SBCoaching na Mídia: novo artigo de Flora Victoria no portal Abilio Diniz

PESSOAS MAIS ORGANIZADAS AUMENTAM SUAS CHANCES DE SUCESSO EM 300%

O que você acha de aumentar suas chances de sucesso em 300%? De acordo com o artigo Nove Coisas que as Pessoas de Sucesso Fazem Diferente, publicado na Harvard Business Review Blog Network, é isso que você ganha quando aprende a planejar seu tempo e suas ações. Sabe por quê? Estudos mostram que o planejamento estimula o cérebro a detectar e a aproveitar oportunidades. Ou seja: pessoas mais organizadas, principalmente em relação ao gerenciamento do tempo, se colocam em um estado de prontidão para o sucesso.

E a explicação é bem simples: ao aprender a administrar o seu tempo com eficácia, você acaba adquirindo competências para produzir mais em menos tempo. Além disso, você acaba elevando sua performance, sua produtividade e sua qualidade de vida, há redução do stress, da ansiedade e da tensão, e você para de ser um escravo do relógio assumindo maior controle sobre toda sua vida.

Nossas crenças influenciam a forma como usamos o tempo. E, para gerir esse tempo com mais eficácia, comece analisando sua própria relação com ele. Pense um pouco: suas crenças sobre o tempo são positivas ou negativas? Para checá-las, complete esta frase: “Meu tempo é…”. Agora responda: a crença expressa pela frase traz mais disposição para você encarar o seu dia a dia? Ou será que ela o deixa desanimado e ansioso?

A organização eficaz é aquela que permite a realização de seus objetivos. Se todo o seu tempo é consumido por tarefas rotineiras, e não por ações voltadas para objetivos, alguma coisa está errada. Preste atenção no seu dia a dia e faça as mudanças necessárias. E lembre-se: ao surgir a pergunta “como posso me tornar um expert em organização?”, veja essas dicas especiais abaixo e se empenhe para implementá-las


1) FECHE OS DRENOS

Pequenas atividades que parecem não consumir muito tempo são verdadeiros drenos pelos quais seu tempo escoa. E, ao perder tempo, você também está perdendo dinheiro. Pesquisa feita no Reino Unido pela consultoria Office Angels revelou que fofocas, navegar na internet e pausa prolongada para o café estão entre as atividades que mais geram desperdício de tempo nas empresas. O tempo médio gasto com essas e outras interrupções chega a somar 13 dias úteis por ano, causando às organizações um prejuízo anual de RS$ 345 milhões. Preste atenção nas seguintes perguntas; elas podem ampliar seu insight e expandir suas opções:

Você já identificou os drenos que estão consumindo o seu tempo?

O que você pode fazer para fechá-los?

Você já falou com seus funcionários sobre esse problema?

O que mais você pode fazer para aumentar a conscientização deles?


2) ORGANIZE-SE

Quanto tempo você já perdeu procurando documentos que estavam fora do lugar? Ou tentando recuperar arquivos de computador dos quais você não tinha backup? Se você é do tipo que acumula papéis, documentos, relatórios e correspondência por tudo quanto é lado, saiba que isso tem um efeito direto na sua produtividade. Um ambiente bem organizado estimula sua capacidade de concentração. A desorganização, por outro lado, favorece a distração. A organização é um hábito que pode ser cultivado. Você não deve passar mais tempo organizando do que trabalhando. Mas também não deve perder tempo por causa da bagunça.


3) MANTENHA UMA AGENDA

A agenda é um acessório importante para a gestão do tempo. Para montar uma que realmente funcione, considere os seguintes aspectos:

Não superestime o seu tempo. Montar uma agenda sobrecarregada demais é uma boa forma de sabotar seu planejamento. Seja realista.

Não resuma demais as tarefas. Isso pode criar a ilusão de que elas despendem menos tempo do que de fato consomem.

Confira na agenda o que foi feito e o que não foi. Se você deixou de fazer coisas devido à falta de tempo, talvez o seu dia não tenha sido bem planejado.

Verifique o que pode ser feito para otimizar seu planejamento.

4) USE O TEMPO EMOCIONAL

Você já parou para pensar quanto tempo você desperdiça quando se irrita com coisas insignificantes? Ou quando se entrega às preocupações em vez de agir para solucionar o problema? O descontrole emocional cria uma reação em cadeia. Quanto mais você se descontrola, mais perde tempo e produtividade. E também provoca o mesmo efeito nas pessoas ao seu redor. De acordo com o Princípio 90/10, 10% de sua vida estão relacionados às coisas que acontecem com você. E, quanto a isso, você não tem o menor controle. Mas os outros 90% estão relacionados à como você reage ao que acontece a você.

E esses 90% são perfeitamente controláveis. Essa é uma ferramenta fundamental para a gestão eficaz do tempo. Não desperdice tempo irritando-se com os 10% que você não pode controlar. Em vez disso, ocupe-se com os 90% que você pode controlar. Se você está irritado e remoendo pensamentos negativos, pare imediatamente. Respire fundo… Conte até 10. Depois, faça a você mesmo essas perguntas:

O que eu ganho com isso?

Será que não há uma forma melhor de ocupar o meu tempo?