Psicologia Positiva: O Que É e Como Aplicar (Guia Completo)

2719

Você sabia que a psicologia positiva é uma grande aliada no desenvolvimento pessoal?

Você já se perguntou como o pensamento positivo e as suas emoções interferem nos resultados que você obtém na vida?

Independentemente da sua resposta, saiba que a Psicologia Positiva e o Coaching podem converter as suas emoções em ações transformadoras, trazendo resultados tangíveis tanto para a sua vida profissional quanto pessoal.

A psicologia positiva é uma área de estudo relativamente nova. Ela traz uma proposta diferente da psicologia clínica, que tem como foco o tratamento de distúrbios psicológicos, como a depressão e ansiedade.

Essa abordagem busca o desenvolvimento pessoal através do exercício de sentimentos e atitudes positivas.  Mudando a perspectiva pela qual se enxerga os acontecimentos e seus comportamentos perante a ele, é possível ter uma vida mais leve e plena.

A felicidade é um dos objetivos mais almejados pelos seres humanos. Você sabe quais são os seus 5 pilares? Leia esse outro artigo para descobrir! Você ainda encontra dicas incríveis de como ser plenamente feliz.

O foco da psicologia positiva não é a resolução dos problemas ou tratamento de doenças. O objetivo é fortalecer o que há de bom. Isso é feito identificando suas melhores características e pontos fortes, descobrindo como podem ser usados em todas as áreas da vida.

Se você quer ir mais longe e aproveitar o que a vida pode lhe proporcionar, essa área da psicologia é uma grande aliada.

Quer saber mais? Então, continue a ler esse post. Aqui, você vai aprender tudo sobre a psicologia positiva, os seus benefícios e como aplicá-la no seu cotidiano, a partir de agora!

Se tiver qualquer dúvida, deixe um comentário no final da página.

Boa leitura!

O que é Psicologia Positiva?

A psicologia positiva é a área da psicologia que estuda os aspectos que tornam a vida mais feliz e plena. Baseada em métodos validados por inúmeras instituições para mensurar o aumento de satisfação e felicidade das pessoas, ela analisa os recursos internos de resiliência no ser humano.

Uma das conclusões mais revolucionárias alcançadas através da psicologia positiva é a seguinte: As suas emoções influenciam diretamente na sua performance em tarefas do dia a dia, nas suas habilidades, no seu crescimento pessoal e profissional e nos seus relacionamentos. Ou seja: as emoções e sentimentos afetam a forma como você interage com o mundo.

E mais do que isso: A Psicologia Positiva descobriu métodos capazes de potencializar e aprimorar os recursos pessoais, como resiliência. Isso permite que as pessoas lidem com todas as áreas de suas vidas de maneira mais saudável.

O trabalho de aperfeiçoamento e conhecimento das emoções é direcionado para aumentar a satisfação e, consequentemente, elevar o desempenho.

O método classificou os aspectos que levam ao aumento da satisfação, chegando ao Modelo PERMA:

  • Positive Emotion: são as emoções positivas, como afeto, alegria e gratidão.
  • Engagement: representa o engajamento  em atividades que tornam a vida mais feliz. Alguns exemplos são trabalho voluntário, jardinagem e meditação.
  • Relationship: são os relacionamentos positivos que cultivamos durante a vida.
  • Meaning: é o seu propósito de vida. Ou seja, o que move você até a felicidade.
  • Accomplishment: trata-se da realização. É composta pelas forças pessoais e virtudes, como coragem, perseverança e criatividade.

É importante ressaltar que a psicologia positiva trata-se de uma ciência, ou seja,  estudos feitos são testados empiricamente. Os métodos são verificados por um cientista, que prova que teoria condiz com a prática através de testes realizados com um público amplo.

O objeto de estudo da psicologia positiva é o desenvolvimento das  emoções e atitudes positivas. A teoria postula que essas ações auxiliam no desenvolvimento pessoal e na alteração da perspectiva de vida, estando associados a uma existência mais plena e feliz.

Breve História da Psicologia Positiva: Como Surgiu?

História da Psicologia Positiva - como surgiu
Saiba como essa área da ciência foi originada – Psicologia Positiva

A psicologia positiva surgiu em 1998, desenvolvida pelo psicólogo estadunidense Martin Seligman. Ele utilizou a metodologia como tema do seu discurso de posse para o cargo de presidente da American Psychological Association.

O termo em si, fez sua primeira e breve aparição em 1954, em um dos livros de Abraham Maslow: “Motivação e Personalidade”.

Ele dedicou um dos capítulos ao assunto, onde ressalta a importância do desenvolvimento das qualidades e virtudes, além da relação dessas características com a felicidade.

Desde que foi desenvolvida, a psicologia positiva continua a se expandir. Cada vez mais, estudiosos da área estão focados em encontrar métodos que possibilitem o autoconhecimento e melhoria da qualidade de vida.

Atualmente, há diversos cursos em universidades do mundo todo sobre o assunto, dentre elas Cambridge e Harvard.

Nos anos 2000, surge a IPPA ( Associação Internacional de Psicologia Positiva), com o objetivo de expandir os conceitos e técnicas da psicologia positiva. A associação busca, também, aplicar essa ciência no cotidiano das pessoas e aumentar a quantidade de cursos de capacitação na área.

Hoje, já existem diversas iniciativas para a inclusão de formações em psicologia positiva, voltadas para profissionais da educação. O objetivo é passar os conhecimentos para crianças e jovens. Além disso,  a metodologia pode ajudar os educadores a desenvolver as potencialidades dos alunos.

Quem é Martin Seligman e qual foi sua contribuição para a Psicologia Positiva

Martin Seligman é um psicólogo americano, professor da Universidade da Pensilvânia e estudioso da psicologia positiva.

Na sua área de estudo, o foco é o que dá certo para as pessoas. O método busca fazer uso das suas qualidades, entender o que precisa ser desenvolvido e mudar a perspectiva pela qual o indivíduo enxerga a vida. Trata-se de aplicar eficientemente a ciência em prol de uma vida mais saudável, plena e feliz.

É comum encontrar críticos da metodologia associando a psicologia positiva com a auto-ajuda. A diferença está no fato de que ela tem embasamento científico e foi comprovada através de métodos empíricos. A auto-ajuda, no entanto, é estruturada a partir de conselhos sobre a felicidade baseados no senso comum.

Martin Seligman também possui um programa de ação direcionado ao exército americano. O objetivo é  ajudar os veteranos a lidar com o transtorno de estresse pós-traumático, frequentemente presente nesse público devido a vivência de situações traumáticas nos campos de batalha.

Seligman no TED

O TED é uma das mais respeitadas plataformas para palestras e exposição dos avanços científicos da atualidade. É possível encontrar especialistas de diversas áreas falando sobre assuntos extremamente relevantes para a sociedade em que estamos inseridos.

Martin Seligman foi um desses estudiosos. Ele falou sobre a psicologia positiva de maneira bastante explicativa em palestra para a plataforma.

Para saber mais sobre a psicologia positiva, assista a palestra que Martin Seligman deu no TED:

https://www.ted.com/talks/martin_seligman_on_the_state_of_psychology?language=pt-br#t-1398684

Principais Benefícios da Psicologia Positiva

A psicologia positiva traz muitos benefícios para todos os âmbitos da vida, já que a sua aplicação reflete nas atitudes e comportamentos do indivíduo.

Tenha em mente que os seus pensamentos são poderosos. Eles influenciam na sua visão sobre as pessoas, acontecimentos ou fatos. Eles também inferem na sua visão de si, das suas capacidades. Se você permitir, seus pensamentos podem te limitar.

Os conceitos da psicologia positiva estão baseados nisso. Então, mudar a forma de pensar é um dos benefícios desta ciência.

Veja alguns dos outros benefícios de aplicar essa metodologia na sua vida:

  • Controle emocional;
  • Reconhecimento e controle dos sentimentos negativos;
  • Desenvolver e praticar a gratidão;
  • Ter mais motivação;
  • Conhecer as suas potencialidades e como desenvolvê-las ainda mais;
  • Praticar a auto aceitação e desenvolver a autoestima;
  • Melhorar o relacionamento interpessoal.

Como ser mais feliz utilizando a psicologia positiva

Como ser mais feliz utilizando a psicologia positiva
Saiba como ser uma pessoa mais positiva em todos os âmbitos da sua vida

A psicologia positiva foi desenvolvida justamente para encontrar formas de ajudar as pessoas a encararem a vida de maneira mais leve e positiva. Com isso, é possível que os indivíduos vivam melhor e se sintam mais felizes.

É interessante ressaltar que essa metodologia tem caráter preventivo. Ou seja, ela ainda não é usada para tratar transtornos e problemas psicológicos sérios. O intuito do método é ajudar todas as pessoas a construir um relacionamento mais saudável consigo e com a vida.

Para que você entenda como aplicar a psicologia positiva no seu cotidiano, separamos dois contextos importantes da vida de todas as pessoas. Confira:

Aplicando a psicologia positiva na sua vida pessoal

Quem não quer viver bem? Para isso, a psicologia positiva é uma ciência poderosa.

Ela pode ser aplicada, por exemplo, nas suas relações familiares. Exercitar pensamentos mais positivos sobre cada uma das pessoas que convivem com você ajuda muito a melhorar o dia a dia. Ao invés de gerar atritos, busque entender os motivos que levaram ao desentendimento. Lembre-se de que o problema tem a dimensão que você enxerga nele, e que sua perspectiva sobre um assunto pode ser diferente da do outro.

Você também pode aplicar a psicologia positiva para ajudar seus filhos a se tornarem adultos mais felizes e motivados. Incentive-os a estudar, a praticar mais atividades físicas e a agradecer por tudo o que eles possuem. Essa abordagem vai fazer muita diferença no futuro deles.

O princípio também se estende ao casal. A troca de elogios, ter objetivos em comum e trabalhar em equipe para alcançá-los é muito importante para manter a união, o respeito e o carinho.

A psicologia positiva pode ser aplicada também em outros contextos da vida pessoal. Por exemplo, ao ser mais gentil com as pessoas, evitar julgamentos, procurar ouvir e sorrir mais.

Estas são atitudes simples, mas que muitos têm dificuldade de colocar em prática. Ao aplicá-las, você vai notar como o retorno que essas atitudes trazem pode ser impressionante.

Aplicando a psicologia positiva no seu trabalho

A psicologia positiva faz muita diferença no meio profissional. O primeiro passo para a sua aplicação é conhecer as pessoas que fazem parte da sua equipe. Assim, você vai identificar quais são os pontos fortes dos membros.

A partir disso, é possível trabalhar com cada um sobre como melhorar essas características para que a equipe tenha resultados excelentes.

Trabalhar a resiliência é outro meio de aplicar a psicologia positiva. Você deve encarar as adversidades como oportunidades de evolução.

Há muitas pessoas que utilizaram uma situação considerada péssima, como uma demissão, para empreender. Hoje, possuem o próprio negócio e são muito bem sucedidas.

Outro ponto importante é criar um ambiente de trabalho positivo. Um local harmonioso e leve incentiva os colaboradores a inovar, pode melhorar o trabalho em equipe e até mesmo a produtividade.

Geralmente, estes locais tendem a encorajar as pessoas a ir além das expectativas, e fazer com que os colaboradores se sintam motivados. Ou seja, a equipe se mantém motivada e busca sempre fazer o seu melhor.

Para conhecer mais formas de aplicação da psicologia positiva no meio profissional, o treinamento em coaching é uma opção excelente. Nos próximos tópicos, vamos falar sobre os benefícios desse processo com mais detalhes:

Principais técnicas da psicologia positiva

A psicologia positiva possui diversas técnicas. Cada uma delas será aplicada de acordo com o contexto e o objetivo que você possui. Conheça agora algumas delas e como praticá-las:

Técnica de gratidão

Essa técnica é muito simples e proporciona um aumento visível da positividade nos praticantes. Por uma semana, reserve alguns minutos no final da sua rotina para pensar em 3 bons acontecimentos do seu dia.

Eles não precisam ser acontecimentos grandiosos. Pode ser algo simples, como ganhar um desenho do seu filho, comer um pedaço do seu bolo favorito ou ouvir uma música que te deixa feliz.

Faça um pequena lista destes fatos. Reflita e se pergunte: “Por que isso aconteceu?”. No exemplo do desenho, essa resposta pode ser: “porque meu filho tem muito carinho por mim”.

Procure manter esse hábito. No final do período, você vai notar o quanto a sua vida se tornou mais positiva e leve.

Mindfulness

Essa é uma técnica de meditação, que consiste em ter atenção no presente e se concentrar no que você está sentindo nesse momento. Há várias formas de praticar o Mindfulness além da meditação tradicional, como ao caminhar ou fazer uma atividade que você gosta.

A eficiência da técnica está em manter a atenção plena na ação realizada e perceber o quanto ela te deixa feliz.

Isso remete ao conceito de flow (fluidez). O flow é um momento de imersão em uma experiência que nos faz bem, a ponto de esquecer o tempo e os problemas.

Com isso, você poderá ter maior dimensão das suas emoções, se autoconhecer e aumentar o seu poder de concentração.

7 Livros sobre Psicologia Positiva

Livros sobre Psicologia Positiva
Aprofunde seu conhecimento sobre a psicologia positiva com 7 obras incríveis

Se você ficou interessado em saber mais sobre a psicologia positiva, existem diversos livros que trazem conhecimentos enriquecedores.

Para te ajudar na seleção, listamos 7 livros essenciais para quem quer aprender como aumentar os níveis de felicidade. Confira:

1 – A felicidade autêntica – Martin Seligman

Este livro foi escrito pelo próprio criador da psicologia positiva. Ele traz uma série de estudos científicos que Seligman e outros estudiosos da área fizeram sobre a felicidade e longevidade.

Com ele, você vai aprender conceitos e descobertas incríveis sobre como as emoções positivas têm o poder de aumentar a qualidade de vida.

2 – Florescer – Martin Seligman

O Florescer é uma obra mais recente de Seligman. Aqui, ele mostra os avanços da psicologia positiva no campo da motivação, otimismo e caráter

Este título remete ao desenvolvimento de uma nova teoria sobre a felicidade aplicada aos indivíduos, nações e comunidades.

3 – Flow: a psicologia da felicidade – Mihaly Csikszentmihalyi

Este livro mostra um dos conceitos da psicologia positiva, que é o estado de flow. Ele pode ser entendido como ter controle da própria vida, ações e, ao mesmo tempo, estar imerso na atividade que se está realizando no momento.

Durante o estado de flow, as preocupações desaparecem e ocorre a plena felicidade. Mihaly denomina esse fenômeno como a experiência perfeita. Se você quer entender mais sobre essa teoria, não deixe de ler essa obra.

4 – O jeito Harvard de ser feliz – Shawn Achor

Shawn traz a teoria de que para ter sucesso, é fundamental ser feliz. O contrário nem sempre é válido. Ele apresenta uma série de estudos sobre psicologia positiva e neurociência, focados em como pessoas felizes chegaram ao topo.

Nesta obra, você vai aprender como a positividade pode trazer resultados incríveis para a sua carreira.

5 – Aprenda a ser feliz – Tal Ben Sahar

O livro mostra que a felicidade é uma competência a ser desenvolvida. Sahar mostra que esse estado emocional é fruto dos nossos objetivos e grau de motivação.

Ele também ensina técnicas simples de como você pode aplicar a psicologia positiva no seu dia-a-dia e ter uma vida melhor.

6 – Os mitos da Felicidade – Sonja Lyubomirsky

Nesta obra, a autora mostra que os conceitos velados pela sociedade do que é a felicidade muitas vezes geram o efeito oposto. Por exemplo: uma pessoa não precisa, necessariamente, estar em um relacionamento romântico para ser feliz.

Ela traz uma série de estudos científicos sobre a psicologia positiva e como você pode ser mais feliz, mesmo diante do que é visto como algo negativo pela sociedade.

7 – Superar a adversidade: o poder da resiliência – Luis Rojas Marcos

O livro mostra os mecanismos que o corpo humano possui diante de situações adversas. Como a regra é a sobrevivência, nosso corpo está preparado para resistir às mudanças e sair o mais ileso possível.

Um destes mecanismos é a resiliência. Nesta obra, você vai aprender como se tornar uma pessoa mais resiliente a partir da adoção de atitudes mais positivas e um olhar mais afetuoso da própria realidade.

Psicologia Positiva e Coaching

O processo de coaching utiliza diversos conceitos da psicologia positiva, entre outras teorias científicas. As técnicas são utilizadas com o objetivo do autoconhecimento, que é a base do desenvolvimento pessoal.

O coaching é capaz de ajudar o indivíduo a entender melhor suas ações e emoções. A partir daí, é possível identificar seus pontos fortes e o que precisa ser trabalhado.

Mas o coaching não utiliza a psicologia apenas para identificar possibilidades de melhora. Ele também ajuda a reconhecer e apreciar os pontos positivos da sua personalidade e da sua vida.

Dessa forma, o processo de coaching também é capaz de melhorar a autoestima e a confiança. Isso é feito através do reconhecimento das habilidades, pontos fortes e emoções positivas no coachee.

Neste processo, é possível entender como a visão positiva tem poder de transformação.

Conheça os benefícios que você vai ter ao fazer parte desta experiência:

  • Aprender a se automotivar;
  • Definição do seu objetivo de vida e metas;
  • Desenvolvimento de emoções positivas;
  • Descoberta das suas forças e virtudes;
  • Aumento do seu rendimento;
  • Aplicar o mindfulness no seu cotidiano;
  • Desenvolver relacionamentos mais positivos;
  • Ter controle emocional;
  • Aumentar a resiliência;
  • Aprender como ter mais satisfação na sua vida.

Quanta coisa positiva, não é? Sem contar que o coaching é uma experiência muito enriquecedora para a vida de todas as pessoas. Conhecer a si mesmo é um dos fatores mais importantes para uma vida plena e saudável.

Se você quer ter uma vida mais positiva e alcançar os seus objetivos, conheça o nosso curso Positive Coaching agora mesmo!

Conclusão

psicologia positiva - conslusao
Faça coaching e veja como a positividade vai mudar a sua vida

A psicologia positiva é uma nova área da psicologia e tem gerado cada vez mais interesse por parte dos pesquisadores e do público em geral.

Ela trata de um dos conceitos mais buscados pelos seres humanos: a felicidade. Como conseguir uma vida mais leve e plena? O que é viver bem? Onde está a felicidade?

De acordo com essa ciência, a felicidade é um estado emocional. Portanto, ela só depende de você e do modo como você enxerga a vida.

Quer saber mais sobre felicidade? Leia também esses outros artigos do blog:

A psicologia positiva mostra que todos podem ser felizes. Através de atitudes simples, como fomentar os bons pensamentos, desenvolver a gratidão, a autoaceitação e não desistir dos próprios sonhos.

O processo de coaching utiliza essa área da ciência com foco em potencializar os seus pontos fortes, estabelecer os seus propósitos de vida e atingir os seus objetivos.

Esta experiência tem um impacto transformador! Conheça o nosso curso Positive Coaching e veja, como a psicologia positiva vai mudar a sua vida!

Obrigado por ler até aqui!

Comentários
Compartilhar
AnteriorCarreira sólida e bem-sucedida com coaching
PróximoEducação, Trabalho e Motivação – Saiba Conciliar
Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.