Posted in:

Saiba o que é coach e quais os benefícios de se ter um

coach

Em algum momento, você já deve ter ouvido o termo coach. Mas qual é seu significado? Essa palavra que define o profissional de coaching tem tudo a ver com a capacidade de facilitar e transformar a vida das pessoas.

Para que você entenda mais sobre o que é coach, como funcionam suas técnicas e o que fazer para se tornar um, preparamos um artigo com todas as informações. Continue acompanhando o texto e conheça mais sobre o assunto.

O que significa coach?

Mas, afinal, o que é coach? O termo é usado para designar os treinadores, aqueles profissionais responsáveis pelo aperfeiçoamento de habilidades específicas dos atletas, que estão na beira dos campos e quadras para orientar.

Além de serem treinadores, os coaches também são profissionais capacitados para orientar outros aspectos da vida, de acordo com sua especialidade, como os âmbitos pessoais e profissionais, por exemplo. Por isso, o coach é usado para definir o profissional que aplica as técnicas de coaching.

Qual a função de um coach?

O profissional da área de coaching trabalha no desenvolvimento do indivíduo, auxiliando o aperfeiçoamento de novas habilidades e da performance, compreendendo quais são as necessidades e objetivos a serem alcançados pelo cliente.

Durante uma sessão de coaching, o foco está no futuro e nas infinitas possibilidades que ele pode oferecer. Lembrando que o coach não oferece respostas prontas, ele permite que você consiga realizar a construção de todo o processo por si próprio, sendo apenas um parceiro que entenderá a fundo o que você busca.

Para quem o coach é indicado?

Basicamente, precisa de um coach todo aquele que deseja atingir seus objetivos e ter desenvolvimento pessoal ou profissional de uma forma prática e duradoura. Sua carreira está estagnada? A falta de motivação está afetando a sua produtividade?

Um coach profissional pode oferecer esse suporte. Agora, digamos que o seu problema não é no mundo dos negócios, mas no âmbito particular e nos relacionamentos.

Seus amigos não te vêem mais no happy hour? Ou faltam mais momentos com a família? Nesses casos, um coach pessoal vai lhe dar todo o apoio necessário. Você se encaixa em algum desses perfis? Então, você também precisa de um coach.

A importância do coach no autoconhecimento

Algumas pessoas têm dificuldade em conseguir desenvolver o autoconhecimento por conta própria e, realmente, não é uma tarefa fácil. Nesse sentido, o coach é aquele suporte profissional que vai dar apoio para você encontrar dentro de si as respostas que está buscando.

Principais benefícios de se ter um coach

Confira os principais benefícios de quem escolhe o coaching como alternativa:

  • Aprimora seus pontos fortes;
  • Supera as crenças limitantes;
  • Eleva a autoestima ;
  • Traz maior produtividade;
  • Desenvolve a inteligência emocional;
  • Aprofunda o autoconhecimento;
  • Permite definir metas e objetivos mais claros;
  • Melhora as relações pessoais;
  • Reduz o estresse;
  • Fornece uma gestão mais equalizada do tempo;
  • Traz uma tomada de decisão mais assertiva,
  • Aumenta o foco.

Tipos de coach

Dentro desses dois grandes âmbitos (profissional e pessoal), existem alguns tipos de coaches voltados para as especificidades de cada área. Essas categorias foram criadas com o intuito de atuar de forma personalizada nas demandas mais comuns que compõem esses dois universos. Confira quais são os principais tipos de coaching.

Coaching de carreira

Atua mais diretamente no desenvolvimento da carreira do cliente. A modalidade trabalha questões específicas para oportunizar as melhores decisões dentro do mercado de trabalho.

Executive Coaching

O executive Coaching é mais voltado para grandes executivos que querem desenvolver habilidades de gestão, como aumentar a performance e a produtividade dos colaboradores, por exemplo.

Mentoring coaching

Área que ensina a ser mentor de outros coaches por meio da coordenação, alinhamento e aperfeiçoamento das atribuições dos profissionais da metodologia de desenvolvimento humano.

Leader coaching

É para aqueles que precisam melhorar suas habilidades de liderança, tais como comunicação interna, confiança e empatia, por exemplo.

Positive coaching

O Positive Coaching é indicado para melhorar suas conquistas e comportamento, para se ter atitudes mais positivas e otimistas em todos os âmbitos da vida. Ele aumenta o bem-estar e a qualidade de vida.

Sales coaching

Indicado para pessoas que desejam melhorar seus números em vendas e atingir um local de destaque nesse segmento de mercado.

Torne-se um profissional coach

Desenvolva todo o seu potencial e ainda auxilie outras pessoas nesse mesmo processo tornando-se um coach. Qualifique-se como um profissional em coaching, com uma metodologia embasada cientificamente, construída pela SBCoaching, que já formou mais de 40 mil profissionais.

Quer saber mais sobre o universo coaching? Baixe agora nosso material gratuito e exclusivo com tudo sobre coaching e conheça mais sobre esse método de sucesso.

Participe da Expo Felicidade, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de março. Aproveite para aprender com os especialistas mundiais em Psicologia Positiva a desenvolver todo o seu potencial para mais qualidade de vida e felicidade.