Posted in:

Saiba como planejar e tirar um ano sabático

No decorrer do dia a dia deixamos de lado coisas que gostaríamos de fazer ou desenvolver para nosso crescimento pessoal e profissional por falta de condição, tempo ou disposição. Para realizar esses projetos de uma vez por todas, você pode tirar um ano sabático.

Em muitos casos, o ano sabático acaba sendo uma necessidade e precisa ser feito devido a problemas de saúde, como Burnout. Para isso, aprenda a se planejar e aproveitar o máximo dessa pausa para seu autoconhecimento, recuperação e crescimento pessoal.

Ano sabático: significado

O termo sabático vem dos costumes de povos do período da lei judaica e consiste em ter um dia específico para descanso e reflexão após seis dias de trabalho. Na Bíblia, o termo é conhecido como Shemitá, que traduzido do hebraico significa libertação.

Por isso, o significado de ano sabático se refere a um tempo dedicado à evolução pessoal do indivíduo, que se afasta das atividades trabalhistas em busca de novas descobertas e evoluções.

Essa necessidade de buscar o novo pode surgir por vários motivos, que podem ser insatisfação profissional, problemas de saúde, busca de novos desafios, saída da zona de conforto, realização de sonhos e metas, fase de descanso, entre outros.

Quais as vantagens de tirar um ano sabático?

Quando você se dispõe a passar por um tempo sabático, pode mergulhar na sua autodescoberta! Desenvolver habilidades que nem sabia que tinha, otimizar planos, sonhos e desejos que muitas vezes acabam sendo deixados de lado pela falta de tempo ou procrastinação.

Você descobrirá novos hobbies, terá a oportunidade de viver ricas experiências, transformar seu eu adquirindo novos conhecimentos, se tornar mais positivo se livrando de crenças limitantes que te impedem de progredir.

Como funciona um ano sabático?

Para que consiga tirar um ano sabático de total aproveitamento e evolução, é necessário planejamento. Para isso, separamos algumas dicas para que você possa se organizar melhor. Confira!

Programe-se financeiramente

Como nesse momento você irá se dedicar apenas à ascensão pessoal, é muito importante se programar financeiramente. O ideal é que isso seja estruturado para que possa manter o foco na missão de autodescobertas.

Para isso, faça algumas economias ou busque uma maneira de ter algum tipo de renda que não envolva tanto de seu tempo, como aplicar em fundo de investimentos e capitais, por exemplo.

Defina seus objetivos

Antes de tudo, é importante definir quais são as metas a serem alcançadas durante suas férias sabáticas. Faça uma lista ordenando em primeiro lugar as prioridades a serem realizadas e como pretende executá-las.

Se seu objetivo é descobrir uma nova profissão para atuar, por exemplo, você pode fazer uma análise de acordo com seus níveis de interesse e afinidade por meio de testes vocacionais. Você também pode provar experiências em áreas que busca conhecer, se aperfeiçoar na carreira ou começar a empreender.

Reflita sobre seu emprego/profissão

Um dos principais obstáculos para a execução do ano sabático é o medo de romper relações com a empresa atual. Converse com a equipe gestora, negocie condições ou se programe para realizar o tempo sabático no período de férias.

Caso essa opção não seja possível, é hora de reavaliar suas necessidades e objetivos, afinal, após essa jornada, você irá se tornar uma nova pessoa. Será que o seu novo eu ainda desejará trabalhar no mesmo local ou estará em busca de coisas novas?

Se prepare para voltar à rotina

Planejar o tempo sabático também envolve organizar a volta à ativa. Após realizar essa jornada que deseja, o que você fará? Como utilizará os conhecimentos adquiridos durante o período?

Esse questionamento deverá ser feito para que você já se projete para o futuro com a sua nova versão, que será construída ao longo do caminho.

O que fazer em um ano sabático?

Na fase de ano sabático é muito importante que você se ocupe com atividades que te ajudem a elevar seu novo eu. Para isso, separamos algumas experiências que você pode vivenciar nesse processo.

Viagem internacional/intercâmbio

Aprender um novo idioma, mudar de ambiente, conhecer novas pessoas, culturas e costumes é uma ótima oportunidade de abrir seus horizontes e viver boas vibrações. Pesquise roteiros de seu interesse e aproveite essa oportunidade para crescimento pessoal.

Trabalho voluntário

O processo de compreender seu eu também envolve entender outras pessoas e vivenciar novas realidades. Trabalhar como voluntário ou ajudar em alguma causa social te dará a oportunidade de captar melhor a sua missão no mundo, visão e valores.

Buscar autoconhecimento

A busca pelo autoconhecimento é fundamental para desenvolver novas habilidades. Um modo de aprimoramento é aprender mais sobre a metodologia coaching com a SBCoaching.

Para isso, separamos um e-book gratuito com “tudo sobre coaching”, para que você entenda a metodologia coaching e aprenda a usá-la para aprimorar seus resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *