Posted in:

Saiba o que é Psicologia Positiva e como ela pode mudar sua vida

Quem busca evoluir em suas atitudes e ter uma nova visão sobre a vida tem na Psicologia Positiva técnicas capazes de promover resultados assertivos. Essa é a metodologia ideal para encarar os desafios como oportunidades e demonstrar otimismo no dia a dia.

Mas como alcançar o mínimo de bem-estar quando, a cada minuto que passa, repetimos nossos comportamentos e condutas? Venha com a gente descobrir algumas técnicas da Psicologia Positiva para o seu dia a dia. É hora de passar a ver a vida como uma chance permanente de ser e fazer melhor.

O que é a Psicologia Positiva?

Afinal, o que é Psicologia Positiva? Todos buscam a felicidade, um estado de harmonia que é único para cada indivíduo. Acontece que, historicamente, o campo da Psicologia sempre esteve muito mais focado em tentar entender as doenças e as desordens relacionadas à mente humana.

A Psicologia Positiva surge, justamente, da percepção de que era preciso mudar esse ciclo. A interpretação aqui é a de que, a partir da observação dos aspectos e comportamentos positivos, torna-se possível promover novas perspectivas. Assim, seus adeptos se dedicam a compreender como a felicidade pode ser não apenas despertada, mas também mantida.

Origem da Psicologia Positiva

O uso do termo Psicologia Positiva não é exatamente novo. Ainda em 1954, Abraham Maslow aborda a questão em seu livro A theory for Human Motivation. No entanto, ela só passa a ser encarada como uma área da Psicologia no final da década de 1990 — mais precisamente em 1998.

Foi quando a Psicologia Positiva de Martin Seligman surgiu em seu discurso de posse como presidente da Sociedade Americana de Psicologia. Desde então, sua defesa é de que a felicidade deve ser cultivada diariamente, a partir de uma visão mais positiva da vida.

Uso da Psicologia Positiva nas empresas

A Psicologia Positiva busca auxiliar o indivíduo no desenvolvimento e na potencialização de suas habilidades. E isso não vale apenas para o âmbito pessoal. Não por acaso, cada vez mais gestores têm se dedicado a adotar a Psicologia Positiva nas empresas.

Nesse caso, o objetivo é encontrar formas de potencializar os talentos e as virtudes dos funcionários. Além disso, no lugar de forçar que uma pessoa desenvolva habilidades que nada tenham a ver com o seu perfil, adotar a Psicologia Positiva nas organizações permite dar uma chance para que cada um trabalhe naquilo que melhor desempenha.

Técnicas para aplicar a Psicologia Positiva em sua vida

Depois de conhecermos o que é a Psicologia Positiva, chegou a hora de abordarmos alguns exercícios e técnicas na prática, para que você possa adotar uma postura mais otimista e chegar ao tão sonhado estado de felicidade. Então, veja por onde começar.

Escreva uma carta de gratidão

Pense em três pessoas que, independentemente do motivo, fizeram diferença em sua vida. Agora, é a hora de parar e refletir sobre tudo que deseja dizer a ela. Não poupe palavras nem tente esconder seus sentimentos. Depois que tiver escrito cada uma das cartas, aproveite e faça a entrega pessoalmente.

Confie mais em sua capacidade

Já parou em frente ao espelho e avaliou como você se enxerga? Olhe para dentro e tente entender quem é essa pessoa e como você se sente em relação a ela. Relacione e reflita sobre tudo que já realizou, sua autoconfiança, batalhas e conquistas. Você não teria chegado até aqui se não fosse capaz.

Pratique o bom humor

O objetivo aqui é incentivar você a valorizar o que há de melhor na sua rotina e permitir que o seu humor seja leve, um reflexo do otimismo e da gratidão que, aos poucos, tomam conta de você. É um exercício diário e, garantimos, contagiante. Aprenda até mesmo a rir de você.

Seja gentil com um desconhecido

Faça o exercício de ser gentil e oferecer o seu melhor. A gratidão que essas pessoas vão sentir por receber auxílio faz sua vida ganhar um novo sentido. Ainda que não sejam pessoas do seu convívio, vale a pena praticar a gentileza. É claro que a dica também vale para aqueles que estão com você diariamente.

Aprecie os detalhes

Podemos — e devemos — ser feliz todos os dias. Não espere pela realização do grande sonho nem pela chegada daquela pessoa especial. Aproveite para extrair de cada momento o que ele oferece de melhor. Na maioria dos casos, são detalhes apenas ignorados. Então, faça diferente daqui para frente!

Esteja próximo de pessoas positivas

Estar próximo de pessoas que exalam otimismo e positividade ajuda você a reforçar esse espírito. É algo que contagia o ambiente! Por isso, evite quem parece estar sempre pronto a achar empecilhos no lugar de soluções. Nesses casos, quando você menos percebe, já está colocando dúvidas em sua cabeça.

Aprofunde seus conhecimentos sobre a Psicologia Positiva

Conheça mais sobre essa metodologia que pode ser alinhada ao Coaching e trazer resultados ainda mais prósperos para sua vida. Conheça as formações oferecidas pela SBCoaching, otimize seu potencial e viva uma vida mais feliz e realizada.

Quer melhorar seus hábitos? Baixe agora nosso e-book gratuito: “Como ser mais feliz e realizado com hábitos de sucesso”.


Personal & Professional Coaching

11 Comentários

Deixe um comentário
  1. Gostei muito do artigo, pois é bastante elucidador e dissipa muitas dúvidas acumuladas ao longo de nosso formação existencial.
    Realmente, não eu, desculpe-me a franqueza, mas tenho um pessoal que vive uma vida muito ruim e precisa muito dessas reflexões para que evitem sofrer e fazer outros sofrerem…
    Envie-me para meu e-mail todas as informações possíveis para que possamos estar ciente de todo o material capacitador, muito obrigado!

  2. A SBCoaching, e uma excepcional instituição, quando o assunto é COACHING E psicologia positiva. Fiz a formação em master lider coaching e também o POEX e com certeza foram capacitações que mudaram minha vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *