SBCoaching na Mídia

VOCÊ É UM LÍDER ALPHA OU BETA?
DESCUBRA COMO OS ESTILOS DE LIDERANÇAS INFLUENCIAM OS RESULTADOS DE UM TIME

VOCÊ É UM LÍDER ALPHA OU BETA?

Por Villela da Matta para Portal Abílio Diniz

Entre os animais que vivem em algum tipo de sociedade, o alpha é aquele que exerce a supremacia sobre os demais. Quando um macho e uma fêmea cumprem esse papel, eles são referidos como o par alpha. Esse status é geralmente conseguido por meio de uma destreza física superior, embora possa também ser determinado por esforços sociais e alianças. O alpha pode ter que lutar várias vezes com animais de seu próprio grupo para manter a posição ao longo de sua vida. Já um animal beta (palavra que corresponde à segunda letra do alfabeto grego) é aquele que fica em segundo lugar em relação ao alpha. Entre os seres humanos há uma ligeira semelhança do ponto de vista da liderança e da agressividade.

Segundo os últimos estudos realizados sobre profissionais alpha e beta, de Laurence Gesquiere, da Universidade de Princeton, nos EUA, os betas gostam de participar da ação sem precisar ficar em evidência e não têm medo de mostrar suas emoções, ou de dizer que não sabem ou não conseguem realizar uma tarefa sozinhos. Por essas características, os betas, com frequência cada vez maior, estão sendo mais cotados no mercado de trabalho, pois valorizam muito a equipe e sabem delegar tarefas. Também são preferidos por mulheres que buscam um companheiro mais sensível, pois não sentem sua masculinidade ameaçada por demonstrar características que antes eram tidas como unicamente femininas. “O homem beta utiliza a sua força na hora certa, está envolvido em participar com a mulher dos seus afazeres, não se importa com a divisão de tarefas e privilegia o convívio e tempo juntos”, explica o psiquiatra e psicoterapeuta Luiz Cuschnir, coordenador do Gender Group, da Universidade de São Paulo, que tem equipes estudando perfis alpha e beta. O inverso também é verdade: muitos homens preferem uma mulher beta a uma alpha dominadora.

Uma das formas de descobrir qual é o estilo de liderança predominante em um executivo é por meio de uma ferramenta de avaliação de perfil conhecida como Alpha Assessment, desenvolvida com base em estudos científicos sustentados pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Por meio dela, é possível identificar o estilo de liderança de acordo com as características do executivo, levando-se em conta seus pontos fortes e fracos.

Conheça um pouco mais sobre os dois estilos de influência:

Alphas

Os alphas assumem um papel dominante em situações sociais e aparentam possuir qualidades de liderança e confiança. Os líderes eficazes podem possuir algumas qualidades alpha, apesar de não serem alphas. Para ser um alpha, é necessário que você possua tanto os pontos fortes quanto os riscos alpha. Se somente aparecerem pontos fortes no perfil, ou a pessoa aprendeu as características alpha ou não tem consciência dos seus fatores de risco.

Características alpha
Pontos fortesRiscos
Orientado para resultadosAltamente competitivo
Senso de urgênciaImpaciente
AssertividadeHostil/agressivo

Betas

Os betas não são hiperurgentes, agressivos ou competitivos. Eles podem ter sucesso no papel de liderança, mas têm uma abordagem diferente da dos alphas. De modo geral, não ultrapassam 50% na pontuação geral do Alpha Assessment. Quanto à relação entre alphas e betas, os alphas precisam dos betas para conseguirem sucesso. Ainda assim, tendem a valorizar outros alphas e a desvalorizar os betas.

Características beta
Pontos fortesRiscos
Discreto ao buscar resultadosPassivo demais
DiplomáticoNão se posiciona
Prudente em relação aos riscosParalisado pelo medo