mulher desenho crm

O CRM é de fundamental importância para a saúde financeira do empreendimento.

Em uma empresa, a gestão do relacionamento com o cliente, também conhecida pela sigla CRM (Customer Relationship Management), é de fundamental importância para a saúde financeira do empreendimento. Afinal, é por meio da interação entre os agentes da oferta e da procura que o negócio prospera. No entanto os conceitos de CRM, que prezam pela satisfação e fidelização do cliente, não se aplicam apenas ao mundo corporativo. Eles também podem e devem ser usados para o desenvolvimento pessoal, ajudando o indivíduo a ter uma melhor qualidade de vida. Nesse contexto, o propósito, a exemplo do conceito original, também é administrar a saúde das relações. Na adaptação da técnica para além da venda de produtos e serviços, os atores da demanda são representados pelos cônjuges, pais, filhos, colegas de trabalho e amigos.





Aplicando nas atividades diárias

Adaptada para o dia a dia, a metodologia se torna um modelo de gestão pessoal e pode, inclusive, trazer benefícios para a carreira profissional de quem a tem como exercício. Confira algumas dicas que ressaltam as qualidades do CRM: – Ouvir e interpretar: antes de buscar qualquer objetivo, é essencial estar preparado para escutar. Mas não só isso. Além de ouvir, é preciso saber interpretar as informações, mantendo sempre o foco no emissor da mensagem e compreendendo o que ele procura.

caneta marca texto crm

O resultado obtido com essas atitudes é uma série de benefícios.

– Identificar necessidades: por meio de uma comunicação eficaz, que se baseia no que é ouvido, dialogado e compreendido, é possível conhecer o que o outro deseja. Esse procedimento ajuda a evitar mal entendidos e contribui para tornar mais claro o que se deve fazer e os resultados que se espera obter com determinadas ações. – Avaliar e agir: a partir do momento que as necessidades são identificadas, seja por meio de um pedido, um elogio ou uma crítica, que funcionam como uma espécie de feedback, é preciso tomar uma atitude a respeito. No entanto é importante saber avaliar cada necessidade com cuidado e agir conscientemente. O resultado obtido com essas atitudes é uma série de benefícios. Entre eles, o desenvolvimento de fatores primordiais para alcançar um cotidiano cada vez mais dinâmico, a exemplo da organização, da disciplina, do melhor aproveitamento do tempo e da consequente criação de laços fortes entre os atores envolvidos. Diante disso, o CRM se mostra uma técnica eficiente também no dia a dia. Afinal, habilidades como saber ouvir, interpretar e agir são fundamentais em qualquer tipo de relacionamento. E quanto mais se aprimora essas técnicas, melhores são os frutos a colher.