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Procrastinação: o que é, causas e como parar de procrastinar

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Talvez a palavra procrastinação soe estranha, mas o que o ato significa faz parte do dia a dia de muita gente.

Afinal, quem nunca deixou para depois uma obrigação que tinha para fazer?

Talvez você mesmo tenha ignorado o famoso ditado popular: não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje.

Pois é, adiar os seus compromissos uma, duas vezes não é algo tão grave, especialmente se ainda estiver dentro de um prazo de relativa tranquilidade.

O problema é quando procrastinar acaba se tornando um hábito e prejudicando a rotina da pessoa. 

Muita gente acredita que a procrastinação é apenas fruto da preguiça, da falta de vontade momentânea de realizar algo, mas não é bem assim.

Conforme veremos mais à frente, existem razões emocionais e até fisiológicas que podem nos levar a esses adiamentos nocivos.

Mas fique tranquilo, se você é um procrastinador de carteirinha, aquele que sempre deixa as coisas para a última hora, vamos trazer neste artigo dicas para cortar esse mal pela raiz. 

Quer saber como? Então, é só se ligar no conteúdo exclusivo que preparamos para você. 

Boa leitura!

O que é procrastinação?

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Procrastinação é o adiamento, a demora, o atraso em realizar determinada atividade. 

Você, muito provavelmente, já sentiu aquela sensação de que qualquer atribuição parece mais interessante que os afazeres mais urgentes.

Digamos que você tenha, por exemplo, uma reunião importante na segunda-feira, na qual é preciso toda uma atenção e um estudo prévio. 

No entanto, ao invés de dedicar parte da sua sexta-feira – dia em que ficou sabendo do compromisso – para se concentrar nisso, você prefere postergar essa ação para a noite de domingo. 

Então, ao longo de todo final de semana, você decide elencar outras prioridades

Arrumar aquele cômodo que há meses não recebe atenção, fazer aquela visita que é sempre adiada, além, é claro, dos passatempos em momentos de descanso.

Por que procrastinamos?

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Vários motivos podem nos levar a procrastinação. 

Quando recebemos uma tarefa com um prazo longo para ser cumprido, nossa reação natural é prorrogá-la para mais perto da data limite. 

Outro caso comum que resulta na protelação são aquelas obrigações que exigem uma responsabilidade elevada para serem realizadas. 

Geralmente, ficamos aguardando uma ocasião ideal – que nunca chega – para que tenhamos todas as condições necessárias para desempenhar um bom papel.

A preguiça, vamos ser realistas, também gera muita procrastinação. 

Você está lá bem tranquilo em sua zona de conforto e acha que esse não é o momento de executar determinada atividade. 

Quais as causas da procrastinação?

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Além desses porquês, existem outras causas da procrastinação, relacionadas a questões emocionais e fisiológicas. 

Confira: 

Psicológicas

Estudos estabelecem relações importantes entre a procrastinação e distúrbios mentais como ansiedade, problemas de autoestima e comportamento autodestrutivo.

Segundo o autor David Allen, criador do método Getting Thing Done (GTD), traduzido para o português como 

A arte de fazer acontecer, existem duas razões psicológicas que levam a pessoa a procrastinar.

A primeira categoria diz respeito aquelas tarefas menos importantes, que servem apenas para atrapalhar o fluxo natural de uma sequência de acontecimentos. 

Como, por exemplo, organizar a sua mesa de trabalho para aumentar a sua produtividade. 

Já a segunda é exatamente o oposto. 

Representa aqueles compromissos mais sérios, que exigem um grau de responsabilidade muito grande e que podem vir a causar consequências de um impacto significativo.

Nesse caso, o exemplo pode ser um trabalhador que adia ao máximo a entrega de determinada demanda por medo dela não estar a altura do que o seu chefe deseja.

O perigo, em qualquer um dos casos, é subestimar a complexidade de uma tarefa, caso a procrastinação deixe de ser episódios esporádicos e passa a se tornar um hábito.

Fisiológicas

Quanto às raízes fisiológicas da procrastinação, a maioria dos estudos, levam ao envolvimento do córtex pré-frontal. 

Para quem não sabe, essa área do cérebro tem como principais funções atuar no planejamento, controle de impulsos, determinação do foco e filtro de estímulos geradores da distração. 

A pouco utilização dessa área, assim como pequenas lesões na região, podem levar ao aumento da procrastinação, uma vez que a pessoa se deixa levar mais facilmente por distrações externas. 

É algo parecido ao que acontece com os pacientes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), em que o córtex pré-frontal é menos usado.

Quais os impactos da procrastinação na sua vida?

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A procrastinação pode trazer muitos impactos na vida de uma pessoa, quase todos eles negativos. 

Em uma apresentação no Youtube, o pesquisador e psicólogo Tim Pychyl, que estuda o tema há mais de 20 anos, explicou que o ato pode afetar não apenas a saúde mental, como a física também. 

Segundo ele, não se trata somente de falta de tempo, procrastinar tem a ver com uma incompetência na hora de gerir as próprias emoções.

Pychyl compara o adiamento das tarefas com outras medidas pouco racionais que tomamos em situações específicas, como beber para afogar as mágoas ou descontar nossas frustrações na comida, por exemplo.

Ou seja, são saídas paliativas, que podem até trazer um bem-estar momentâneo, mas que logo depois já tem o seu efeito encerrado.

Qual a relação entre procrastinação e a saúde mental?

Logo, podemos dizer, sem medo, que procrastinação está diretamente ligada a nossa saúde mental. 

Mais precisamente, com a maneira que lidamos com as nossas emoções desafiadoras e estados de humor negativos – tédio, ansiedade, frustração, ressentimento e insegurança.

Em um estudo realizado por Pychyl, conseguiu-se encontrar a principal definição do porquê as pessoas procrastinam: elas preferem lidar com a urgência imediata de combater o humor negativo do que completar uma tarefa.

Usando outras palavras, o prazer de superar a ansiedade que a obrigação de fazer algo traz é uma prioridade em relação a se comprometer em cumprir a atividade de uma vez.

É a tal história do beber para afogar as mágoas. Mais vale esquecer os problemas por um tempo do que tentar compreendê-los e resolvê-los. 

Por que o ato de procrastinar pode fazer mal à sua saúde?

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O problema é que tudo isso gera um círculo vicioso. 

Como o adiamento de uma incumbência gera um alívio imediato, a nossa tendência é repetir esse comportamento para continuar recebendo esse prazer.

No entanto, os pensamentos que temos à respeito da procrastinação aumentam ainda mais a nossa sensação de culpa o que leva a mais protelações.

Só que essas reiteradas postergações não impactam somente na baixa produtividade, mas também em males a nossa saúde. 

Estresse crônico, sintomas relacionados com a depressão e ansiedade, hipertensão e até doenças cardiovasculares são alguns dos problemas ligados à procrastinação. 

Quais são os tipos de procrastinadores?

Procrastinação não tem a ver com preguiça somente e pode desencadear consequências mais sérias de saúde. 

Se você tem o hábito de empurrar as obrigações com a barriga é bom ficar atento ao seu comportamento.

Descobrir qual tipo de procrastinador você é, é um bom começo. 

Existem dois perfis principais: o relaxado e o tenso-nervoso. 

Conheça, agora, um pouco mais sobre cada um deles.

Relaxado

O tipo relaxado é aquele acha sua obrigações chatas e não vê o impacto que deixar de fazê-las pode causar em uma rotina produtiva. 

Por isso, ele prefere substituir suas responsabilidades por outras tarefas mais prazerosas.

Por exemplo, você dificilmente vai ver um procrastinador relaxado abrir mão de seus hobbies ou da sua vida social ao mesmo tempo que foge de um projeto ou atividade profissional.

Ele evita o causa incômodo, angústia e ansiedade para direcionar as suas energias a passatempos mais agradáveis.

Tenso-nervoso

Já o tipo tenso-nervoso tem uma relação diferente com a procrastinação. 

Ele tem consciência que as suas obrigações são importantes, no entanto, se sente incapaz de conseguir realizá-las, pelo menos, em um primeiro momento.

Então, o que ele faz? Posterga. Deixa para amanhã com a desculpa que vai estar mais descansado e preparado para cumprir suas responsabilidades de maneira mais assertiva.

Acontece que, quando o dia seguinte chega, ele continua se sentindo sem condições de realizar o que precisa. 

Como consequência, a tensão, o estresse e o nervosismo só aumentam, até chegar o ponto de se tornarem insustentáveis.

Como parar de procrastinar?

E aí, conseguiu identificar que tipo de procrastinador é você? 

Assim, fica mais fácil de encontrar saídas para acabar com esses adiamentos que não levam a lugar nenhum. 

Pelo contrário, só trazem sentimentos ruins e aumentam o nosso sentimento de culpa por não estarmos cumprindo com os nossos deveres.

Dicas para parar de procrastinar

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Mas calma, nem tudo está perdido. 

Sempre há tempo para revermos nossas ações e buscarmos uma mudança de hábitos mais positiva. 

Separamos cinco dicas que prometem acabar com a procrastinação. 

Confira, essa transformação só depende de você: 

Identifique um padrão

O primeiro passo é tentar identificar um padrão. 

Procure analisar o que faz você procrastinar: existe algum tipo de atividade específica que promove essa adiamento? 

Ou o que tira a sua atenção do que realmente importa?

Ao se fazer essas perguntas é possível verificar um modo de agir e assim buscar criar mecanismos que evitem esse comportamento nocivo.

Bloqueie estímulos externos

Quem já tem uma dificuldade maior para conseguir se concentrar, qualquer atração externa vai prejudicar ainda mais essa busca pelo foco.

As pessoas que trabalham com home office sofrem muito com isso. 

Volta e meia o entretenimento vai parecer ser mais interessante que as obrigações profissionais.

Uma boa saída é criar um cronograma, que imite uma jornada tradicional, com uma carga mínima de trabalho diário e horários de intervalo e descanso.

Faça uma coisa de cada vez

Se você já está com dificuldades de realizar uma tarefa de cada vez, imagina se resolver assumir mais de um compromisso.

Mesmo que você seja da geração Y e se caracterize pela capacidade multitarefa, priorize terminar uma obrigação primeiro antes de partir para outra. 

Mais vale entregar um serviço bem feito do que dois não tão bons. 

Divida a tarefa em vários passos

Outra boa maneira de evitar a procrastinação e transformar suas responsabilidades em afazeres um pouco mais prazerosos é dividi-los em diferentes partes.

Assim, você pode conquistar pequenos objetivos que vão trazer motivação para concluir com perfeição o compromisso em sua totalidade. 

Transforme uma tarefa complexa em outras menores e mais acessíveis e consiga cumprir com suas obrigações dentro do prazo e sem sofrer com a ansiedade.

Controle antes que se torne um hábito

Como dissemos, adiar uma atividade um ou duas vezes quando o prazo é bem extenso, não é um grande problema. 

A questão começa a ficar séria quando o que era algo eventual e corriqueiro vira hábito.

Por isso, tente ao máximo controlar essa prática antes que ela vire rotina. 

Todas as dicas anteriores vão ajudá-lo nesse sentido. 

Como o coaching auxilia no processo de mudança de hábito?

Além disso, lembre-se que você nunca está sozinho. 

Sempre é possível recorrer ao suporte da principal metodologia de desenvolvimento humano do mundo: o coaching.

Com esse apoio de luxo, você pode se conhecer melhor e sobretudo ser o verdadeiro gestor dos seus sentimentos que, como vimos, é fundamental para quem busca combater a procrastinação.

Conte com o processo de coaching e utilize os seus pontos fortes para mudar aqueles hábitos que são nocivos a sua vida e que impedem você de conquistar os seus objetivos. 

Conheça aplicativos contra procrastinação

A tecnologia – que traz benefícios a diferentes segmentos – também está ao seu lado no combate à procrastinação.

Fizemos uma lista com sete aplicativos que prometem acabar com o adiamento de tarefas. São exemplos de programas dos mais básicos e conhecidos até inovações menos famosas: 

Pomodoro

O app utiliza o mesmo método desenvolvido por Francesco Cirillo nos anos de 1980, que consiste em manter o foco em uma atividade durante 25 minutos. 

