Posted in:

Recolocação profissional: confira dez dicas para conquistá-la

recolocação profissional

Após a saída de uma empresa, a busca da recolocação profissional pode trazer muitas dúvidas e inseguranças para o indivíduo. Já que, com o tempo, muitas coisas acabam sendo atualizadas e, por isso, cria-se um receio de não se adequar ao mercado.

Aí você se pergunta: “Como me recolocar no mercado de trabalho?”. Saiba que, independentemente das suas condições ou experiências, com dedicação e persistência, é possível voltar à ativa e conquistar a recolocação profissional, que poderá até mesmo lhe dar um cargo que traga mais satisfação e felicidade.

Por onde começar?

Acima de tudo, o importante é não se entregar à condição do desemprego e continuar a luta em busca de recolocação. Por isso, não dê tempo para o comodismo e comece o mais rápido possível a procurar uma nova oportunidade.

Isso pode parecer desafiador, contudo, analise como foi sua última experiência de recolocação profissional, valorize suas habilidades de persistência, proatividade e entenda que, assim como você alcançou a última vaga, conquistará a próxima, que será uma nova chance de alavancar a sua carreira

Confira abaixo dez dicas para auxiliar você no processo de recolocação.

1.Analise sua carreira e experiência profissional

Se você está em busca da recolocação no mercado de trabalho, esse é o momento certo de rever todas as suas vivências e se você está feliz em seu segmento ou área de atuação.

Desse modo, vale a pena se manter na mesma profissão? Ou será a hora de você mudar para a área que sempre desejou trabalhar? Aproveite esse momento para refletir a partir dessas questões, e, aí então, você estará preparado para seguir para as próximas etapas do processo.

2. Defina suas metas e objetivos

Esse é o momento de planejar todos os seus passos para a recolocação profissional. Qual a profissão em que deseja atuar? Ela necessita de mais alguma formação ou experiência? O que fazer para alcançá-la?

A partir daí, defina quais são as suas capacidades a serem aprimoradas e até mesmo as empresas e vagas das quais você pretende disputar os processos seletivos. Desse modo, fica mais fácil visualizar suas metas e alcançá-las.

3. Aprimore seus conhecimentos

O conhecimento é uma das principais ferramentas que criam destaque e prestígio em um profissional. Por isso, durante sua rotina, defina um tempo diário para fazer um curso e estudar um conteúdo novo ou potencializar as habilidades que você já possui.

Hoje em dia, existem várias plataformas de estudo, que podem ser até mesmo on-line, que auxiliarão você nessa descoberta.

4. Construa um portfólio e um CV atrativo

Para conquistar a recolocação no mercado é importante se destacar, tendo habilidades diversas e um currículo atrativo. Por isso, foque em construir um novo CV (curriculum vitae) inspirado no que é necessário para alcançar a vaga desejada.

Invista em um modelo personalizado, objetivo e claro, evitando páginas extensas e informações desnecessárias.

5. Esteja aberto a novas alternativas de contratação

Às vezes, a sua chance de recolocação está longe dos meios tradicionais de contratação. Por isso, abra o leque de oportunidades e veja novas formas de trabalho, que vão além da CLT, como home office, pessoa jurídica ou freelancer.

Entenda que isso pode ser uma nova maneira de ganhar experiência e enaltecer o seu currículo.

6. Faça um bom networking

Construa uma boa rede de contatos de pessoas conhecidas e que estejam inseridas no meio em que deseja atuar. Além da amizade, essa relação é uma boa chance de aprender com a experiência compartilhada por profissional e ter novas oportunidades de vagas.

7. Seja positivo

Procure sempre trabalhar e valorizar seus pontos fortes, mantendo uma visão otimista e boa de si mesmo e da situação do mercado. A cada nova tentativa, dê o melhor de si mesmo, de modo a apresentar para a instituição o quão valioso você é e o quanto merece entrar para a companhia.

8. Faça um bom marketing pessoal

Mais do que simplesmente saber que você é um bom profissional, é necessário se mostrar ao mercado. Por isso, mantenha suas redes sociais sempre atualizadas e ativas, principalmente o LinkedIn.

Compartilhe seus trabalhos, experiências de vida e carreira para que todos possam ver quem você é.

9. Prepare-se para entrevista de emprego

Se você já investiu em um bom currículo e capacitação, foque na entrevista de emprego. Treine para que você consiga falar de si mesmo e de sua vida profissional com total domínio e segurança. Também é ideal que, antes de uma entrevista, você pesquise sobre a companhia, sua estrutura, serviços oferecidos, etc.

10. Faça Coaching

Nesse processo de recolocação profissional, o papel do Coaching é indispensável, afinal, ele possibilita que você aprimore e desenvolva novas habilidades por meio de uma metodologia embasada cientificamente, que lhe permitirá construir a melhor versão de si mesmo.

Além de adquirir mais autoconhecimento, autoestima e equilíbrio emocional, você conquistará uma nova profissão, que permitirá você atuar na área ou dar mais prestígio ao seu currículo, com uma formação sólida e científica. Conheça o curso de Personal & Professional Coaching da SBCoaching e otimize sua performance.

Quer saber mais sobre Coaching? Baixe agora nosso e-book gratuito e exclusivo com “Tudo sobre Coaching” e conheça mais sobre essa metodologia.

Participe da Expo Felicidade, que acontecerá entre os dias O1 a 03 de outubro. Aprenda com os especialistas mundiais em Psicologia Positiva a desenvolver o seu potencial para uma maior qualidade de vida e felicidade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *