Posted in:

Saiba o que é liderança liberal e saiba como utilizá-la

Tendo como característica principal a liberdade e a autonomia para os funcionários durante o processo de trabalho, a liderança liberal tem sido um estilo muito utilizado pelas grandes empresas. O intuito é promover maiores resultados por meio de uma gestão mais leve e menos complexa.

Para que você saiba tudo sobre o assunto, preparamos este artigo completo sobre a liderança liberal vantagens e desvantagens e você ainda aprenderá a utilizá-la de maneira assertiva no seu negócio. Continue acompanhando o texto abaixo e boa leitura!

O que é liderança liberal?

O que é liderança liberal? Também conhecida pela expressão francesa laissez faire, que significa “deixar fazer”, esse método consiste em dar independência e notoriedade na aplicação de tarefas e em algumas tomadas de decisão. A liderança liberal oferece mais flexibilidade para os profissionais.

Apesar disso, o líder liberal está lá, não supervisionando diretamente os processos, mas gerindo questões administrativas e distribuindo o cronograma inicial de compromissos para que, a partir daí, o colaborador inicie toda a produção e execução.

Como funciona a liderança liberal?

Aposto que agora você está se perguntando: “Como o gestor sabe se as atividades foram executadas corretamente?” Os líderes liberais avaliam o desempenho de seus times por meio dos resultados entregues. Se ele cumprir com as expectativas, está sendo produtivo e engajado. Do contrário, é preciso verificar a situação mais de perto.

Nesse sistema, o chefe não está sempre presente, pois necessita resolver outras demandas e, por isso, tem uma relação de confiança com seus liderados, dando-lhes autonomia para trabalhar do modo que acharem necessário. Porém, o estilo de liderança liberal só é indicado para ambientes que possuem funcionários com aptidões para trabalhar com eficiência nessa modalidade.

Vantagens da liderança liberal

Em locais apropriados, a liderança liberal tem muito a oferecer para os resultados e a performance da empresa. Confira abaixo os principais benefícios desse sistema de gestão:

Maior autonomia e rapidez

Em um local com uma coordenação liberal, os colaboradores podem e conseguem resolver alguns impasses de maneira prática e rápida. Isso faz com que a produção se desenvolva com maior rapidez e qualidade, evitando atrasos ou feedbacks confusos.

Aprimoramento dos profissionais

Com a independência para o andamento das atividades, o profissional acaba também aprimorando suas habilidades e adquirindo novas, que o permitirão futuramente alavancar sua carreira por meio de uma promoção ou atuar em um segmento desejado dentro da companhia.

Liberdade na execução e divisão de tarefas

Na liderança liberal o time precisa ser mais unido e engajado. Com isso, é possível fazer uma melhor distribuição de tarefas e otimizar o processo de execução facilmente, de modo que um pode colaborar com o outro para alcançar a meta esperada pela instituição.

Desvantagens da liderança liberal

Se não for bem aplicada, a liderança liberal pode trazer algumas desvantagens. Confira abaixo.

Insegurança

Se não for bem implementado, esse método pode fazer com que alguns funcionários se sintam inseguros para resolver algo sem as orientações e o feedback do líder. Além disso, este pode se sentir sobrecarregado e não conseguir lidar com os compromissos.

Falta de acompanhamento

Se houver uma ausência total do gestor, isso pode ocasionar em alguns erros procedimentais, que acabarão afetando a produção e até mesmo os valores de custos e matéria-prima da empresa. Alguns setores podem render menos que o esperado, causando um efeito dominó nos lucros.

Como usar corretamente a liderança liberal?

Para criar uma gestão liberal, é necessário fazer uma avaliação criteriosa sobre o perfil e o desempenho de cada funcionário. Desse modo, será possível compreender se essa mudança afetará positivamente os liderados.

Tudo vai depender de como o seu negócio é estruturado e da delegação de tarefas que já é feita a cada um. Um exemplo de líder liberal é o grupo de CEOs do Google. Gerenciada nesse método, a companhia traz resultados satisfatórios a cada ano.

Para que seu acompanhamento não se perca no meio do caminho, você pode definir um cronograma de trabalho para cada setor. De modo que, no fim do mês, seja possível mensurar a prática dos colaboradores.

Relembrando que, para o funcionamento do método, os funcionários precisam ter competências técnicas tanto para a função que exercem quanto para o funcionamento da empresa. Para aumentar os conhecimentos do seu time, você pode investir em treinamentos e formações, aprimorando suas capacidades e desempenho.

Desenvolva o melhor da sua equipe com auxílio do coaching

Use o coaching para otimizar o potencial de seu grupo, desenvolvendo habilidades de gestão, liderança e alta performance. Para isso, conte com as capacitações da SBCoaching, que possui ferramentas de coaching embasadas cientificamente, para potencializar as conquistas do seu negócio.

Quer saber mais sobre liderança? Baixe agora nosso material exclusivo e grátis sobre “como seu estilo de liderança pode afetar sua equipe” e aprofunde mais seus conhecimentos.

Participe da Expo Felicidade, que vai acontecer entre os dias 1 e 3 de outubro. Aprenda com os especialistas mundiais em Psicologia Positiva a desenvolver o seu potencial para uma maior qualidade de vida e felicidade.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *