Posted in:

Saiba como aplicar a Educação Positiva com cinco passos práticos

Você já parou para pensar em como seu modo de ensinar pode afetar o comportamento dos seus filhos hoje e no futuro? Para romper círculos viciosos e criar um ser saudável e feliz, é indispensável utilizar a Educação Positiva.

Esse método, criado por especialistas em psicologia, permite trazer uma postura mais equilibrada e menos autoritária. Para que você conheça mais sobre o assunto e possa aplicá-lo, separamos cinco dicas para desenvolver a Educação Positiva.

Como funciona a Educação Positiva?

A educação parental positiva consiste em melhorar a abordagem na hora de orientar as crianças, para que haja mais compreensão com os sentimentos. De modo a conquistar o respeito por meio de uma parceria, e não uma liderança ditatorial.

Além do auxílio no desenvolvimento das relações, essa proposta estimula também o fortalecimento das defesas emocionais. O que reforça aspectos bons da personalidade e do autoconhecimento do ser.

Uma criança que passa por uma Disciplina Positiva hoje, será um adulto mais feliz, encorajado e que possui o controle de suas emoções. Conseguindo superar as adversidades com eficiência e equilíbrio.

Como aplicar a Educação Positiva

Como vimos, a Disciplina Positiva para educar os filhos permite uma criação mais tranquila e harmônica. Confira abaixo cinco passos para você começar aplicar a Educação Positiva:

1.Desenvolva a empatia

Fazer o processo de Disciplina Positiva para pais, permite entender o porquê do filho reagir de maneira agradável ou não a algumas situações. Desse modo, procure se colocar no lugar da criança e mostre a ela que você sabe o que ela sente em relação ao fato. Um bom exemplo é quando ele chega da escola, pega os brinquedos e depois não os guarda.

Você pode trazer a seguinte abordagem: “Eu entendo que você acordou cedo, ficou estudando o dia todo e agora só quer descansar, mas é importante cuidar de suas coisas (…)”. Isso faz com que seu filho consiga assimilar que você o compreende e, com isso, dará valor às suas orientações.

2.Trabalhe a autonomia e a responsabilidade

Você pode aplicar a Educação Positiva na prática, aprimorando a autonomia da criança e o senso de responsabilidade. Aos cinco anos, por exemplo, ela já pode criar o hábito de guardar seus brinquedos e cuidar do material escolar.

Conforme ela vá se desenvolvendo, permita, aos poucos, que ela se responsabilize por tarefas e consiga cumpri-las sem o auxílio do pai ou da mãe, isso trará mais independência e segurança para o futuro.

3.Ensine com brincadeiras

Às vezes, seu filho pode não conseguir entender alguns conceitos e situações com uma simples conversa. Para isso, crie brincadeiras para que ele assimile a ideia de maneira mais prática.

Crie jogos para que a obrigação se torne uma tarefa divertida e estimulante. Se a criança tem dificuldade em dividir, faça com que ela jogue com outros colegas e aprenda como é legal ter companhia para compartilhar as coisas e curtir junto.

4.Ofereça experiências novas e estimulantes

Para a descoberta das próprias preferências e o desenvolvimento da personalidade do indivíduo, é necessário que ele viva diversas experiências e saiba com quais ele se identifica mais.

Por isso, abra o leque de oportunidades e dê alternativas de esportes, atividades e áreas do conhecimento para que ele possa explorar e crescer.

5.Ouça-o com atenção

A criança chega da escola e não vê a hora de compartilhar com sua família como foi o dia de aula, mas, às vezes, não temos paciência para ouvi-los e acabamos interrompendo sua fala. Mesmo que pareça redundante, dê atenção ao que ele tem a dizer e permita-o confiar em você para desabafar e mostrar como se sente.

Quando você o escuta, trabalha o fortalecimento da relação de confiança e valor, pois, assim, ele sabe que pode lhe contar tudo e sempre o terá para auxiliar quando tiver questionamentos sobre alguma situação ou comportamento dele ou de terceiros.

Utilize Psicologia Positiva para uma educação motivadora

Aprofunde seus conhecimentos para trazer uma educação transformadora por meio da Psicologia Positiva. As ferramentas dessa metodologia são embasadas cientificamente e consistem em trazer um olhar mais motivador e feliz, permitindo lidar com momentos desafiadores de maneira mais eficiente e saudável.

A SBCoaching possui treinamentos que o permitirão adquirir os conhecimentos necessários para promover sua evolução e a de seus filhos de maneira equilibrada e fortalecedora.

Quer saber mais sobre o assunto? Baixe agora nosso e-book exclusivo e gratuito sobre “Paternidade Positiva” e evolua suas habilidades para aplicar a Educação Positiva.


Personal & Professional Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *