Nunca parar de ler, estudar e viajar é uma delas. Estar atualizado é imprescindível

Com a retração do cenário econômico e a alta competitividade do mercado, o mundo corporativo exige cada vez mais produtividade dos funcionários. Segundo IBGE, os primeiros meses de 2015 alcançaram a marca de 7,4 milhões de desempregados, a procura de relocação no mercado de trabalho. “Vai se destacar e conquistar o reconhecimento em sua atual ocupação profissional, quem entender que o principal responsável pela condução deste processo é você mesmo”, explica o coach Villela da Matta, presidente da SBCoaching. 8 dicas para se destacar em seu ambiente de trabalho

Preparamos algumas dicas para quem deseja alcançar o reconhecimento no trabalho e manter uma boa imagem, confira:

1. Atualize-se

Nunca pare de ler, estudar e viajar. Para ser um bom profissional, é necessário conhecer o máximo sobre sua área de atuação. Dessa maneira, é possível ampliar a visão de mundo, melhorar sua comunicação, além de dominar as qualificações da sua profissão. “O conhecimento é o maior diferencial competitivo na era da informação. Mas, mais importante que a teoria é saber o que fazer com ela”, aponta o especialista Villela da Matta.

2. Dê 120%

Cumpra suas obrigações, sem precisar ser cobrado por seus superiores. E mais: supere as expectativas que seus chefes ou gerentes tem sobre você e vá além, surpreenda. Faça suas atividades e dedique-se sempre a fazer o seu melhor.

3. Saiba escutar

Muitos profissionais não conseguem ouvir conselhos de seus superiores para tentar melhorar. É preciso saber ouvir, escutar e aprender com os colegas de profissão. Sempre existe algo novo a conhecer.

4. Organize-se

A desorganização pode afetar a todos que estão a sua volta. Bagunça e falta de cuidado com documentos ou outras coisas passam a impressão de descontrole e desinteresse. Organização, por sua vez, transmite a ideia de eficiência e responsabilidade.

5. Seja generoso

Esteja sempre disposto a ajudar seus colegas de trabalho, que precisam de ajuda ou estão com dificuldades. Generosidade não consiste apenas em fazer doações, ela pode ser demonstrada quando se oferta tempo, conhecimento e ajuda manual.

6. Tenha uma postura positiva

Não seja mal-humorado e nem leve problemas pessoais para seu ambiente de trabalho. Pessoas positivas relacionam-se melhor com seus colegas. Além disso, busque dizer menos ‘nãos’ para sugestões e mudanças, ser negativo causa a impressão de falta de interesse e demonstra que falta de colaboração com objetivos da empresa.

7. Atenção à escrita e à fala

Comunicar-se bem é fundamental para construir uma carreira profissional bem-sucedida. Fique atento à dicção, conjugação verbal e à caligrafia. Informalidade demais pode passar a impressão de descaso.

8. Se empenhe para resolver problemas

Entenda que você foi contratado para solucionar questões e trazer bons resultados. Quando os desafios surgirem, pense sempre o que é o melhor fazer antes de começar a agir. Muitas pessoas cometem erros por serem precipitadas na hora de buscar uma solução.

“O sucesso profissional acontece quando o indivíduo se empenha ao máximo em fazer o melhor para que sua carreira e seu trabalho sejam reconhecidos. O segredo é focar em suas habilidades, administrar seu tempo, utilizar sua boa comunicação e conciliar todos esses pontos em atitudes e projetos que sejam benéficos a sua profissão. Seja persistente, tenha foco e motivação para passar ileso deste período de crise no Brasil”, conclui Vilella.

Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/8-dicas-para-se-destacar-em-seu-ambiente-de-trabalho/102625/