Posted in:

Simpatia x Empatia: qual a diferença?

As palavras são parecidas, mas o significado não é o mesmo; descubra o que muda

Simpatia é o que nós sentimos em relação às pessoas ou o que transmitimos para alguém. Quando praticada, a simpatia tem como objetivo, em geral, agradar.

Já a empatia – termo que vem do grego empatheia e quer dizer “entrar no sentimento” – é definida como a “habilidade de se colocar no lugar dos outros”.

Por isso, hoje, ele é um dos comportamentos mais visados dentro do ambiente corporativo e fora dele também.

Afinal, entender aqueles que estão a sua volta é o que vai torná-lo um colega de trabalho, um amigo ou um parceiro cada vez mais colaborativo e respeitado por todos.

A empatia leva os indivíduos, portanto, a compreender, dialogar e ajudar quem nos rodeia, pois está intimamente ligada ao altruísmo (interesse pelo próximo).

 

E você: é mais simpático ou empático?

Para quem deseja responder a essa pergunta fundamental, é necessário conhecer, antes de tudo, a si mesmo. Esse é o pontapé inicial para o sucesso.

Ao mergulhar na busca pelo autoconhecimento, uma pessoa passa a ter uma noção mais nítida de suas habilidades, seus pontos fortes, suas fragilidades e assim por diante.

Ou seja, ela vê que é alguém de carne e osso, como qualquer outro indivíduo.

Realizando esse tipo de exercício, ela diminui o julgamento feito a outras pessoas. Isso é fruto da percepção de que, assim como ele, os demais também têm sentimentos e angústias.

É por isso que muitas pessoas que procuram ser mais empáticas também vão atrás da ferramenta de desenvolvimento humano.

Ela ajuda quem está disposto a entender melhor o mundo à sua volta e não apontar ao seu semelhante, mas sim estender a mão a ele.

Só que você pode estar se perguntando: mas como?

O treinamento em Personal & Professional Coaching (PPC) da SBCOACHING, a melhor e mais completa formação do mercado, vai te ajudar nesse processo.

 

Por que fazer a formação em coaching?

O coaching, muito mais do que uma profissão, é um estilo de vida e uma habilidade necessária para todos aqueles que buscam ampliar suas realizações pessoais e profissionais.

Alguns dos inúmeros motivos para fazer sua formação em coaching são:

Metodologia possui embasamento em mais de 20 universidades entre as mais importantes do mundo.

Técnicas e ferramentas estão fundamentadas com base nas teorias e conceitos de alguns dos maiores especialistas do mundo.

Gera resultados comprovados em todos os âmbitos pessoais e profissionais.

É ministrado por trainers com excelência acadêmica e experiência em resultados nos negócios, preparados para atuar com maestria.

Oferece tripla certificação: Certified Personal & Professional Coach, Certified Coach in Applied Positive Psychology e Certified Strengths Coach.

Aprenda técnicas de psicologia positive com Flora Victoria, presidente da SBCOACHING e Embaixadora da Felicidade no Brasil.

 

Torne-se um coach de sucesso!

Viu só quantas vantagens a metodologia de coaching pode oferecer? O desenvolvimento da empatia é somente um dos muitos benefícios.

Com um especialista capacitado ao seu lado, é possível ir atrás de todos os seus objetivos pessoais e na carreira.

E você sabe o que é o melhor disso tudo?

Qualquer pessoa pode se tornar um coach de sucesso. Basta ter força de vontade e ir atrás da melhor formação disponível.

E aí, está disposto a tentar? Então, não perca mais tempo. Dê o primeiro passo.

Ter o esforço e a dedicação para estudar e se transformar em um profissional de coaching depende única e exclusivamente de você.

Agora, na hora de escolher a melhor formação, conte com a gente.

A SBCOACHING oferece o programa mais completo de formação profissional do mercado e possui certificação internacional.

Já são mais de 35 mil coaches formados, que atuam no mercado e reproduzem as melhores técnicas que a metodologia oferece.

A propósito, conversar com alguém que atua na área é uma boa pedida antes de iniciar sua formação.

Para saber mais sobre as opções de curso, entre em contato com a gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *