7 Dicas para uma liderança eficiente

0
526

A grande diferença entre uma liderança eficiente e uma ineficiente é que a primeira consegue obter a performance extraordinária das pessoas que formam o seu time.

Como ser um líder eficiente?

Ser um líder eficiente depende muito mais do que ter postura e autoridade. Em uma realidade cada vez mais desafiadora, com papeis sociais heterogêneos, é preciso que o líder consiga influenciar e gerar engajamento nos mais diversos cenários.

líder eficiente precisa ter habilidade para enxergar o contexto, para lidar com emoções e expectativas e também se orientar de forma a desenvolver ao máximo o time.

Os pesquisadores Tudor Rickards e Susan Mogers, da Manchester Business School, estudaram mais de duas mil equipes de empresas de 40 países. E concluíram que o sucesso dos times está diretamente relacionado com a eficácia da liderança.

Um excelente líder cresce com o time. E faz o time crescer com ele. Ninguém carrega ninguém. Todos evoluem juntos em direção aos mesmos objetivos.

Como resultado do estudo, eles levantaram sete características consideradas essenciais para que líderes possam alcançar o nível mais alto em eficiência e construir times de alta performance. Confira agora quais são essas características cruciais:

7 características de um líder eficiente

  1. Entendimento mútuo

Incentiva o compartilhamento de crenças e valores para estimular e fortalecer a compreensão mútua. Ele entende que o principal recurso de qualquer organização é o seu capital humano.

Provendo desafios e oportunidades de aprendizado e de crescimento, ele é capaz de promover o alinhamento entre os objetivos organizacionais e os objetivos de profissionais e de times, gerando um ambiente no qual todos possam contribuir efetivamente.

  1. Visão compartilhada

Desenvolve e compartilha uma visão com o time. A capacidade de ter uma visão do todo e de compartilhar o que realmente importa é uma das habilidades do líder eficiente. Com isso ele provê clareza, contexto e direcionamento – para si mesmo e para os outros.

  1. Influência positiva

Fomenta um ambiente de confiança e cooperação. Liderar pelo exemplo e dar feedbacks construtivos promove um clima confortável, e isso faz dele uma poderosa fonte de influência positiva e transformadora.

  1. Comportamento resiliente

Encoraja o time a superar dificuldades sem perder a motivação. Treinar o comportamento resiliente aumenta o potencial de performance e de liderança, melhora o humor e ainda assegura a saúde física e mental – isso porque incita a coragem e a capacidade de transformar os obstáculos em benefícios.

  1. Ideias viram ações

De um lado, estimula a geração de ideia; do outro, fortalece o comprometimento do time para que as ideias sejam executadas. Por estar sempre investindo no desenvolvimento do seu time, o líder eficiente cria um senso de contribuição e colaboração para que todos possam se tornar responsáveis pelo seu próprio crescimento na empresa.

  1. Ativação em rede

Para se desenvolver, o time precisa realizar trocas com o ambiente à sua volta; o líder contribui com isso evitando que a equipe se feche em si mesma.

A ativação em rede é importante, pois constitui a capacidade do time em estabelecer e manter contatos externos que possam auxiliá-lo a obter informações e recursos relevantes para o cumprimento de seus objetivos.

  1. Aprendizado na prática

O time aprende fazendo; o líder auxilia a equipe a estruturar, direcionar e otimizar o aprendizado com suas próprias experiências e erros, de forma a adaptar-se continuamente à solução de problemas.

Como desenvolver capacidades para ser um líder eficiente?

Se você é um profissional que deseja tornar-se um líder de sucesso e, com isso, busca:

  • Potencializar a produtividade da sua equipe;
  • Elevar resultados de pessoas, times e empresas;
  • Promover mudanças e melhorias contínuas;
  • Transformar competências humanas em resultados comprovados;
  • Otimizar recursos para alcançar o topo da lucratividade empresarial;
  • Ser um líder 100% eficiente.

Positive Leader da SBCoaching, certamente, é a escolha ideal para que você transforme suas habilidades e seja um exemplo a ser seguido.

Positive Leader, turma especial com Flora Victoria e Villela da Matta, nos dias 05 e 06 de outubro. Vagas limitadas. Inscreva-se já!

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO