Posted in:

Positive Coaching: mais uma edição repleta de conhecimento e momentos de felicidade

Confira tudo o que aconteceu nos três dias do evento, que já é referência quando o assunto é coaching e psicologia positiva

Imagine só como é gratificante, para a SBCOACHING, ter uma plateia repleta de coaches interessados em se devolver pessoalmente e profissionalmente, por meio do florescimento e do bem-estar.

Felicidade! Essa é a sensação de toda a equipe ao fim de mais um Positive Coaching, especialização que une o coaching à psicologia positiva, em três dias intensos e transformadores de muito técnica, teoria e aplicação prática.

Terminou hoje esse encontro, conduzido por ninguém menos que Flora Victoria, embaixadora da felicidade no Brasil, e Villela da Matta, pai do coaching no País.

De quinta até hoje, os nossos novos positive coaches viveram uma profunda imersão e transformação. Então, é claro que vamos contar para você como foram esses dias recheados de troca de conhecimento e experiências marcantes.

 

O evento

Positive Coaching é uma especialização que combina o poder do coaching com a psicologia positiva, conhecida internacionalmente como a ciência da felicidade.

Nessa formação, o coach aprende técnicas e ferramentas para desfrutar de uma vida mais plena, significativa, feliz e, claro, aumentar os resultados dos seus coachees – sejam eles pessoas, times ou empresas.

E o mais legal é que todo o conhecimento teórico é aliado com aplicações na prática.

21/11: Início dos trabalhos

A segunda edição de 2019 do Positive Coaching foi realizada na Amcham Business Center, em São Paulo, um espaço inovador e extremamente confortável.

Nosso primeiro dia de capacitação começou com boa música e apresentações artísticas encantadoras.

Logo na abertura, após o credenciamento, o saxofonista Thiago Guerra e o violinista Abraham Ferreira deram o pontapé inicial no evento com um pequeno show. O repertório contou com sucessos do pop como Viva La vida (Coldplay), Titanium (David Guetta) e On Top of the World (Imagine Dragons).

Durante a exibição dos músicos, quem também animou o público foi a bailarina Denise Canovas, que fez uma linda performance de dança contemporânea.

Mas pode ser que você esteja se perguntando por qual motivo, afinal, escolhemos começar o Positive Coaching justamente com arte.

Para explicar, trazemos um conceito muito utilizado na psicologia positiva: “Apreciação da beleza e da excelência”, uma das 24 forças de caráter.

Integrante do grupo de virtudes “Transcendência”, “Apreciação da beleza e da excelência” inclui reverência, admiração e elevação.

Pessoas com essas forças encontram prazer na beleza do mundo ao seu redor e o experimentam naquilo que veem, sentem, ouvem, tocam e saboreiam.

Não se trata de apreciar apenas a beleza no mundo físico, mas também os talentos e virtudes observados em outras pessoas. Essa apreciação vem de dentro.

Essa força também:

  • Promove unidade com o universo.
  • Favorece mudanças psicológicas positivas nas pessoas.
  • Melhora a saúde física e mental.
  • Restaura a vivacidade e a clareza das sensações e percepções.

Segundo estudos, os líderes que apreciam a beleza e a excelência são mais abertos à diversidade e ao respeito às diferenças. Por isso, eles têm mais facilidade para integrar esforços e energias de pessoas em diferentes equipes, operando em locais geograficamente dispersos.

Viu só como a arte é inspiradora para a criação e aumento de performance?

 

De volta ao evento…

Ainda sobre o primeiro dia do Positive Coaching, logo após os espetáculos artísticos, Flora Victoria e Villela da Matta conduziram uma série de atividades, que envolviam tanto a explicação teórica de conteúdos quanto a realização de exercícios pelos participantes (sim, nossos coaches entram em ação, fazem sessões durante o treinamento).

Eles exploraram temas como a Teoria do Florescimento, criada pelo pai da psicologia positiva Martin Seligman, além de outros estudos, como Funcionamento Otimizado, Autodeterminação e Mudança Funcional.

 

Em meio a essa verdadeira jornada de aquisição e ressignificação de conhecimentos científicos, também preparamos uma ação para relaxar e deixar ligada toda a galera que marcou presença.

Para isso, fizemos uma sessão coletiva de ginástica laboral, conduzida por uma massoterapeuta. Essa atividade física, para quem não sabe, é um tipo de ginástica que previne lesões, evita fadigas e aumenta a produtividade.

22/11: Mais um dia de novas descobertas

No segundo encontro, a cantora e atriz Maria Clara Rosis deixou todos maravilhados com sua bela voz e um carisma sem igual.

À tarde, os presidentes da SBCOACHING fizeram uma sessão de autógrafos de livro como Florescimento na Prática, Engajamento Total, Semeando Felicidade e Estratégias Avançadas de vendas, que também estão disponíveis aqui na loja online da SBCOACHING.

Para recarregar as emoções positivas, o nosso time de staffs realizou uma apresentação super animada ao som de Uptown Funk (Bruno Mars).

Voltando a falar sobre a parte teórica, Flora e Villela trataram de muitos outros temas. Discutiram, por exemplo, sobre o Bem-estar Subjetivo, Emoções Positivas, Autoeficácia e Relacionamentos.

Mas, como você deve ter percebido, é impossível resumir em um único post todo um amplo aprendizado e vivência de três longos dias de treinamento. Por isso, decidimos dividir contigo especificamente um tópico muito enriquecedor: o PERMA.

O que é o PERMA?

Para propiciar o entendimento daquilo que faz o ser humano florescer e de orientar intervenções direcionadas à busca do bem-estar, Martin Seligman criou o PERMA, um modelo multidimensional com cinco pilares.

A aplicação do modelo PERMA é pertinente para catalisar mudanças em todas as áreas da nossa vida.

Os pilares, segundo ele, são:

P – Positive emotions (emoções positivas)
E – Engagement (engajamento)
R – Relationships (relacionamentos positivos e conexões sociais)
M – Meaning (significado e propósito)
A – Accomplishment (realização)

Vamos entender melhor o que isso significa?

Emoções positivas: elas são um fio condutor para o bem-estar e a satisfação. Ampliam a consciência dos indivíduos e estimulam novos caminhos para explorar pensamentos e ações, além de facilitar o desenvolvimento de novos recursos e habilidades.

Engajamento: diz respeito ao envolvimento consciente de um indivíduo com os diferentes aspectos de sua vida. Significa acreditar que as coisas que você faz valem a pena e dedicar-se a elas com comprometimento e paixão.

Relacionamentos: eles são fonte de apoio e de conexão. Segundo as pesquisas de Seligman, as pessoas mais felizes costumam ser as mais sociáveis. Além disso, relacionamentos positivos constituem as bases de instituições positivas, sejam elas famílias, empresas ou comunidades.

Significado: é o nosso propósito, aquilo que dá sentido às nossas vidas e orienta nossos esforços e objetivos.

Realização: refere-se a atingir os objetivos que estabelecemos para nós. Ela pode ser momentânea, quando não está relacionada a um propósito maior; e um marco de vida, quando é imbuída de significado. De acordo com Seligman, os dois tipos de realização podem contribuir para o aumento do bem-estar.

Um desafio

Da mesma forma que Flora e Villela convidam a quem os escuta quando eles estão no palco falando sobre o PERMA, também deixamos aqui uma pergunta fundamental: como você se situa em relação aos 5 pilares?

Pare um pouquinho para refletir. Como você avaliaria…

  • A frequência com que experimenta emoções positivas?
  • Seu engajamento com a vida e o trabalho?
  • Seus relacionamentos?
  • Seus propósitos e seu senso de significado?
  • Suas realizações?

Pense bem nas respostas. O que você gostaria de mudar ou melhorar? É possível começar agora as mudanças que você busca.

 

23/11: Mais uma turma formada

Finalmente, o terceiro e último dia do Positive Coaching ficou marcado com ainda mais cultura, entretenimento e, claro, muito conhecimento, com embasamento científico.

Logo na abertura, tivemos uma apresentação com ritmos da dança de salão protagonizada pelo casal Deividi Pinheiro e Paloma Fonseca.

 

 

Em uma das principais pautas do dia, Flora Victoria e Villela da Matta abordaram a Teoria do Bem-estar e Justiça, do Isaac Prilleltensky, que, inclusive, foi professor da Flora durante o seu mestrado em Psicologia Positiva Aplicada na Universidade da Pensilvânia.

Ainda sobre o conteúdo, nossos coaches aprenderam sobre Engajamento, Teoria das Forças e Intervenções positivas.

Outro momento marcante do dia foi a formatura da turma que realizou o PPC online, nossa formação em coaching com psicologia positiva. Depois de ouvir algumas palavras, os presentes foram parabenizados e receberam o certificado de conclusão do treinamento.

 

E, para encerrar com chave de ouro, Flora falou sobre o SEMEAR, desenvolvido com base em sua tese de mestrado. Para quem não sabe, ele é o programa que contém os fundamentos teóricos e o conjunto de intervenções que guiam as atividades da SBCOACHING Social.

 

A razão de existir da SBCOACHING Social está atrelada à visão compartilhada por Villela da Matta e Flora Victoria em relação aos impressionantes resultados do processo de coaching aliado à psicologia positiva em diversas esferas da sociedade.

Assim, a nossa visão projeta um País onde as pessoas: Possam nutrir emoções positivas em relação à vida, usar o seu pleno potencial, realizar suas metas com mais propósito, ter relacionamentos positivos e uma vida agradável, boa e significativa. Tenham a oportunidade e o direito a felicidade plena e verdadeira.

Dessa maneira, o SEMEAR promove o florescimento humano nos principais jardins da vida: lares, escolas, empresas e sociedade, por meio dos jardineiros: pais, líderes, educadores e governantes.

 

Estreitando relacionamento

O Positive Coaching é sempre também uma excelente oportunidade de relacionamento. Ele reúne pessoas que já fizeram a formação em coaching, mas têm diferentes profissões.

Um dos lugares para a troca de aprendizados e a discussão de planos futuros é justamente o espaço em que ficam os estandes, no qual nós apresentamos nossos treinamentos, eventos, livros e todas as novidades do universo da SBCOACHING.

 

Aliás, falando em novidade, para quem não sabe, em dezembro, teremos um evento inédito, conduzido pelo Villela da Matta.  É o Ultra Revolução, que será realizado nos dias 14 e 15 de dezembro.

E ainda tem a Expo Felicidade, com data marcada de 27 a 29 março de 2020. Já estão confirmados nomes de referência em psicologia positiva, como o professor Robert Diener, além de outros especialistas no tema.

Ambos têm vagas limitadas. Então, já sabe, né? Corra para reservar seus ingressos!

Gostou do artigo?

Espero que sim! Foi muito bom escrever e fazer acontecer esse evento tão especial! Deixe seu comentário, crítica ou sugestão aqui 😉

Ficou interessado em conhecer o Positive Coaching? Clique aqui e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *