Posted in:

Pessoa Assertiva: Significado, Características e Dicas

Você quer descobrir como ser uma pessoa mais assertiva?

Uma pessoa assertiva tem mais facilidade em se comunicar, além de transmitir mais confiança e segurança para aqueles à sua volta!

A assertividade é uma característica importantíssima para pessoas que desejam se destacar. No entanto, desenvolver essa habilidade pode ser um grande desafio.

Em nossa sociedade, é comum encontrar um conceito equivocado sobre o que é ser uma pessoa assertiva. A assertividade, infelizmente, é frequentemente confundida com agressividade ou enfrentamento. No entanto, isso não poderia estar mais longe do significado real da palavra.

Você sabia que a assertividade é uma das principais características de um grande líder? Quer saber quais são as outras? Leia também esse post sobre liderança aqui no blog.

A seguir, você encontra tudo o que precisa saber para se tornar uma pessoa mais assertiva, tanto na sua vida profissional quanto na pessoal. A assertividade pode trazer inúmeros benefícios para sua rotina e te ajudar no seu caminho para a auto melhora. Continue lendo e confira:

Significado de Assertivo

assertiva significado
Entenda o que significa ser assertivo.

O que é, afinal, assertividade? Para o dicionário, a palavra representa uma afirmação categórica. Para a psicologia, no entanto, o significado é um pouco mais complexo.

A assertividade é uma característica comportamental. Ou seja, é uma forma de agir perante a determinadas situações. Trata-se de uma postura pacífica, sem ser passiva.

Vamos ilustrar melhor com um exemplo. Imagine que, em uma situação de conflito, uma pessoa poderá ter diversas posturas diferentes para resolvê-lo. Veja essa situação hipotética:

O chefe de João o pediu para cobrir um turno em um horário para o qual ele não possui disponibilidade. Os horários de trabalho foram previamente combinados e não previam turnos nesse período de tempo. João pode:

  • Aceitar o turno, comprometendo suas outras responsabilidades (comportamento passivo)
  • Informar o chefe que não poderá cobrir o turno, devido à outras responsabilidades. Reforçar que os horários combinados não previam esse tipo de modificações e oferecer soluções. (comportamento assertivo)
  • Aceitar o turno, se for possível reorganizar seus outros compromissos. Deixar claro que está cancelando compromissos e que nem sempre essa ação será possível. Requisitar que, em situações futuras, você seja avisado com maior antecedência. (comportamento assertivo)
  • Recusar-se a cobrir o turno e ficar nervoso, reclamando com o chefe pela quebra de acordo. (comportamento agressivo)

Perceba que a assertividade é um equilíbrio entre dois comportamentos extremos. Ao lidar com situações de conflitos, a assertividade garante que seus interesses sejam protegidos, sem precisar da agressividade como recurso.

O que é ser uma pessoa assertiva?

Uma pessoa assertiva é aquela que demonstra segurança ao agir. Esse indivíduo se comporta de maneira firme e clara, demonstrando resolução e decisão em suas palavras.

o que e ser uma pessoa assertiva
Uma pessoa assertiva tem conflitos e a comunicação diária sob controle.

Ou seja, ser uma pessoa assertiva é não abrir mão dos seus direitos, desejos e objetivos. No entanto, ser assertivo não significa falar tudo o que quiser sem pensar e nem deixar de colaborar com outras pessoas. Vamos entender melhor:

É comum encontrarmos pessoas que equiparam a assertividade com a agressividade. No entanto, elas são coisas muito diferentes. A agressividade, por exemplo, não é construtiva e não leva em consideração as necessidades das outras pessoas. Enquanto isso, a assertividade busca uma solução equilibrada para as situações de conflito.

Ser uma pessoa assertiva significa ser capaz de encontrar soluções sem anular seus desejos e necessidades.

Considere a situação exemplo do tópico anterior. Enquanto uma pessoa passiva pode se colocar em uma situação difícil aceitando um turno que não pode cobrir, uma pessoa assertiva comunica de maneira clara e decisiva que não poderá cumpir o horário. E, enquanto uma pessoa agressiva acaba perdendo a razão pela forma como age, a assertiva resolve a situação de maneira pacífica e construtiva.

Ser uma pessoa assertiva, portanto, é comunicar suas necessidades e desejos de maneira clara, decisiva e respeitosa. É solucionar conflitos de maneira construtiva para todos, sem abrir mão de sua posição.

Quais as principais características de uma pessoa assertiva?

Uma pessoa assertiva sempre se sentirá mais feliz e confortável com a rua rotina. Isso porque, ao expor suas necessidades de maneira clara, ela evita situações indesejáveis ou estressantes.

assertiva conflitos
Uma pessoa assertiva tem ótimas habilidades de resolução de conflitos.

Confira algumas outras características de uma pessoa assertiva:

  • Respeito: assertividade também significa entender os limites dos seus direitos e não passar por cima de outras pessoas para assegurá-los.
  • Sinceridade: a comunicação assertiva é sincera, clara e firme.
  • Autoestima: pessoas que gostam de si não estão dispostas a expor-se a situações não desejadas, principalmente quando podem ser evitadas.
  • Conhecimento de si: para ser assertivo, é preciso saber quais são seus desejos e seus direitos.
  • Confiança: não têm medo de falar o que pensam e sabem fazê-lo com firmeza e bom senso.
  • Inteligência emocional: pessoas assertivas controlam bem suas emoções e não explodem com facilidade. A ansiedade também deve estar em cheque.
  • Saber estabelecer limites: tanto na vida profissional como pessoal, a assertividade é essencial para definir e manter limites e regras.
  • Boa comunicação: a habilidade de comunicação clara e direta está sempre presente na assertividade.

O que é um comportamento Assertivo?

Se comportar de maneira assertiva é encontrar soluções para conflitos de maneira equilibrada, eficiente e construtiva. Isso deve ser feito sem abrir mão dos seus limites, direitos e desejos. Mas como agir com assertividade?

pessoa assertiva comportamento
Entenda o que é se comportar de maneira assertiva e como desenvolver esse hábito.

A assertividade pode ser entendida como um equilíbrio entre o comportamento passivo (ceder sempre e anular-se) e o comportamento agressivo (não ceder nunca e anular o outro). Por isso, para ser assertivo, é preciso escutar de maneira ativa e compreender as necessidades dos outros. A partir disso, é possível encontrar soluções que sejam adequadas para todas as partes.

No exemplo dado, sobre um turno no trabalho que não poderá ser coberto, podemos citar algumas soluções construtivas:

  • Pedir para que, no futuro, mudanças de horário sejam indicadas com maior antecedência.
  • Explicar que, como mudanças não estavam previstas no acordo inicial, você possui outros compromissos.
  • Comunicar-se com respeito, demonstrando empatia. Por exemplo: “Entendo que seja uma situação excepcional. No entanto, tenho outros compromissos que me impedem de cobrir esse turno.”

Qual a importância de desenvolver características de pessoas assertivas para a vida pessoal e profissional?

Ser uma pessoa mais assertiva poderá trazer inúmeros benefícios para sua vida pessoal e profissional.

Primeiramente, e o mais importante: pessoas assertivas, em geral, são mais felizes. Isso porque evitam colocar-se em situações estressantes e indesejadas. Saber comunicar e garantir o respeito dos seus limites pessoais, mesmo nas situações mais simples, é capaz de fazer maravilhas pelos níveis de satisfação com a rotina.

pessoa assertiva felicidade
Pessoas assertivas são mais felizes, pois evitam situações desagradáveis e indesejadas.

Na vida profissional, a assertividade é especialmente importante. Pense em todos os bons profissionais que você conhece. Ao analisar o comportamento deles, você certamente perceberá a assertividade como característica em comum. Isso porque ela é super importante para pessoas que buscam avançar na carreira.

A clareza de comunicação que as pessoas assertivas possuem é capaz de abrir muitas portas. Além disso, essas pessoas transmitem confiança, sendo firmes e decididas quando falam sobre suas ideias e planos. A impressão passada é de profissionalismo, competência e pulso firme.

Na vida pessoal, essa é uma característica importante para estabelecer limites e garantir que seus desejos e direitos estão sendo respeitados. Também é uma maneira de criar laços em relacionamentos mais saudáveis e funcionais e solucionar conflitos de maneira rápida e pacífica.

Por que ser assertivo é difícil?

É comum encontrar pessoas que relatam dificuldades em ser assertivas. Isso porque, no geral, esse tipo de comportamento é pouco estimulado no meio social.

Quando você age de maneira passiva, anula os seus desejos em prol dos desejos do outro. Isso significa que esse tipo de comportamento será sempre elogiado e recompensado. A dificuldade que temos ao dizer “não” para alguém é um exemplo clássico desse tipo de comportamento.

assertivo dificil pessoa
Dizer não pode ser difícil, mas é essencial aprender como.

É claro, não queremos magoar as pessoas em nossa convivência nem arriscar atritos no ambiente de trabalho. Para muitas pessoas, a passividade acaba sendo o caminho mais fácil, que garante o evitamento de conflitos. No entanto, a anulação constante dos seus limites pode te levar a quadros de estresse, ansiedade e até mesmo adoecimento.

Aprender a ser assertivo, no começo, pode ser muito difícil. No entanto, essa é uma habilidade extremamente necessária para aqueles que pretendem alcançar a auto melhora. O coaching pode te ajudar nessa jornada. Baseado em conhecimentos científicos, foram desenvolvidos métodos e ferramentas eficientes para o desenvolvimento dessa e de outras habilidades necessárias para seu crescimento pessoal e profissional.

Conheça nossos cursos e dê início nessa transformação hoje mesmo. Você ainda estará habilitado para inspirar essa mudança nas pessoas à sua volta!

Como se tornar uma pessoa mais assertiva?

Quer algumas dicas de comportamentos que podem ajudar a exercitar sua assertividade? Confira a lista que separamos e comece hoje mesmo!

É claro, pessoas diferentes passaram por suas próprias experiências e aprenderam seus comportamentos de maneira diferente. Portanto, essas dicas podem não se aplicar a todas as pessoas. Passar por um processo de autoavaliação e autoconhecimento é essencial para garantir que você se tornará uma pessoa mais assertiva.

pessoa assertiva mulher
Aprenda como ser mais assertivo no seu dia a dia.

Agir com assertividade: dicas gerais

Essas dicas se aplicam a todos os padrões de comportamento e podem te ajudar a se tornar uma pessoa mais assertiva:

  • Exercitar a empatia: entender melhor os sentimentos, motivos para agir e pensamentos das outras pessoas.
  • Escuta ativa: aprender a escutar e compreender ativamente o que é dito para você pode ajudar a se comunicar de maneira mais clara.
  • Modular o tom de voz: procure sempre prestar atenção no tom de voz que você está usando. Ele deve ser ameno, mas firme.
  • Seja claro: evite inventar desculpas ou falar de maneira confusa para evitar conflitos. Seja conciso e sincero sobre seus limites e necessidades.
  • Se conheça melhor: é impossível comunicar seus limites e desejos se você não os conhecer.
  • Observe o comportamento de pessoas assertivas: você pode aprender muito com quem faz isso há mais tempo!
  • Seja flexível: não tenha medo de mudar de opinião ou se expor à novas situações.
pessoa assertiva
Comunicar claramente seus desejos e objetivos é essencial para a assertividade.

Agir com assertividade: para pessoas com padrões passivos

Para aqueles que precisam aprender como se anular menos e comunicar seus desejos e limites, essas dicas vão ajudar muito:

  • Aprenda a dizer não: essa não é um palavra proibida. Conscientize-se de que você não precisa aceitar fazer tudo que lhe pedirem.
  • Conheça seus limites: pessoas com padrões de comportamento passivos normalmente têm dificuldades em identificar quais são seus limites. Reflita sobre quais pontos, valores e desejos você não está disposto a abrir mão.
  • Treinando comunicação: peça para que uma pessoa de confiança te ajude, simulando situações de conflito para treinar sua capacidade de comunicação.
  • Não ceda com insistências: se você comunicar um limite e a outra pessoa insistir, responda algo como “como eu já expliquei, não será possível.”. Se necessário, reforce: “Eu gostaria que você respeitasse a minha decisão.”
  • Desenvolva confiança: passar de um padrão passivo para um assertivo pode dar muito trabalho! É mais fácil se você trabalhar sua confiança e autoestima também.
  • Seus desejos também são importantes: entender que as soluções encontradas devem ser benéficas para todos envolvidos, inclusive para você, é um passo importantíssimo para se tornar mais assertivo.
  • Você também pode pedir: pessoas passivas costumam a evitar pedir ajuda ou favores, mesmo quando genuinamente precisam deles. Lembre-se que você também pode pedir coisas para as outras pessoas (e que elas podem aceitar ou não).
pessoa assertiva
Padrões de comportamento passivo são prejudiciais para você.

Agir com assertividade: para pessoas com padrões agressivos

Se você é uma pessoa com tendência a resolver conflitos de maneira mais agressiva, essas dicas te ajudarão a encontrar o equilíbrio:

  • Escute mais: procure entender os desejos e limites das outras pessoas além de reforçar os seus.
  • Ser assertivo não significa abrir mão dos seus direitos: lembre-se que é possível garantir uma solução que se adeque aos seus desejos sem agir de maneira agressiva.
  • Tom de voz e linguagem corporal: talvez seu comportamento assertivo esteja sendo percebido como agressivo em virtude do tom de voz utilizado, ou até mesmo de linguagem corporal. Procure observar como você se comporta em situações de conflito e discriminar comportamentos que podem ser atenuados ou corrigidos.
  • Esteja disposto a ceder: nem sempre ceder significa abrir mão dos seus limites. Quase sempre é possível encontrar um equilíbrio e fazer concessões diferentes para solucionar conflitos de maneira construtiva para ambas as partes.
  • Substitua afirmações e acusações: ao invés de dizer “você me irrita”, prefira algo como “quando você faz x, me sinto irritado”. Perceba que você não está deixando de comunicar seus sentimentos, mas está fazendo isso de maneira mais acessível e construtiva.
agressividade pessoa assertiva
A agressividade não é eficiente durante a resolução de conflitos.

O guia do comportamento assertivo: passo a passo

Para tirar todas as suas dúvidas sobre como agir de maneira assertiva perante a conflitos, preparamos esse passo a passo completo. Confira:

  1. Analise a situação: antes de mais nada, é preciso entender o que está acontecendo, quem está envolvido na situação e quais serão as repercussões desse conflito.  
  2. Pratique a escuta ativa: é essencial que todos os envolvidos sintam que foram escutados e compreendidos. Portanto, não interrompa e demonstre que o entendeu. Isso pode ser feito através de falas como “deixe-me ver se entendi: você quer dizer que se sentiu x quando eu fiz y?”
  3. Pense sobre seus sentimentos, necessidades e desejos quanto aquela situação.
  4. Comunique-se de maneira adequada: se pergunte se o seu tom de voz está adequado, se você está usando palavras hostis e se está, de fato, falando o que pensa.
  5. Avalie a intenção da sua fala: o que você pretende comunicar? Aquilo que você está falando é eficiente em ilustrar suas necessidades?
  6. Pense nas consequências das suas palavras: você deve evitar falas que façam com que as pessoas se sintam tristes, com raiva ou atacadas.
  7. Preste atenção na sua linguagem corporal: você está usando gestos agressivos, como apontar o dedo ou cruzar os braços? E quanto a gestos passivos, como evitar contato visual ou ocultar o rosto?
  8. Seja claro e fale de comportamentos e situações, e não de pessoas: por exemplo, ao invés de dizer “você é irresponsável”, prefira “você agiu de maneira irresponsável quando deixou de me avisar sobre o atraso”.
  9. Observe a reação do outro: sempre se pergunte se aquela reação se deve ao seu estilo de fala ou à personalidade da outra pessoa.
  10. Se estiver falando sobre algo que faz com que você se sinta mal, expresse esse desconforto: isso demonstra empatia em você e desperta a empatia do outro.
pessoa assertiva
Ser uma pessoa assertiva ajudará em todos os aspectos da sua vida.

Conclusão

Se comportar de maneira assertiva é importantíssimo, tanto na vida profissional quanto na pessoal. A assertividade garante relacionamentos mais saudáveis, melhores habilidades de resolução de conflitos e maior clareza de comunicação!

Treinar a comunicação assertiva pode ser um grande desafio. Isso porque é muito comum que os padrões de comportamento passivos sejam incentivados e elogiados. No entanto, não expressar seus desejos e limites pode resultar em frustrações desnecessárias, ansiedade e até mesmo adoecimento.

Para manter relacionamentos saudáveis e resolver conflitos de maneira muito mais eficiente, é essencial desenvolver a assertividade!

O coaching pode te ajudar a desenvolver essas e muitas outras habilidades! Conheça nossas formações agora mesmo!

Quer mais dicas sobre como você pode promover sua auto melhora? Leia também esses outros artigos aqui no blog:

E você, que técnicas usa para desenvolver a comunicação assertiva? Divida suas estratégias conosco nos comentários e não esqueça de perguntar se ficou com alguma dúvida!

1 Comentário

Deixe um comentário
  1. Olá. Me chamo Eliana, 51 anos,Curitiba-PR e estudante de pedagogia. Muito bom seu post.
    Você explica e organiza de forma clara e didática o assunto.
    Foi muito positivo ler e, me ajudou a refletir mais sobre o meu padrão passivo, e, a buscar o desenvolvimento para um comportamento assertivo.
    Agradeço e desejo-lhe muito sucesso em sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *