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Relacionamento Interpessoal: Tudo Que Você Precisa Saber

Com certeza você já deve ter ouvido falar em relacionamento interpessoal. Uma expressão muito usada no meio corporativo e é de extrema importância para o sucesso de uma empresa.

Embora o ser humano seja um ser sociável, todo relacionamento é complexo, pessoas são diferentes, agem, pensam e comportam-se de forma diferente. E em um contexto competitivo, como o ambiente de trabalho, esses fatores são ainda mais agravantes, pois refletem diretamente nos resultados e performance da empresa e do profissional.

O clima organizacional influencia o comportamento de seus profissionais que, quando positivo, pode aumentar a produtividade e lucratividade do negócio, assim como a motivação, bem-estar e satisfação do profissional, mas, quando negativo pode prejudicar – e muito – o desempenho e qualidade de vida do profissional e os resultados da empresa.

Assim, é imprescindível que as empresas e profissionais estejam atentas à qualidade de seus relacionamentos interpessoais. O comportamento de um profissional e a forma com que ele se comunica e relaciona com sua equipe pode ser um fator determinante para o sucesso ou o fracasso de uma empresa.

Quer saber mais sobre relacionamento interpessoal, qual sua importância e influência na carreira de um profissional e nos resultados de uma empresa? Acompanhe este post!

Tudo isso é muito importante, mas existe algo fundamental para colocar em prática:
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O que é relacionamento interpessoal?

Relacionamento interpessoal refere-se à interação entre pessoas, grupos e times, seja ele no meio profissional, pessoal ou familiar. Um termo usado pela sociologia e psicologia para definir qualquer tipo de relação entre duas ou mais pessoas.

Cada meio social como escola, comunidade, núcleo familiar e ambiente de trabalho, apresenta suas regras de comportamento que orientam a interação de seus membros. No entanto, cada membro traz consigo sua personalidade, crenças e culturas e da mesma forma que ele é influenciado pelo meio, ele também influencia aqueles com quem convive.

Por isso, o comportamento humano individual e coletivo exerce grande impacto generalizado no desenvolvimento e resultados do meio e os que convivem nele. Ele é responsável por ampliar os efeitos construtivos e destrutivos do meio, o que especialistas chamam de “realimentação de auto-reforço”.

Embora a expressão “relacionamento interpessoal” não seja comum na definição das relações que cultivamos entre amigos, familiares e afetivos, no meio corporativo este conceito é abordado desde a década de 70, quando as empresas notaram que o clima organizacional influencia na lucratividade do negócio, exercendo impacto direto na produtividade e na capacidade de inovação de seus colaboradores.

Com isso, aos poucos o mercado foi abandonando a ideia de que apenas os ativos tangíveis, como máquinas e produtos movimentam a economia e passaram a investir em algo mais complexo e subjetivo, o capital humano. Ou seja, pessoas com suas crenças, comportamentos, valores e virtudes passaram a ser a alavanca que determina o sucesso ou o fracasso de uma organização.

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Qual importância de um bom relacionamento interpessoal?

A ideia de relacionamentos interpessoais vai muito além de uma simples relação entre colegas de trabalho. Quando falamos de relacionamento interpessoal nos referimos relações entre seres emocionais e instáveis, que passam por transformações a todo tempo e isso requer certa habilidade.

O conceito de relacionamentos interpessoais em um meio corporativo está associado à conduta do profissional diante de crises, conflitos, superação de obstáculos e a forma com que ele lida com diferentes perfis.

Quando as relações interpessoais enfraquecem em uma empresa, o clima organizacional torna-se negativo e desgastado, o profissional perde o foco e a produtividade, no ambiente de trabalho começam os desentendimentos, disputas internas e, com isso, empresa e profissional perdem.

A habilidade de cultivar bons relacionamentos requer autoconhecimento e empatia, para lidar com divergências de ideias, posicionamentos, percepções, valores, personalidades e objetivos. Por isso, o grande desafio das empresas e da carreira de um profissional, hoje, é desenvolver habilidades para ter bons relacionamentos interpessoais.

Confira abaixo alguns benefícios que a empresa e o profissional ganham ao desenvolver competências para melhorar os relacionamentos interpessoais.

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A importância de um bom relacionamento interpessoal para o profissional

Melhorar as habilidades para cultivar boas relações interpessoais é fundamental para o desenvolvimento profissional e pode abrir muitas portas. Veja:

  • Vantagem competitiva de mercado: um profissional com habilidades para lidar com pessoas, trabalhar em equipe, tem mais chances em um processo seletivo ou promoção;
  • Autoconhecimento: antes de aprender lidar com os outros é preciso aprender lidar consigo mesmo, enxergar seus erros e onde precisa melhorar. O autoconhecimento é a chave para uma boa relação interpessoal.
  • Reconhecimento: uma pessoa que sabe cultivar boas relações interpessoais tem sempre mais chances de crescer em uma empresa, além de se dar bem com todos a sua volta, seu trabalho é reconhecido e respeitado.
  • Respeito: as pessoas admiram e respeitam as pessoas que são empáticas e sabem se colocar no lugar do outro, que não causam conflitos e são humildes ao reconhecer seus erros e os acertos do outro.
  • Satisfação: trabalhar em um ambiente onde seu trabalho é reconhecido, respeitado, admirado e poder contribuir com a harmonia e desenvolvimento dos que estão a sua volta, traz mais satisfação e motivação.

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A importância de um bom relacionamento interpessoal para a empresa

Com o fortalecimento das relações interpessoais em uma empresa é possível prevenir problemas, antecipar soluções e enxergar novas possibilidades para aumentar os resultados organizacionais. Confira alguns benefícios:

a importância dos relacionamentos para a empresa

Autoconhecimento para Relacionamentos Interpessoais

O autoconhecimento é um dos principais fatores para o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis. Ter a percepção de seu próprio comportamento é a melhor forma de identificar falhas e promover mudanças positivas.
Assim, para ter melhores relações interpessoais, o primeiro passo é conhecer a si mesmo.  Se descobrir e observar os próprios comportamentos, limitações, dificuldades, identificar os defeitos e pontos que podem e devem ser melhorados.
O desenvolvimento de autoconhecimento traz competências para detectar e nivelar comportamentos, resolver problemas e conflitos, melhorar abordagens e a comunicação entre pessoas, contribuindo, assim, com relacionamentos interpessoais mais saudáveis.
É a partir do momento que nos enxergamos que conseguimos amadurecer e lidar melhor com o meio e as pessoas que vivemos. O autoconhecimento traz a compreensão da necessidade de socialização e amplia o campo de visão, fazendo com que tenhamos uma melhor percepção das qualidades daqueles que nos rodeiam e também a aceitação de seus defeitos.

autoconhecimento

10 dicas de relacionamento interpessoal para melhorar sua carreira

A busca por profissionais que exercem e influenciam bons relacionamentos no ambiente de trabalho é um pré-requisito exigido pelas empresas e responsáveis pelas áreas de gestão de pessoas e recursos humanos.

A habilidade é bastante avaliada em processos seletivos e em dinâmicas de grupo com colaboradores efetivados, visando estimular a integração entre colaboradores e a comunicação interpessoal dentro das empresas.

Quer desenvolver habilidades de relacionamento interpessoais e ter um diferencial competitivo de mercado? Confira abaixo dicas de como construir relações interpessoais saudáveis, contribuir com o clima organizacional, influenciar positivamente pessoas e alavancar sua carreira.

1.      Busque o autoconhecimento

Conheça a si mesmo para que possa entender os outros. Esse é o primeiro e mais importante passo de quem busca melhorar suas relações. Apenas ao perceber seus defeitos e qualidades você consegue mudar a si e contribuir com os outros.

autoconhecimento

2.      Seja comunicativo

Ser comunicativo não significa falar sem parar o tempo todo, mas sim saber abordar uma pessoa com simpatia, desenvolver uma conversa com clareza e objetividade e saber discutir sobre várias ideias e assuntos.

seja receptivo com as pessoas

3.      Demonstre interesse pelas pessoas

Ouça com atenção, seja sincero, demonstre interesse verdadeiro por aqueles que o abordam. Seja receptivo, aberto e educado para que as pessoas não se sintam inibidas ou desconfortáveis ao lhe procurarem.

ouça as pessoas

4.      Seja simpático

Já dizia o velho ditado, um sorriso abre portas. Sorria para as pessoas, seja simpático. As pessoas são sempre mais receptivas com quem é receptivo com elas. Quando você sorri, as pessoas retribuem o sorriso e isso o deixará mais à vontade para realizar uma abordagem e iniciar uma comunicação.

seja simpático com as pessoas

5.      Tenha boa vontade

Tudo o que se prestar a fazer, faça com boa vontade. Ao ser solicitado para uma ajuda ou favor, seja cordial e prontifique-se com entusiasmo. Ninguém gosta de pessoas de má vontade ou que façam coisas por obrigação.

6.      Seja educado

Sempre seja educado com as pessoas. Nunca deixe de cumprimentar as pessoas, de chama-las pelo nome e de usar as palavrinhas mágicas: bom dia, boa tarde, boa noite, como vai?, por  favor, com licença e obrigado.

7.      Seja prestativo

Ninguém gosta de ter por perto pessoas imprestáveis, seja amigo, prestativo e gentil. Cultive isso em todas suas relações, lembre-se do ditado: gentileza gera gentileza. Você nunca sabe o dia de amanhã.

gentileza

8.       Reconheça seus erros

Não há mal nenhum em errar, o mal está em não admitir e reconhecer um erro. Ninguém é perfeito, porque você precisa ser? Reconhecer um erro ou uma falha é o maior sinal de humildade e isso faz com que as pessoas realmente se sintam bem e confiem com você.

9.      Tenha empatia

Procure sempre se colocar no lugar das pessoas, sem julgamento, e tente entender e ajudar da melhor forma que puder. Lembre-se que pessoas pensam e sentem de forma diferente, a empatia é a melhor maneira de tentar entender o que se passa com o outro.

10.     Saiba receber e fazer críticas

Entenda que críticas são aprendizados e parte do processo de autoconhecimento. Receba críticas com humildade e atenção. Avalie com cuidado as falhas pontuadas e veja onde pode melhorar. E, ao fazer uma crítica, procure ser gentil e entregá-la de forma construtiva, para que o outro a receba como uma oportunidade de evolução.

Confira agora o recado de Vilella da Matta sobre a importância de manter boas conexões para o sucesso em sua carreira:

10 dicas de relacionamento interpessoal para melhorar sua equipe

Para líderes e empresários investir no desenvolvimento de seus colaboradores, a fim de promover melhores relacionamentos interpessoais e contribuir para um clima organizacional mais harmonioso é a melhor e mais eficaz maneira de aumentar a produtividade e os lucros da empresa.

Faz parte de uma boa liderança integrar sua equipe e fazer com que ela seja mais produtiva, engajada e motivada para aumentar os resultados positivos da organização. No entanto, para que haja bons relacionamentos interpessoais em uma equipe, é preciso, antes, promover mudanças de comportamento entre seus membros. O que não é tão fácil, assim!

Sem falar dos desafios da era digital, onde as pessoas tendem a ser mais fechadas e introspectivas, limitando a comunicação aos meios virtuais, dificultando a interpretação das mensagens e a interação nos meios sociais.

Assim, para que os relacionamentos interpessoais sejam saudáveis, é preciso fortalecer a comunicação e integração entre os membros da equipe. Por isso, é tão importante para as empresas investir no desenvolvimento individual e coletivo de seus colaboradores.

Confira algumas dicas para melhorar os relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho, diminuir a competitividade entre os colaboradores, evitar ruídos e conflitos, promover o autoconhecimento e aumento da produtividade da equipe.

1.      Invista no desenvolvimento de sua equipe

É muito difícil encontrar profissionais no mercado que estejam prontos e que se adéquem à cultura da empresa. Por isso, é cada vez mais comum que as empresas invistam no desenvolvimento de seus colaboradores.  Dinâmicas, treinamentos, cursos para autoconhecimento e liderança podem ajudar, e muito, na melhora das relações interpessoais.

2.      Estimule o trabalho em equipe

A melhor forma de integrar sua equipe é estimular trabalhos em equipe. A iniciativa promove a autonomia e responsabilidade, além de um senso maior de coletividade, promovendo assim um clima mais harmonioso para o time.

3.      Cuidado com as competições

A competição no ambiente de trabalho é muito comum e, por muitas vezes, pode ser algo bom. No entanto, o comportamento requer muito cuidado e atenção. Quando clima de competição entre os colaboradores passa do limite “saudável” e começa gerar disputas e desconforto na equipe, os prejuízos podem ser maiores que os ganhos.

4.      Aja com cautela e situações de conflito

Os conflitos interpessoais são situações delicadas, assim, a resolução do problema deve ser direcionada ao gestor ou líder da equipe, que deverá ouvir ambas partes envolvidas e sem tirar partido ou julgar, tentar resolver da melhor forma possível para que não tenha respingos e prejudique a equipe e a empresa em um todo.

5.      Evite falhas no processo de comunicação

As falhas no processo de comunicação são perigosas e podem gerar problemas e conflitos. É sempre bom manter a comunicação alinhada com toda equipe e a responsabilidade de cada um em seu trabalho, para que a integração e processo não sejam prejudicados.

6.      Promova conversas e evite discussões

Sempre que houver algum sinal de desgaste na equipe, promova uma conversa seja em grupo ou individual com os envolvidos. Ajude-os a achar o ponto de equilíbrio por meio da conversa. O hábito de estabelecer comunicações claras e frequentes ajuda a criar um clima mais harmonioso e evita discussões.

7.      Coloque-se no lugar das pessoas

A empatia é um dos primórdios das boas relações interpessoais. Assim, embora cada um pense e sinta de uma forma diferente, tentar colocar-se no lugar do outro sempre ajuda a ter uma visão mais ampla e justa para entender e resolver as situações.

8.      Valorize os acertos ao invés de criticar os erros

Um dos maiores erros de líderes e gestores é não saber dar feedback e valorizar o trabalho do colaborador. Os erros devem ser apontados sim, mas de forma construtiva e, procure sempre, valorizar as qualidades.

9.      Critique ações, não as pessoas

Toda vez que for fazer uma crítica ou apontar um erro, não critique a pessoa, aponte a falha mas sempre com um feedback construtivo. E, se possível, ajude o colaborador a corrigir e melhorar sua atuação.

10. Saiba ouvir e dar feedbacks

Mesmo sendo um líder, é muito importante saber ouvir um feedback. Essas críticas construtivas ajudam evoluir e reavaliar os pontos a serem melhorados. Ao dar um feedback seja claro e preciso, aponte as falhar de uma forma construtiva, dizendo onde e como isso pode ser melhorado.

Coaching e Relacionamento Interpessoal

O coaching é um processo que contribui para o aumento de performance e transformação pessoal e profissional em empresas, pessoas e grupos. Por meio de uma série de conceitos, técnicas e ferramentas, o coach (profissional) promove o desenvolvimento humano para que o coache (cliente) melhore suas competências e atinja seus resultados.

Para as empresas, o coaching ajuda transformar o clima organizacional, reduz os conflitos, eleva a motivação e engajamento, auxilia o entrosamento das equipes para resolução de problemas, definição de objetivos e alcance de metas e os resultados financeiros do negócio.

Além do aumento de performance, o coaching ajuda o profissional a ter autoconhecimento, para melhorar suas relacionamentos pessoais e profissionais. Confira outras vantagens do coaching que ajudam nas relações interpessoais:

Devido ao alto potencial de desenvolvimento na área profissional, o processo de coaching está cada dia mais presente em empresas e organizações, a formação em coaching é um pré requisito para lideres e um grande diferencial para profissionais que querem se destacar no mercado e alavancar a carreira.

No entanto, antes de passar por um processo ou escolher um treinamento de coaching é importante buscar profissionais e instituições com embasamento cientifico para que as técnicas possam, de fato, atingir os resultados alcançados.

Agora que você já sabe tudo sobre relacionamento interpessoal, que tal receber dicas e aprender técnicas para se autodesenvolver na área pessoal e profissional? Assine agora a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre coaching e desenvolvimento

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