusiasta e de apoio ao cliente durante o processo. Essas características incentivadoras também são importantes quando o coach atua dentro de uma empresa.

É comum um colaborador torcer o nariz para a ideia de que alguém o orientará para melhorar seu rendimento. Quebrar essa barreira é um dos desafios do bom coach, que usará todo seu entusiasmo, honestidade e estratégias diferenciadas para levar este profissional a desenvolver sua carreira, melhorando assim os resultados da corporação.

O trabalho deste personal trainer da vida é fazer com que seu cliente identifique qual o melhor caminho a ser seguido, dando-lhe as ferramentas necessárias para essa jornada.

O que significa ser coach nos dias de hoje?

Ser coach significa fazer parte da profissão do futuro, profissão esta que ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ser coach também significa contribuir para um mundo melhor.

Área em franca expansão no Brasil, o coaching vem atraindo cada vez mais profissionais interessados em uma nova opção na carreira. O coaching é um conjunto de ferramentas e metodologias cientificamente validadas que ajuda um indivíduo a desenvolver suas competências pessoais e profissionais.

Hoje em dia, este processo vem sendo procurado por uma ampla gama de pessoas (executivos, gestores, psicólogos, advogados, entre outros profissionais) que buscam desejam alcançar suas metas, ter uma vida financeira mais sólida ou mesmo ter um relacionamento familiar mais saudável.

Quando uma pessoa procura um coach, espera encontrar um profissional consolidado no mercado, que tenha a experiência, metodologia e habilidades profissionais necessárias.

Você deve ter em mente que o coach tem uma grande responsabilidade para com seus clientes, pois o coachee deposita confiança em sua capacidade de conduzir as sessões de coaching com sucesso e espera resultados visíveis em sua carreira e qualidade de vida.

Benefícios que o coach oferece ao coachee

Contar com a ajuda de um coach é de extrema importância para quem pretende superar obstáculos e atingir o sucesso, pois esse profissional incentiva a autoconfiança, mostrando às pessoas que elas possuem mais potencial do que pensam ter.

No processo de coaching, aprender não significa apenas obter conhecimento, mas sim expandir a capacidade de ação, para conquistar importantes resultados.

Vale ressaltar também que o coach jamais dirá ao cliente o que fazer. Seu trabalho se diferencia de qualquer outra modalidade na medida em que é capaz de ampliar a percepção do indivíduo é fazer com que o mesmo descubra as melhores estratégias para chegar ao objetivo desejado.

Benefícios de ser um coach

Ser coach não é somente uma profissão – é um estilo de vida. Além de ajudar seu cliente a alcançar os melhores resultados dentro de seu perfil e potencial, o profissional também experimenta uma profunda transformação quando passa pelo coaching.

No ambiente de trabalho, você encontra mais satisfação ao realizar suas tarefas; os conflitos são mais facilmente administrados; seu retorno financeiro é maior; você se torna mais preparado para a competição por resultados; e a comunicação com seus colegas de trabalho também é mais eficiente.

Mas os benefícios não são visíveis apenas na carreira. No âmbito pessoal, o coaching proporciona mais autoconhecimento, autoestima e confiança para encarar os desafios em qualquer área.

Você se torna mais capacitado para identificar comportamentos improdutivos (como procrastinação e falta de organização), tem mais qualidade de vida e menos estresse, além de experimentar uma melhora significativa em seus relacionamentos pessoais.

Ou seja, além de capacitar você para ajudar outras pessoas e diversificar sua carreira, o coaching fornecerá ferramentas para que você seja seu próprio coach.

8 Qualidades que todo coach deve ter

Para criar uma marca pessoal e ser levado a sério por potenciais clientes, o coach precisa ter algumas habilidades profissionais indispensáveis:

1) Boa comunicação;

2) Flexibilidade;

3) Compromisso com o cliente;

4) Atenção à metodologia;

5) Motivação e inspiração;

6) Liderança;

7) Resiliência;

8) Saber vender seus serviços.

Erros que todo coach deveria evitar

Assim como as outras profissões, o coaching é uma carreira que implica dedicação, talento, investimentos e riscos. Ignorar esses aspectos faz muitos profissionais se aventurem no mercado pensando em ascensão rápida, sucesso instantâneo e clientes fáceis.

Geralmente, esse é um cenário irreal, pois, como em qualquer carreira, o sucesso é apenas resultado de foco, persistência e vontade de fazer um bom trabalho.

Veja alguns erros que podem comprometer a carreira de um coach.

Não ter um mentor pessoal

Ter alguém que sirva de inspiração no trabalho como coach lhe traz a possibilidade de vivenciar o processo como coachee, permitindo conhecer melhor as necessidades de quem solicita seu serviço. Com a ajuda de um mentor, você experimenta a dúvida e cresce profissionalmente, aprimorando seu aprendizado.

Ser inexperiente

A falta de prática pode ser um fator determinante no seu êxito como coach. Se você tem formação na área e não realiza sessões, mude esse quadro.

No início, poderá ocorrer dificuldade em definir perguntas ou ferramentas, mas, com o exercício, bastará se concentrar no discurso do coachee para saber quais as questões mais adequadas para a situação da organização. Assim, o coaching nas empresas se torna um processo objetivo, simples e eficaz.

Não ter campo e mercado definidos

O coach que não determina seu público-alvo e o segmento da profissão em que deseja atuar pode comprometer seu sucesso, pois, quando não há especialização, ele será apenas mais um no vasto mercado de coaching.

Por isso, tenha foco, crie um posicionamento e desenvolva um trabalho diferenciado perante o mercado. A percepção de seus clientes também mudará, já que eles o verão como verdadeiro perito no assunto.

Não desenvolver habilidades empreendedoras

Envolva-se com paixão, mas trate sua atividade como coach com todo profissionalismo. Por mais difícil que seja, é preciso ter seriedade e buscar o retorno do que foi investido em formação.

Empreenda com dedicação, pois, atualmente, ter cartão de visita e manter um site não é garantia de clientela. Aprenda a prospectar, crie um plano de negócios, estabeleça metas e use o coaching como instrumento para seu próprio sucesso.

Envolva-se com paixão, mas trate sua atividade como coach com todo profissionalismo.

Não se desmotive

Para alguns profissionais prosperar é mais fácil, principalmente quando já trabalham anteriormente com serviços de consultoria ou têm experiência comercial. No entanto, se esse não é o seu caso, não se desmotive.

A formação em coaching representa um processo contínuo de aprendizado e prática que vai sendo aperfeiçoada com o tempo. Por isso, a paciência e a obstinação são características essenciais para o profissional.

Portanto, conheça bem o mercado na sua área, os seus concorrentes, o seu público-alvo e as abordagens que eles utilizam. Desenvolva sua visão estratégica, suas capacidades, seu instinto de competição e seja inovador. Considere seus erros como formas de aprendizado e saiba que sempre há tempo para mudar de planos e superar-se constantemente.

Existe alguma palavra proibida durante um processo de coaching? Tire suas dúvidas sobre o coaching com um dos maiores especialistas do mundo.

Veja o vídeo abaixo e conheça agora, mitos e verdades sobre esse tema fascinante com Villela da Matta, presidente da SBCoaching e um dos pioneiros do coaching no Brasil.

Por que ser um coach?

O sucesso de treinamentos como este levanta algumas questões: por que tantas pessoas procuram os cursos de coaching? E mais: por que o mercado de coaching cresce tanto no Brasil e no mundo?

As respostas para as duas perguntas estão ligadas. O atual ritmo de vida imposto pela sociedade leva a uma série de mudanças nas vidas das pessoas. Um exemplo clássico é o do mercado de trabalho, que exerce tamanha pressão que acaba afetando a vida pessoal.

É nesse contexto que entra o coach. Ele fará os clientes entenderem que toda decisão vem acompanhada de uma perda, e que isso deve ser levado em conta nos momentos de planejar atividades futuras.

No caso de crises, como no exemplo da pressão do mercado de trabalho, o coach dará ao cliente ferramentas para que este aproveite o máximo de seu potencial e descubra capacidades antes reprimidas. O mesmo serve para uma recolocação no mercado de trabalho.

Muitos ainda procuram os cursos como uma maneira de se compreenderem melhor, visando também uma melhor adaptação ao ritmo de vida moderna. Sendo assim, fica mais fácil entender porque essa profissão vem ganhando mais e mais profissionais – e os cursos mais alunos.

Leia mais sobre o assunto no artigo “O que é coaching?”, no site da SBCoaching.

Comentários
Compartilhar
AnteriorGuia Completo sobre Liderança: Segredos dos Grandes Líderes
PróximoIsso é coaching? Entenda o que é, de fato, coaching
A SBCoaching é uma das maiores empresas de coaching do mundo. Líder e referência nacional e internacional em treinamentos e soluções de alta performance. Firmemente comprometida em promover a evolução e a maximização do potencial humano, a SBCOACHING gera resultados cientificamente comprovados, contribuindo para produzir mudanças positivas e sustentáveis e para aumentar as conquistas de indivíduos, times e organizações.