Posted in:

Organizações não sabem contratar líderes

Estudos mostram que apenas 30% das organizações conseguem encontrar bons líderes (McKinsey & Company)! E isso não se deve à ausência de talento ou inexperiência dos profissionais, mas à falta de adequação à cultura da empresa.

Esse dado reforça o despreparo das organizações ao buscar no mercado modelos profissionais ideais. O perfil do líder autoeficiente, capaz de motivar e engajar times e apresentar os resultados, é não apenas o mais procurado, como também, um recurso vital para o sucesso de qualquer organização.

No entanto, muitas vezes as empresas esquecem que líderes não nascem prontos. Outro detalhe que passa batido é sobre a importância do líder na disseminação da cultura organizacional – por isso é fundamental enraizar esses valores em sua dinâmica de trabalho. Assim, o perfil de cada liderança precisa ser criado e moldado pela própria organização. Não existe um modelo pronto, sob medida, disponível no mercado.

O papel dos Recursos Humanos no desenvolvimento de líderes

O setor de recursos humanos e gestão de pessoas exerce papel importante na estratégia de Formação de Líderes, pois não só identifica talentos para o cargo, como também ajuda na integração do profissional à cultura da empresa e na busca dos melhores treinamentos de liderança existentes no mercado.

Uma boa parceria entre líderes e recursos humanos é o que trará os frutos à organização. Ambos são partes estratégicas de um negócio de sucesso, pois se responsabilizam pelo desenvolvimento, valorização e produtividade do capital humano – o bem mais precioso de uma empresa.

Tudo isso é muito importante, mas existe algo fundamental para colocar em prática:
Você precisa de ter hábitos certos, que vão te colocar em ação.


Pensando nisso, criamos um material que vai te ajudar a ser mais feliz e realizado através de hábitos de sucesso.

Clique aqui para ter acesso ao material e participar de um encontro online, onde Villela da Matta vai te dar mais conhecimento sobre este tema.

Continuando...

Quando essas duas áreas caminham juntas, a estrutura organizacional está garantida. Com líderes preparados e alinhados, a empresa consegue extrair o melhor de seus colaboradores, reter talentos e diminuir os custos com turnover.

O impacto da liderança dos resultados organizacionais

Uma matéria publicada pela Harvard Business Review apresentou 4 fatores que inibem a formação e a manutenção de equipes de alto desempenho nas organizações. São esses:

  • Líderes que não acreditam no potencial de seu capital humano;
  • Despreparo dos executivos em gerir pessoas, passando isso aos seus gestores;
  • Falta de estratégia e valorização do capital humano por parte das áreas de recursos humanos;
  • Ausência de formação em liderança e gestão de pessoas nos cursos superiores;

Neste cenário e com o mercado cada vez mais competitivo, se tornou extremamente necessário para as empresas investirem no desenvolvimento de liderança, seja na preparação de um novo candidato ou na retenção de um talento interno.

Como? Com a ajuda do coaching, um dos processos mais eficientes do mundo para formar grandes líderes. Não à toa, 93% das maiores empresas globais utilizam essa metodologia para desenvolver seus líderes.

Liderança é uma habilidade, que qualquer indivíduo pode desenvolver, independente de seu objetivo e área profissional.

Assim, as empresas que preparam líderes a motivar e estimular seus times de trabalho, conquistam um importante diferencial competitivo frente aos seus concorrentes.

Liderança positiva

O modelo de liderança positiva, desenvolvido pela SBCoaching, alia as mais avançadas descobertas da Psicologia Positiva às técnicas e ferramentas do coaching, para formar líderes que motivam e elevam a performance de suas equipes.

O Positive Leader é um treinamento de liderança que traz a expertise de Flora Victoria, única master coach brasileira mestre em psicologia positiva, e Villela da Matta, um dos mais conceituados business coaches do País, em um treinamento com metodologia cientificamente comprovada, reconhecido internacionalmente. Acesse e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *