Executivo dor ombros

A repetição de tarefas corriqueiras de maneira inadequada pode causar sérios danos às articulações.

Dores nas costas e articulações, cefaleia, virose, gripe e infecções no trato intestinal. Estas doenças acometem um grande número de pessoas, e, inevitavelmente, geram faltas no trabalho. As ausências, ainda que pontuais, prejudicam o desempenho das empresas e reduzem sua competitividade. Entretanto, há uma série de medidas que podem ser adotadas tanto pela companhia quanto pelo empregado para manter a saúde em dia.

Ai, minha coluna!

Campeão de declarações de licenças médicas, o desconforto nas costas é um mal que atinge praticamente todos os homens e mulheres em algum momento da vida. O problema é motivado, principalmente, pela má postura, estresse e sedentarismo.

Joelho “podre”

A repetição de tarefas corriqueiras de maneira inadequada pode causar sérios danos às articulações. Os joelhos são os principais alvos de lesões, motivadas por sobrecarga ou desgaste. Os vilões são as atividades exaustivas ou esforço intenso.
Tendões machucados

A primeira dorzinha ao movimentar os punhos, mão ou dedos já dá o sinal de alerta. Movimentos repetitivos, como digitar por muito tempo, podem provocar a tendinite – inflamação no tendão. Mas não se apavore: exercícios de fácil execução podem afastar este problema.

Trabalho estressante

Rotina cansativa, cobranças excessivas e sentimentos negativos no ambiente laboral podem não só afetar negativamente carreiras profissionais, como também ser prejudiciais à saúde. Os principais males do dia a dia são estresse, depressão e dores de cabeça. Essas últimas aparecem quando se enfrenta momentos de grande tensão, com o consumo exagerado de cafeína ou após noites mal dormidas.

Para evitar que o emprego lhe “mate”, busque administrar bem o tempo e identificar a raiz do problema para combatê-la com o apoio do seu chefe e colegas.

Mulher dores costas

O desconforto nas costas é um mal que atinge praticamente todos os homens e mulheres em algum momento da vida.

Primeira solução: alongamentos e porte correto

Praticar atividades físicas e estar atento à posição ao sentar é uma forma de evitar as dores. No ambiente de trabalho, é importante se certificar que os monitores e cadeiras estão ajustados na altura correta, de forma a evitar o “tensionamento” de músculos. Outra boa iniciativa é alongar-se antes de iniciar as tarefas e também durante o expediente.

Mantenha a higiene

O simples ato de lavar as mãos espanta uma série de doenças infecciosas com potencial de causar diarreias, resfriados e até conjuntivite. Mantê-las limpas previne a proliferações de germes.

Alimente-se bem

Uma dieta diversificada, colorida e repleta de nutrientes é fundamental para ter um corpo saudável. A falta de ferro, vitaminas e cálcio interfere no bem-estar e deixa o organismo vulnerável.

Dicas úteis

Para não ter que recorrer ao médico todo mês e apresentar atestados frequentes ao chefe, fique atento aos seguintes conselhos:

– Periodicamente, faça uma autoavaliação dos hábitos diários, refeições e postura;

– Procure estabelecer um clima agradável no emprego, de forma a evitar enfermidades laborais;

– Para que nada atrapalhe sua carreira profissional, submeta-se a check-ups e baterias de exames sempre que necessário.