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A rotina acelerada não deve ser desculpa para pular refeições ou substituí-las por alimentos calóricos durante todo o dia.

A rotina acelerada não deve ser desculpa para pular refeições ou substituí-las por alimentos calóricos durante todo o dia. Não ter tempo para comer é um hábito prejudicial à saúde e, consequentemente, ao desempenho profissional.

Cuidado com os excessos

O descaso com a alimentação ocorre, principalmente, no escritório. Com horários apertados, torna-se difícil evitar pequenas guloseimas ou fazer jejuns prolongados. Para evitar problemas maiores, é interessante mudar o comportamento, inserindo atitudes simples à rotina.

Algumas dicas de como ter qualidade de vida no trabalho podem dar mais disposição para realizar as atividades diárias:

  • Faça a ingestão de comidas saudáveis antes de sair de casa para a empresa. O café da manhã deve ser reforçado com frutas, cereais, sucos e leite.
  • Evite passar mais de três horas sem comer. Para isso, faça um lanche durante o expediente. Frutas, iorgurte, barras de cereal, biscoitos sem recheio ou pequenos sanduíches feitos de pão integral são opções práticas e viáveis. É importante também resistir aos doces oferecidos pelos colegas.
  • O cardápio do almoço deve ser balanceado e variado, sem esquecer das  verduras e legumes. As saladas são uma boa opção em restaurantes por quilo ou a la carte. Reserve alguns minutos para se sentar, mastigar com calma e desfrutar do sabor da comida.
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O café da manhã deve ser reforçado com frutas, cereais, sucos e leite.

  • Substituir a refeição por lanche pode ser uma saída, mas não deve se tornar uma regra. Faça isso apenas nas ocasiões em que for extremamente necessário.
  • Se almoçar fora, aproveite para caminhar na volta ao local de trabalho. Isso ajudará a fazer a digestão e aliviar o estresse.
  • Evite exagerar no uso de máquinas de café, chocolate quente ou cappuccino. Não consuma mais que duas xícaras desses líquidos em cada período do dia, mesmo dispensando o açúcar e utilizando o adoçante. Se possível, troque essas bebidas por chá de frutas ou de ervas.
  • Beba bastante água. Ela deve ser ingerida a qualquer hora, principalmente quando se sente fome, cansaço ou qualquer outro tipo de desconforto. Prefira o líquido em temperatura ambiente para um efeito desintoxicante no organismo.
  • Tenha sempre algo saudável para comer guardado na gaveta. Assim, você não passará sufoco caso precise estender um pouco mais o expediente.

Uma ajuda especializada

O método coaching de vida pode auxiliar no processo de aprendizado e planejamento alimentar. Com ele, é possível controlar o que se ingere sem dietas irresponsáveis ou falta de orientação. O coach tem o papel de desenvolver um projeto direcionado e personalizado para atingir o objetivo maior, que é conquistar hábitos mais saudáveis.