Segundo Cirillo, essa divisão de tempo, com intervalos pré-determinados, aumenta a agilidade mental. 

TeuxDeux

É mais fácil manter uma planejamento seguindo um cronograma. 

O TeuxDeux funciona como um gerenciador de listas, você pode criar categorias e hierarquizar tarefas por ordem de importância. 

Além disso, atividades programadas não feitas são transferidas automaticamente para o próximo dia.

Asana 

App famoso na administração e execução de tarefas. 

Ele funciona muito bem tanto no gerenciamento de trabalhos em equipe, quanto na organização de uma rotina individual. 

Freedom 

Os estímulos externos são os principais pontos fracos do procrastinador. 

Para ajudar você a manter o foco, o Freedom bloqueia páginas por até oito horas, impedindo que a sua atenção se dissipe e a sua produtividade diminua.

Instapapper

O Instapapper tem um objetivo semelhante ao anterior: impedir que você caia em armadilhas que tirem a sua atenção.

No entanto, a abordagem é diferente. 

Ele permite que você acesse conteúdos em ambientes seguros, sem anúncios ou pop-ups.

StayFocused 

Ele não é um aplicativo, mas sim uma extensão do navegador Chrome. 

Sua principal aplicação é limitar o tempo que você perde navegando em alguns sites. 

O controle das páginas e o limite de navegação é seu.

Toggl 

É um dos apps mais completos no sentido de gestão do tempo

Com ele é possível mensurar o tempo exato gasto em cada atividade e visualizar graficamente todos os dados coletados. 

Assim, você consegue fazer uma análise mais ampla de como está utilizando as suas horas de produção.

Livros sobre procrastinação

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Se você não é muito adepto às tecnologias ou está em busca de mais opções para entender um pouco mais sobre a procrastinação, os livros a seguir são ótimas alternativas nesse sentido:

A arte da procrastinação, de John Perry

Criado para procrastinadores de carteirinha, o livro mostra que é possível realizar muitas coisas (e de maneira bem feita) mesmo as deixando para depois. 

Para isso, é preciso reconhecer o seu hábito de deixar tudo para depois.

Disciplina Inabalável, de Paulo Wesley

Voltado para aqueles que querem conquistar os seus objetivos, a obra ensina como criar disciplina e ter força mental para ir em busca dos seus sonhos

É uma ótima pedida para quem quer vencer a procrastinação e atingir o sucesso.

ProcrastinAÇÃO, de Lílian Soares

O título do livro já diz muito: como vencer o ato de procrastinar através da ação, atitudes que vão impedir você de adiar tarefas. 

Soares convida o leitor a, junto com ela, ir em busca da produtividade. 

O Coaching como ferramenta de transformação

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Aplicativos e livros podem ser elementos complementares importantes na sua busca pela melhor versão de si mesmo. 

Todos esses recursos podem ajudar na conquista dos seus objetivos e na potencialização dos resultados atingidos pelo coaching, a sua ferramenta de transformação.

É inegável que a metodologia de desenvolvimento humano é a mais indicada para quem deseja mudar de hábitos e ir atrás do seu potencial infinito.

Pare de procrastinar e invista em uma formação que realmente vai impactar positivamente a sua vida. Acesse o site da SBCoaching e conheça os diferentes cursos que a instituição oferece.

Chega de empurrar mais essa decisão com a barriga. Suas metas pessoais e profissionais não vão se realizar sozinha.

Conclusão

Não deixe para amanhã, o que pode ser feito hoje. 

A sabedoria popular diz tudo nesse ditado. 

Ainda mais depois de descobrir que procrastinação não é sinônimo apenas de preguiça, pode ser algo muito mais sério e precisa ser evitado antes que se torne um hábito.

Sua saúde mental e física está em jogo, não brinque com isso. 

Esse é o tipo de coisa que não dá para empurrar com a barriga.

Não procrastine. Nos conte agora mesmo as suas impressões a respeito deste artigo que você acabou de ler. 

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