Posted in:

Os benefícios de aprender a se colocar no lugar do outro

se colocar no lugar do outro

Você deseja ter uma vida mais leve, com menos conflitos, mais paz interior e boa convivência com os outros? Uma das principais ferramentas para atingir esse objetivo é se colocar no lugar do outro. Hoje, você vai conhecer a importância desse comportamento e aprender a desenvolvê-lo.

Com uma rotina agitada, acabamos sempre pensando em nós mesmos e até ignoramos o que se passa ao nosso redor. Ter empatia é perceber não só nossos afazeres, dificuldades e sentimentos mas também o que cada indivíduo carrega dentro de si, gerando mais compreensão sobre o mundo externo.

Qual o conceito de se colocar no lugar do outro?

Mas afinal, o que significa empatia? Essa habilidade consiste em buscar entender os sentimentos do outro racionalmente, imaginando-se como se estivesse na mesma situação que ele.

Por isso, ter empatia permite que haja um entendimento mais profundo em relação ao próximo e a nós mesmos, fortalecendo laços familiares, amizades, relacionamentos, e diminuindo confrontos.

Empatia cognitiva

Esse método se baseia em aplicar a empatia de maneira mais racional do que emocional, de modo a analisar o que a pessoa sente sem se abalar ou tomar para si aqueles sentimentos, processando-os de maneira intelectual.

A empatia cognitiva é de extrema importância para que possamos assimilar as emoções apenas para aprender, sem nos abalarmos com sentimentos ou cargas emocionais.

Qual a importância da empatia?

A empatia possui um poder magnífico de transformação. Imagine se todos nós parássemos por alguns minutos e nos colocássemos no lugar de pessoas sem necessidades básicas, como moradia e alimentação, por exemplo?

Se todos praticassem esse método, valorizaríamos muito mais nossas condições de vida e ainda buscaríamos ajudar o próximo, tornando o mundo mais justo e humano. Esse é o poder de se colocar no lugar do outro: mudar a maneira como você enxerga o mundo e a si mesmo.

Quais os benefícios da empatia?

Ter empatia nos traz uma série de melhorias no comportamento e entendimento sobre nós e sobre os outros, nos tornando menos orgulhosos e egoístas. Isso porque passamos a captar um novo ponto de vista, assimilando o que se passa no íntimo do indivíduo.

Entenda o que é uma pessoa empática e que se colocar no lugar do outro nos permite entrar em equilíbrio com todo o universo, ressignificando momentos de estresse e brigas, e nos tornando mais flexíveis e prontos a liberar o perdão.

Como desenvolver a empatia

Para que você comece a praticar a empatia, separamos algumas dicas de como se colocar no lugar do outro. Confira!

Conheça mais sobre você

Antes de entender o universo do outro, você precisa analisar o funcionamento do seu. Por isso, é muito importante que você desenvolva o autoconhecimento, conheças suas forças e fraquezas, e aprimore a inteligência emocional. A partir dessa descoberta, será muito mais fácil compreender o próximo.

Para isso, a SBCoaching possui uma série de treinamentos que te ajudarão nesse processo e ainda te darão a possibilidade de aprender mais sobre você. Além disso, você poderá otimizar seus resultados por meio de métodos, embasados cientificamente, de desenvolvimento em coaching.

Pratique a empatia

Exercite o poder da empatia ao longo de seu dia. Entenda a demora na fila de caixa ou o nervosismo de seu colega de trabalho por não entregar a tarefa no prazo. Coloque-se no lugar do outro e veja novos pontos de vista.

Garantimos que você ficará menos estressado ao longo do período e terá bem menos conflitos com os amigos e familiares. Aprimore suas habilidades diariamente e impacte positivamente todos a seu redor!

Corte o julgamento

Em certos momentos, criticamos as atitudes dos outros de acordo com o que nós consideramos correto. Por isso, não julgue o próximo. Em vez disso, faça a seguinte a reflexão: “O que será que o fez reagir dessa maneira? Que problemas ele enfrentou até chegar aqui?”.

Isso lhe dará maior sabedoria sobre como pensar e agir diante do próximo e de situações e respostas ao mundo exterior.

Respeite as diferenças

Ter empatia, é respeitar hábitos, interesses e costumes diferentes do nosso. Mesmo que você não concorde com aquilo, respeite as características e a história do outro. Entenda por que ele tem uma posição diferente da sua. Isso lhe promoverá um grande desenvolvimento emocional.

Seja um bom ouvinte

A melhor maneira de saber como alguém se sente é ouvindo o que ele tem a falar. Procure escutar e entender os sentimentos, ações e desejos do indivíduo. Assim, ficará mais fácil de saber e lidar com as emoções das pessoas ao seu redor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *