Posted in:

Caiu? Levante-se rapidamente (e mais forte) com a resiliência

Ao lidar com dificuldades, pessoas resilientes não se deixam abater e têm atitudes positivas que as aproximam do sucesso. Quer ser uma delas? Saiba como desenvolver a resiliência!

Existem pessoas que, ao lidar com crises ou eventos traumáticos, sofrem uma queda prejudicial para a sua performance, seja na vida pessoal ou carreira, e não conseguem se reerguer, mantendo-se por muito tempo (ou, até mesmo, eternamente) no estado de estagnação. Por outro lado, há pessoas que têm energia e disposição para enfrentar dificuldades em vez de se deixar abater. São as pessoas resilientes!

O conceito “resiliência” nasceu da física. Refere-se à capacidade que alguns materiais possuem de acumular energia quando submetidos à pressão e, depois de absorver o impacto, voltar ao estado original sem deformação, como se fossem um “elástico”. No comportamento humano, a resiliência representa a capacidade de retomar seu funcionamento otimizado pouco tempo após lidar com adversidades.

Ao se reerguerem, é comum que pessoas resilientes transformem a experiência negativa em um aprendizado enriquecedor. Como resultado, tornam-se capazes de atuar com competência mesmo sob forte pressão, além de desenvolverem a habilidade de antecipar crises, prever obstáculos e se preparar para lidar com eles.

Mesmo recuperando-se rapidamente de contratempos, o resiliente não perde a sua essência e, em suas ações futuras, tende a ter atitudes positivas – porém realistas – para lutar por seus objetivos e conquistar o sucesso. A resiliência, nesse caso, estimula a criatividade, o desenvolvimento de visão positiva e projetada para o futuro, além da capacidade de encontrar soluções para diferentes níveis de problemas.

Tudo isso é muito importante, mas existe algo fundamental para colocar em prática:
Você precisa de ter hábitos certos, que vão te colocar em ação.


Pensando nisso, criamos um material que vai te ajudar a ser mais feliz e realizado através de hábitos de sucesso.

Clique aqui para ter acesso ao material e participar de um encontro online, onde Villela da Matta vai te dar mais conhecimento sobre este tema.

Continuando...

Você deseja conquistar a capacidade de adaptar-se a mudanças e situações adversas em sua carreira e na vida pessoal? É possível desenvolver a resiliência por meio do positive coaching. Sabe o que é mais interessante? Ao dominar essa competência, você, como líder positivo, poderá estimular seus colaboradores a também serem mais resilientes. Sabe quais resultados você, seu time e sua empresa terão com isso? Descubra no sexto episódio do DICAS DE VICTORIA:

Você deseja se tornar um mestre em liderança positiva? Acompanhe o DICAS DE VICTORIA e descubra os segredos dos líderes que fazem a diferença. O programa vai ao ar semanalmente, todas as quartas-feiras, às 20h, em meu Facebook. Até o nosso próximo encontro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *