Como permanecer na dieta?

74
Foco na boa forma
Foco na boa forma

É assustador o número de pessoas acima do peso no Brasil. Um país, em média, com 200 milhões de habitantes, possui a metade deles com sobrepeso. O excesso de peso causa males como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e respiratórios, entre outros, além de problemas psicológicos decorrentes de discriminação, preconceito e exclusão social. Emagrecer, mais que uma questão de estética, é uma questão de saúde. Há também quem faça dieta constantemente, sem necessidade, apenas com o intuito de cultuar o corpo, o que também pode acarretar males à saúde.

É preciso, antes de começar uma dieta, consultar um endocrinologista para avaliar o caso, indicar um tratamento adequado e determinar a dieta ideal. Um nutricionista pode elaborar uma dieta equilibrada, em que adequará os alimentos às necessidades calóricas diárias, eliminando os alimentos ricos em gorduras e inserindo os ricos em nutrientes que seu corpo necessita para se manter saudável.

Por onde começar uma dieta saudável?

Alimentos gordurosos, além de ricos em calorias, não possuem nutrientes para o organismo. Não alimentam e saciam a fome por um período curto de tempo. Alimentos saudáveis satisfazem por um período de tempo mais longo porque fornecem ao organismo os nutrientes necessários. Perder muito peso em pouco tempo indica uma dieta desequilibrada que prejudicará o funcionamento do organismo a longo prazo e fará com que o indivíduo recupere rapidamente o peso quando voltar a se alimentar como antes. É importante ressaltar que uma dieta exige determinação, força de vontade e dedicação.

Para evitar o efeito sanfona, reeduque a alimentação, introduzindo alimentos saudáveis ao cardápio, como frutas, verduras e legumes, eliminando lanches calóricos como hambúrguer, pizza e frituras. Procure comer de 3 em 3 horas, isso diminui a fome na hora das refeições e acelera o funcionamento do metabolismo, o que colabora para a queima de calorias. Fazer exercícios físicos também é um grande aliado na perda de calorias, além de diminuir o risco de doenças causadas pelo excesso de peso.




Permaneça na dieta com o Diet Coaching

O Diet Coaching, ou coaching para emagrecimento, é um programa criado para auxiliar o indivíduo que possui dificuldades em manter uma dieta e pensa logo em abandoná-la, e também necessita de auxílio para equilibrar os aspectos mental e emocional.

Sob os mesmos princípios do processo de coaching, o Diet Coaching gera motivação, estabelece valores e responsabilidades, e determina as metas a serem atingidas durante o processo de perda de peso.

 

Leia mais sobre o assunto no artigo “Diet Coaching” , no Blog SBcoaching.

Comentários
Compartilhar
AnteriorQual o fator que empobrece ou enriquece as pessoas?
PróximoLíder e o feedback
Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.