Talvez, a maior influência na sua atitude e personalidade seja o que você diz a si mesmo e no que você acredita, conheça o poder da mente. Não é o que acontece com você, mas como você responde internamente ao que acontece com você que determina quais serão os seus pensamentos positivos e sentimentos, o poder da sua mente, e, por último, as suas ações. Controlando o seu diálogo interno, ou o seu “falar sozinho,” é possível começar a controlar todas as demais dimensões da sua vida.

pensamento positivo

Pensamento do dia

O seu “falar sozinho”, ou seja, “as palavras que você utiliza para descrever o que está acontecendo com você, e para expor como você se sente em relação aos eventos externos”, define a qualidade e o tom do seu emocional. Quando você enxerga as coisas de maneira positiva e construtiva, e procura pelo lado bom em todas as situações e nas pessoas, você tende a se manter naturalmente positivo e otimista. Como a sua qualidade de vida é reflexo de como você se sente, em cada momento, o seu mais importante objetivo deve ser utilizar todas as técnicas psicológicas existentes para manter o seu pensamento no que você quer e tirar da sua mente o que você não quer ou os seus medos.

personal e professional

Explicando o declínio das grandes civilizações

O historiador, Arnold Toynbee, desenvolveu o que nós chamamos de: “teoria do desafio e resposta” (“challenge-response theory”) da história. Estudando a ascensão e a queda das 20 mais importantes civilizações do mundo, Toynbee concluiu que toda civilização começou com um pequeno grupo de pessoas – como uma vila, tribo ou, no caso do império Mongol, com apenas três pessoas que sobreviveram à destruição de sua pequena comunidade.

Toynbee concluiu também que cada um desses pequenos grupos enfrentou desafios externos, como por exemplo, tribos hostis. Para sobreviver, esses pequenos grupos, inclusive os menos prósperos, precisaram se reorganizar para lidar com os desafios de forma positiva e construtiva.

Se enfrentasse cada um desses obstáculos satisfatoriamente, o vilarejo ou tribo crescia. Até mesmo as maiores barreiras geravam resultados. E se esse grupo de pessoas continuasse a enfrentar cada desafio absorvendo os recursos e ganhos de seus oponentes, ele continuava a crescer até, por fim, se tornar um Estado-Nação e, logo após, uma civilização que cobriria uma grande área geográfica.

Toynbee analisou as 20 maiores civilizações da história da humanidade, finalizando seu estudo com a civilização americana, e concluiu que o início do declínio e da queda destas civilizações se deu, quando seus cidadãos e líderes perderam a disposição ou capacidade de se levantar perante os desafios externos inevitáveis ocasionados por seu tamanho e poder.

A teoria das civilizações pode ser aplicada às nossas vidas também

Você enfrenta continuamente diversos desafios e dificuldades, problemas e desapontamentos, adversidades e derrotas temporárias. Inevitavelmente, eles fazem parte do que é: ser humano. Quanto mais você recorre às suas reservas para enfrentar efetivamente cada desafio, mais você cresce e se torna uma pessoa melhor e mais forte. Na verdade, sem aquelas adversidades, você não teria aprendido o que era necessário aprender e não teria desenvolvido as qualidades e o caráter que você possui hoje.

carreira de sucesso

Muito da sua capacidade de atingir o sucesso está relacionada à forma com que você encara a vida. Uma característica dos homens e mulheres superiores é sempre saber reconhecer a inevitabilidade dos desapontamentos e derrotas temporárias, e os aceitar como uma parte normal e natural da vida. As pessoas superiores fazem tudo o que podem para evitar problemas, mas quando eles surgem, aprendem com eles, passam por cima e continuam em frente, na direção de seus sonhos.