ter uma boa noite de sono

Em um cotidiano cada vez mais agitado, no qual a maioria dos reles mortais possuem preocupações como contas a pagar, relacionamentos, trabalho, filhos e entre outras situações que não permitem que tenham uma boa noite de sono, até da pessoa mais “relax” desse mundo. Mas o que fazer para aproveitar de uma noite tranquila e proveitosa, mesmo com as adversidades da vida?

Para responder tal pergunta, a SBCoaching selecionou algumas dicas para que você possa relaxar e ter o descanso necessário para realizar suas tarefas do dia a dia com êxito.


Por que é importante dormir extremamente bem?

Descansar efetivamente e ter uma boa noite de sono é essencial por ser muito produtivo e facilitar seu processo de aprendizado, além de prevenir malefícios, como: falta de concentração, lapsos de memória, alta irritabilidade, mau humor e reflexos comprometido.  “Cronicamente, noites mal dormidas podem trazer danos irreversíveis à saúde, como o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e até degenerativas” alerta o neurologista Leandro Teles, em entrevista ao portal da revista Corpo a Corpo.

O que fazer para obter uma noite de sono plenamente satisfatória?

Devido a uma série de problemas que não ter uma boa noite sono pode causar, muitas pessoas não conseguem “pregar os olhos” a noite. De acordo com Leandro Teles, isso se deve a três aspectos fundamentais, que são: ambiente, o indivíduo e comportamento.

Dicas para proporcionar noites tranquilas sem insônia

Também de acordo com neurologista Leandro Teles, nos casos mais simples, é necessário que a pessoa se atente a manter um ambiente propício ao sono, controle a ansiedade, o estresse, durma em horários regulares, pratique atividades físicas, etc.

Agora para aqueles casos mais complexos, o neurologista Leandro Teles, diz que  é necessário:

  1. Manter uma regularidade é fundamental, por isso, procure dormir e despertar em torno do mesmo horário e tente não alterar demais essa rotina até mesmo em finais de semana e feriados.
  2. Reestruture seu ambiente de sono. Dê atenção ao conforto, silêncio, temperatura e iluminação.
  3. Desligue fontes luminosas diretas (celulares, tablets, notebook, televisor, etc.) cerca de 40 minutos antes do horário que deseja dormir. Prefira iluminação indireta e em baixa tonalidade.
  4. Não consuma álcool próximo ao horário de dormir, pois ele desorganiza o sono. Evite também estimulantes como a cafeína, que podem te manter agitado.
  5. Antes de deitar, consuma pouca quantidade de comida, opte por alimentos de fácil digestão e não abuse dos líquidos (para não ter que ir ao banheiro durante a madrugada).
  6. Pratique exercícios físicos regularmente, priorizando os aeróbios e ao ar livre. Mas atenção: evite atividade física nas duas horas que antecedem o sono.
  7. Faça alguma atividade de transição entre o trabalho e o sono. Leia, ouça música, assista televisão, tome um banho prolongado, enfim…qualquer atividade que desligue o cérebro dos problemas do dia a dia.
  8. Controle o peso e as doenças clínicas que atrapalham o sono.
  9. Só utilize medicamentos para dormir sob prescrição e acompanhamento médico.
  10. Utilize técnicas de coaching para aliviar o estresse.