Posted in:

Personal Coaching, tudo o que você precisa saber sobre

Personal coaching

O Personal Coaching, diferente da terapia, não foca no passado, pelo contrário: ele trabalha com questionamentos, reflexões e atividades que te trazem para o momento presente, com o intuito de levá-lo ao seu objetivo.

Você já se pegou questionando sobre o rumo que a sua vida está tomando?

Já parou para pensar que poderia fazer muito mais do que tem feito, aumentando o seu sentimento de realização?

Já se perguntou qual é a sua real missão aqui?

Estes são questionamentos poderosos que podem ser decisivos.

Uma forma de se conhecer mais, definir e atingir rapidamente seus objetivos, e aumentar a sua qualidade de vida, é passar pelo processo de Personal Coaching ou Coaching Personal, mas, antes de falar sobre ele, precisamos explicar o significado do coaching.

Personal coaching

Segundo Villela da Matta e Flora Victoria, fundadores da Sociedade Brasileira de Coaching, “coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee)”.

O coaching permite entender como nós pensamos, sentimos, reagimos, aprendemos, mudamos e evoluímos. Seu foco abrange, entre outros fatores, o aprofundamento da autoconsciência do coachee, por meio de ações contínuas de aprendizado. Essas ações têm como base estudos da Psicologia Cognitiva, Psicologia Comportamental,  Psicologia Positiva, PNL (Programação Neurolinguística), além de conceitos da Filosofia, Educação e Administração.

Personal Coaching

Como o próprio nome já sugere, o foco deste tipo de coaching está no nível pessoal.

Qualquer pessoa pode procurar este tipo de coaching para lidar com relacionamentos, saúde, comunicação interpessoal, espiritualidade, finanças e diversas outras possibilidades.

Diferente da terapia, o Personal Coaching não foca no passado, pelo contrário: ele trabalha com questionamentos, reflexões e atividades que te trazem para o momento presente, com o intuito de levá-lo ao seu objetivo.

Alguns benefícios do Personal Coaching:

  • Desenvolvimento da habilidade de promover mudanças sustentáveis;
  • Definição eficaz de metas e objetivos, bem como planos de ação para atingi-los rapidamente.
  • Maior acesso e controle de estados emocionais poderosos.
  • Identificação e solução de problemas, obstáculos, crenças limitantes e bloqueios pessoais.
  • Superação do medo e ansiedade.
  • Aumento do equilíbrio e da harmonia interior.
  • Elevação do nível de conquistas, felicidade e plenitude.
  • Aumento da disposição, energia e saúde.
  • Aumento da habilidade de promover o engajamento e de administrar conflitos.
  • Desenvolvimento da autoliderança.
  • E muito mais!

 

É importante ressaltar que, para que estes benefícios aconteçam no processo de coaching, o coachee precisa atuar como o protagonista. Afinal, o coach utilizará técnicas e ferramentas para conduzi-lo ao seu objetivo, mas você precisa se esforçar e encarar as sessões e atividades com comprometimento e seriedade, do contrário, o resultado não virá.

Quem pode se beneficiar com o Personal Coaching?

Qualquer pessoa pode se beneficiar com os serviços deste tipo de coaching, seja para aprender a se relacionar de forma mais saudável, lidar melhor com as suas emoções, gerenciar o estresse, eliminar hábitos nocivos, aprender a se posicionar e ter mais facilidade para tomar decisões necessárias etc. Além disso, alguns benefícios do processo de coaching acontecem naturalmente, como:

  • Desenvolvimento do autoconhecimento, definindo suas expectativas, as qualidades que devem ser mais utilizadas e os bloqueios que precisam ser eliminados;
  • Melhora da autoestima, afinal o processo de coaching mostra que você é capaz de vencer desafios e atingir os seus objetivos;
  • Melhora a forma de se relacionar, fazendo com que você se expresse com mais clareza e também com maior capacidade de compreender as pessoas ao seu redor;
  • Aumenta a motivação, a criatividade e, consequentemente, a sua produtividade;
  • Traz maior controle das emoções, identificando as situações que tiram o seu equilíbrio para você aprender a lidar melhor com elas;
  • Aumenta o senso de responsabilidade, pois você traça suas metas, assume as rédeas da sua vida e adquire técnicas para tomar suas próprias decisões e alcançar seus objetivos.

Em suma, o Personal Coaching gera, por meio do seu processo, uma transformação necessária para que o coachee consiga desenvolver todo o seu potencial, atingindo um determinado objetivo.

Se você se interessou, saiba mais sobre o nosso curso de formação em coaching, o Personal & Professional Coaching .

Este curso de coaching trabalha, ao mesmo tempo, aspectos da sua vida pessoal e também profissional, além de oferecer a oportunidade para você atuar na carreira de coach, extraindo o melhor de si mesmo e também dos seus clientes (coachees).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *