Posted in:

Profissões do futuro: o que são, tendências e principais áreas

profissoes do futuro o que sao tendencias principais areas

Você conhece ou já ouviu falar nas chamadas profissões do futuro?

Sabe quais profissões serão tendência daqui a alguns anos? Ou quais delas estão destinadas a desaparecer com o tempo?

Se a resposta é não, você corre o risco de estar desatualizado e investir em carreiras que se tornarão obsoletas em poucos anos.

É fundamental conhecer as inovações que estão surgindo no mercado para saber qual caminho seguir e, assim, garantir o sucesso profissional.

Para se aprofundar no assunto, continue lendo este artigo.

Você vai descobrir quais áreas estarão em alta num futuro próximo e como se preparar para essas novidades. 

Boa leitura!

O que são profissões do futuro? 

profissoes do futuro o que sao

Profissões do futuro nada mais são do que as ocupações mais promissoras, que deverão se valorizar rapidamente nos próximos anos.

E a razão disso acontecer é simples.

Atualmente, a demanda por profissionais com essas habilidades começa a despontar, e a tendência é que ela só aumente.

Portanto, o profissional que estiver apto a exercer qualquer das profissões do futuro estará à frente de seus pares, garantindo as melhores posições no mercado e receitas maiores.

Isso porque, a partir do momento em que uma determinada ocupação é valorizada, a procura por profissionais que estejam habilitados para exercê-la aumenta. 

Consequentemente, o valor da sua mão de obra também se eleva.

Daí as vantagens de se preparar com antecedência e adquirir qualificação para as profissões do futuro.

Quais são as principais profissões do futuro? 

profissoes do futuro quais principais

Como citamos acima, conhecer as profissões do futuro é extremamente importante para quem deseja se destacar e garantir uma boa colocação no mercado. 

Mas você sabe quais profissões serão tendência daqui há alguns anos ou décadas?

É óbvio que não se pode dizer, com certeza, se essas ocupações ganharão muita relevância, porém há previsões bastante realistas nesse sentido.

Elas levam em consideração tendências que já despontam atualmente, em especial as inovações tecnológicas e maior demanda por especialização.

Listamos, a seguir, algumas dessas ocupações:

  • Atendente online de pacientes
  • Analista de Big Data
  • Designer Instrucional
  • Engenheiro de Mobilidade
  • Geneticista
  • Bioinformacionista
  • Gestor de user experience
  • Perito forense virtual
  • Gestor de memória virtual
  • Advogado voltado para proteção de dados
  • Designer de RA (Realidade Aumentada)
  • Investigador de Dados
  • Terapeuta de saúde mental
  • Gestor de showroom.

Como podemos observar, algumas profissões ainda irão surgir no mercado, enquanto outras já existem, mas serão aperfeiçoadas para conquistar ainda mais relevância nos próximos anos.

Quais áreas estarão em alta no mercado de trabalho?

profissoes do futuro quais areas estarao em alta

Uma reportagem sobre profissões do futuro publicada pela revista Forbes mostrou não apenas as carreiras que estarão em alta nos próximos anos, mas também algumas áreas que se tornarão promissoras no mercado de trabalho. 

A maioria das profissões que serão tendência nas próximas décadas pertence a esses segmentos. Abaixo, conheça alguns deles.

Coaching

O coaching é um dos setores que devem experimentar grande crescimento nos próximos anos, e isso não é à toa.

Afinal, através desse processo, pessoas podem desenvolver todos os tipos de competências e habilidades para alcançar as metas desejadas. 

Essa metodologia também promove o autoconhecimento, empatia, capacidade de liderança, empreendedorismo e outras qualidades essenciais para uma carreira de sucesso.

Justamente por ser focado nesse aprimoramento e aperfeiçoamento, o coaching é uma área que promete estar em alta no mercado de trabalho por muito tempo. 

Sustentabilidade

Cada vez mais, as empresas estão preocupadas em utilizar os recursos naturais de forma correta e adotar ações mais conscientes e sustentáveis dentro de suas corporações. 

Isso ocorre por dois motivos. 

O primeiro é que as próprias empresas têm percebido que, se não gerenciarem seu consumo, não terão mais recursos no futuro. 

Além disso, os consumidores têm exigido esse tipo de posicionamento por parte das marcas.

Portanto, se você aprecia negócios ligados à sustentabilidade, pode ser bastante vantajoso investir no seu aperfeiçoamento e buscar oportunidades nessa área.

Infraestrutura

profissoes do futuro infraestrutura

A modernização de processos construtivos faz da área de infraestrutura uma das mais promissoras do mercado, principalmente para profissionais que se especializarem em internet das coisas, big data e automação. 

Em um futuro próximo, prédios, residências, pontes, ruas e outras construções serão projetadas de forma inteligente, com o auxílio da inteligência artificial.

Portanto, haverá forte demanda por mão de obra qualificada nesse segmento de mercado. 

Saúde e Qualidade de Vida

O aumento de males crônicos como diabetes e doenças cardiovasculares tem motivado as pessoas a adotar hábitos mais saudáveis e investir em qualidade de vida. 

Por isso, muitas profissões do futuro estarão ligadas a essas áreas. 

Uma delas é a telessaúde. Nesse cenário, especialistas podem atender e diagnosticar pacientes remotamente, democratizando o acesso a serviços especializados.

Recursos Humanos

Outra área que deverá crescer nos próximos anos é a de RH. 

As empresas têm percebido que a escolha de bons profissionais desde o primeiro momento faz toda a diferença para os resultados do negócio. 

Assim, profissionais que auxiliam nessa escolha e na construção de equipes serão cada vez mais valorizados. 

Marketing e Vendas

Na era digital, mudança de comportamento dos consumidores tem gerado uma verdadeira revolução em tudo o que tem relação com o marketing.

Logo, nos próximos anos haverá uma valorização dos profissionais que saibam analisar o comportamento dos consumidores e, com base nisso, elaborar estratégias mais assertivas.

Tecnologia da Informação (TI)

O avanço rápido da tecnologia fará com que a área de TI vai esteja em constante ascensão. 

Hoje já são produzidas quantidades exorbitantes de dados, e a tendência é que isso aumente. 

Consequentemente, será necessário contar com profissionais que possam não só analisar esses dados, mas também criar estruturas de captação.

Direito

A captação, armazenamento e uso de dados envolvem questões éticas cruciais, relacionadas à privacidade.

Nesse cenário, cresce o número de batalhas judiciais quanto ao uso dos dados e, como resultado, a demanda por advogados e outros profissionais de Direito.

A tecnologia e o mercado de trabalho 

profissoes do futuro tecnologia mercado de trabalho

Quando falamos sobre o mercado de trabalho, é impossível não associá-lo à tecnologia. 

Desde meados do século XIX, o surgimento de novas tecnologias vem impactando diretamente as profissões e estimulando o surgimento de novas ocupações no mercado. 

A invenção de máquinas na lavoura, por exemplo, fez com que os trabalhadores rurais tivessem que se adaptar ao novo jeito de plantar e colher. Aqueles que não se atualizaram acabaram perdendo seus empregos.

O mesmo aconteceu com a automatização das indústrias. Antes das máquinas, todo o trabalho operacional era feito por funcionários.

Quando os processos foram automatizados, funções antes desempenhadas por uma equipe de 10 trabalhadores passaram a ser feitas por uma única máquina, obrigando a maioria dos empregados a se capacitar para atuar na área de Serviços.

Para se ter uma ideia desse avanço, na década de 1950 o setor industrial representava 40% do total de empregos dos Estados Unidos. Hoje, ele representa apenas 5%.

Os avanços tecnológicos continuam fomentando mudanças. 

As profissões que deverão estar em alta em 2020 podem ser bem diferentes daquelas que despontarão em 2025, devido ao ritmo acelerado das inovações tecnológicas.

Quais as principais mudanças no mercado de trabalho?

profissoes do futuro quais principais mudancas

Antes, o mercado de trabalho valorizava muito os profissionais que tinham conhecimentos específicos em determinadas funções. 

Com o passar do tempo, cresce a valorização por profissionais e equipes multidisciplinares. Ou seja, é importante aprender sobre diferentes segmentos de mercado, especialmente aqueles que estão relacionados à atividade que o trabalhador desempenha.

Outra transformação evidente ocorre nos tipos de trabalho disponíveis. Anteriormente, havia muitas ocupações com rotinas operacionais, exigindo esforços físicos ou tarefas repetitivas.

Nos últimos anos, carreiras ligadas a criatividade e relacionamentos estiveram em ascensão, e essa tendência deve se manter por décadas.

O motivo dessa mudança se deve ao fato de que essas duas características são intrinsicamente humanas e, portanto, não podem ser substituídas por máquinas. 

Um robô pode executar de forma exata um movimento em um processo industrial. Contudo, ele não consegue conduzir uma negociação entre fornecedores. 

Por isso, o estudo sobre profissões do futuro da Forbes, bem como outros do gênero, mostram que as carreiras de destaque nos próximos anos estão diretamente ligadas à tecnologia, mas, ao mesmo tempo, a questões mais humanas. 

Dicas para se preparar para as profissões do futuro 

profissoes do futuro dicas para se preparar

O principal insight para se preparar é adquirir qualificação nas áreas que terão maior demanda nas próximas décadas.

Por isso, preparamos uma lista com detalhes para você começar a se preparar agora mesmo. 

Seja programador

Ter conhecimentos na linguagem da programação vai abrir portas para uma série de possibilidades para você. 

Esse segmento é uma das grandes apostas para qualquer área de atuação no futuro, quando a convivência com máquinas no trabalho se tornará cada vez mais comum, exigindo profissionais que compreendam sua linguagem. 

Ao se tornar um programador, você poderá atuar em praticamente todos os segmentos do mercado de trabalho; desde o setor de saúde até o varejo. 

Todos eles utilizam algum tipo de programa ou aplicativo para a realização de tarefas e operações diárias. 

Seja cientista social

Um cientista social estuda a forma como o homem se porta na sociedade. Ele desenvolve pesquisas sob diferentes aspectos, desde o político até antropológico.

Portanto, esse profissional tem um grande leque de opções de atuação.

Sendo um cientista social, você poderá atuar em empresas privadas, públicas ou ONGs, desenvolvendo projetos em Recursos humanos assessoria de imprensa, marketing entre outros departamentos. 

Como se preparar para as profissões do futuro?

Para se manter atualizado, é necessário que você busque ampliar seus conhecimentos e habilidades. 

Em um futuro bem próximo, os profissionais com uma cartela variada de conhecimentos e competências é que terão mais chances de se destacar no mercado. 

Logo, é importante realizar cursos de diferentes áreas de atuação, principalmente daquelas citadas no tópico anterior. Além disso, é essencial investir em autoconhecimento, no desenvolvimento e aprimoramento das próprias habilidades. 

Nesse cenário, uma excelente alternativa é procurar por um profissional qualificado em coaching. 

Através desse processo, você conseguirá ter mais clareza sobre o que é preciso para seu crescimento na carreira, traçando metas tangíveis que levarão à conquista dos sonhos.

Durante essa jornada de conhecimento, você terá diversas oportunidades e sugestões para aperfeiçoar suas competências pessoais, e até mesmo desenvolver novas habilidade que serão de extrema utilidade no mercado de trabalho atual e do futuro. 

Quais profissões serão extintas no futuro? 

profissoes do futuro quais serao extintas

Uma das dúvidas mais frequentes entre os profissionais é sobre quais profissões serão extintas no futuro. Existem muitas previsões quanto a isso, que são baseadas em avanços tecnológicos e novos comportamentos do consumidor.

Contudo, é importante ter em mente que nem todas as previsões realmente se concretizam. 

Vale ficar de olho nas profissões que têm muitas tarefas operacionais, pois elas podem se extinguir ou ser delegadas à inteligência artificial, que fará o mesmo serviço com um investimento menor.

Outras ocupações tendem apenas a se modificar para atender às novas necessidades do mercado.

Veja, abaixo, as profissões que devem perder popularidade ao longo dos próximos anos.

Agente de viagens

Contar com uma pessoa para planejar uma viagem foi uma necessidade durante décadas, mas essa ocupação vem perdendo relevância.

Isso porque, com os avanços nos serviços ofertados pela internet e nas informações disponíveis gratuitamente pela rede, os próprios viajantes montam seu planejamento e itinerário. 

Existem sites em que é possível contratar desde as passagens aéreas até hospedagem, aluguel de carro e passeios.

Analista de risco

Por conta de tecnologias como big data e inteligência artificial, o analista de risco também vem perdendo relevância. 

Hoje em dia, já existem ferramentas que conseguem prever todos os tipos de riscos, apontar medidas preventivas e corretivas.

Caixa de supermercado

Muitos supermercados e outros estabelecimentos do gênero já contam com caixas automatizados, nos quais os próprios clientes podem passar suas compras e pagar por elas. 

Por meio de inovações como a internet das coisas – que permite a comunicação de objetos através da rede -, também estão surgindo lojas onde não há funcionários, nem é preciso passar pelo caixa, pois a tecnologia identifica os produtos comprados e cobra o valor do cliente via cartão de crédito.

Motorista/piloto

Há pouco tempo, modelos de automóveis autônomos pareciam coisa de filme futurista, mas eles são uma realidade presente em diversos países.

A expectativa é que, em breve, a indústria encontre meios de popularizar essas invenções, dispensando profissionais que trabalham na condução dos veículos.

Contadores e auditores

Essas profissões também tendem a desaparecer por conta da automação, IoT e inteligência artificial. 

Com o uso dessas tecnologias, processos que exigem o acompanhamento desses especialistas serão automatizados. 

Assim, não haverá mais a necessidade de acompanhamento ou verificação por um profissional, tendo em vista que as chances de alguma falha ou erro acontecer são bem menores quando essas tarefas são executadas por máquinas.

Conclusão

Conhecer as profissões do futuro é fundamental para se preparar para o mercado de trabalho, priorizando as demandas dos próximos anos.

Mas reconhecer e desenvolver os atributos necessários para uma carreira promissora nem sempre é uma tarefa simples. 

A boa notícia é que existe um processo que ajuda no aperfeiçoamento pessoal e profissional, servindo aos mais diversos propósitos.

Investindo no coaching, você poderá desenvolver as competências de que precisa para se inserir nas novas demandas que estão surgindo, fortalecendo a criatividade e relacionamentos. 

Assim, você estará pronto para garantir um lugar de destaque no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *