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Stakeholder: O que são e Como Identificar (Guia Completo)

Você sabe o que é stakeholder e porque eles são super importantes?

O stakeholder é fundamental para empresas de todos os segmentos. Entenda melhor esse termo nesse post.

O mundo corporativo está repleto de termos que são particulares a ele. Mesmo falando inglês e outros idiomas, às vezes é difícil manter-se à par de todas as terminologias e conceitos. No entanto, esse entendimento é importantíssimo para aqueles que pretendem fazer carreira no mundo administrativo e de empreendedorismo.

Stakeholder é um dos termos que costuma inspirar muitas dúvidas. E é fundamental entender o que é stakeholder, visto que se trata de um fator importantíssimo para o sucesso de um negócio.

Quer mais dicas para se tornar um líder incrível e promover o sucesso do seu negócio? Leia também esse outro conteúdo que preparamos para você!

A seguir, você encontra um guia completo sobre stakeholders, com todas as informações que você precisa sobre o assunto. Tire todas as suas dúvidas e se torne um especialista no assunto! Continue lendo e confira:

O que é um Stakeholder?

O stakeholder é um público estratégico. Podemos entender essa expressão como descrevendo uma pessoa ou grupo que possuem interesse em determinado negócio, indústria ou serviço.

stakeholder

O termo foi proposto pelo filósofo Robert Edward Freeman, e é cada vez mais utilizado no contexto corporativo.

A expressão é composta de duas palavras em inglês: stake, que significa interesse, risco ou participação; e holder, que significa aquele que possui. O stakeholder, então, é aquele que possui interesse ou participação no negócio, seja ele um indivíduo ou um grupo.

Esse termo é frequentemente utilizado em áreas da comunicação, administração e tecnologia da informação. Sua função é designar as pessoas e grupos mais importantes para um projeto: a parte interessada.

Todas as ações de uma empresa, portanto, devem ser pensadas com os stakeholders em mente. As práticas e políticas do negócio afetarão diretamente essas pessoas ou grupos, de maneira positiva ou negativa. Dessa forma, identificar esses grupos é essencial para a tomada de decisões estratégica em empresas de qualquer setor.

Qual é a diferença entre stakeholder e shareholder?

É muito comum que exista confusão entre esses dois termos. Além de ortograficamente parecidos, eles também possuem significados aproximados, apesar de completamente diferentes.

O termo shareholder faz alusão a outro tipo de grupo que possui interesses nas direções tomadas por uma empresa – os acionistas. O termo é composto pelas palavras em inglês: share, que significa parte ou divisão, também sendo utilizada para ações; e holder, cujo significado já revisamos.

stakeholders
Entenda a diferença entre stakeholders e shareholders.

Dessa forma, a tomada de decisão estratégica dentro de uma empresa poderá ser orientada pelos interesses desses dois grupos: stakeholders e shareholders. Essa escolha determina qual é o modelo empresarial eleito.

Modelo empresarial stakeholders

Esse modelo empresarial surgiu nas últimas décadas. Nele, a empresa é enxergada como uma organização social, que deve trazer algum tipo de benefício a todas as partes interessadas – stakeholders.

Ele é conhecido como um modelo de responsabilidade social. O lucro alcançado pela empresa é dividido de maneira proporcional, de acordo com a participação de cada grupo: proprietários ou acionistas, clientes, fornecedores, colaboradores, entre outros.

Uma característica marcante desse modelo empresarial é que ele não prioriza apenas o lucro e desenvolvimento financeiro. As ações da empresa visam agregar valores à sociedade, promover bem estar aos seus colaboradores ou contribuir para o avanço do setor como um todo.

Modelo empresarial shareholder

Esse modelo foi quase exclusivamente utilizado durante toda a Era Industrial, e possui com foco principal garantir a lucratividade para os acionistas (stakeholders). A empresa é enxergada como entidade econômica, que não possui responsabilidades sociais.

Qual a importância dos Stakeholders para uma empresa

Agora que você já entendeu melhor o que são stakeholders, é hora de refletir sobre a importância desses grupos ou pessoas para uma empresa.

A identificação e entendimento dos stakeholders pode proporcionar uma visão muito mais ampla dos processos em um negócio. A partir delas, é muito mais fácil para que os responsáveis pelo planejamento compreendam como a empresa pode melhorar, como processos podem ser otimizados e como garantir benefícios para todas as partes envolvidas.

stakeholders sucesso grupo
Stakeholders são fundamentais para o sucesso de um projeto.

Os consumidores, por exemplo, estão cada vez mais exigentes. Empresas que visam apenas o lucro de seus acionistas são cada vez menos bem vistas, com a preferência do público ficando com negócios socialmente e economicamente mais conscientes.

Quando os stakeholders de um projeto são identificados logo no início, é mais fácil avaliar restrições, riscos e requisitos envolvidos. Isso é fundamental para tomar decisões de maneira mais eficiente.  

Exemplos de Stakeholders em uma empresa

Identificar os stakeholders de uma empresa, negócio ou projeto é fundamental para o planejamento estratégico. Para ajudar você nessa tarefa, separamos alguns exemplos práticos de stakeholders. Confira:

  • Clientes;
  • Colaboradores;
  • Gestores de diversos setores;
  • Concorrentes;
  • Fornecedores;
  • Proprietários;
  • Acionistas;
  • Mídia;
  • Estado;
  • ONGs;
  • Sindicatos.

Todos esses grupos podem influenciar de maneira positiva ou negativa o desempenho de um negócio. Dessa forma, devem sempre ser considerados. A identificação dos stakeholders é uma parte essencial no início de qualquer projeto!

stakeholders projeto
Entenda quem são os possíveis stakeholders de um projeto ou negócio.

Tipos de Stakeholders

Existem muitos exemplos de stakeholders. Afinal, o termo engloba qualquer grupo ou pessoa que possua interesses ou assuma riscos em um determinado projeto. Para facilitar o entendimento e identificação dos stakeholders, eles foram divididos em dois tipos: internos e externos.

Confira uma explicação mais detalhada sobre cada um deles, além de alguns exemplos, para tirar suas dúvidas:

Stakeholders Internos

Os stakeholders internos são aqueles que possuem alguma afiliação formal com a empresa. Ou seja, eles incluem:

  • Colaboradores;
  • Gestores;
  • Gerentes;
  • Proprietários;
  • Acionistas.

Stakeholders Externos

São aqueles que, apesar de diretamente afetados pela direção dos projetos da empresa em questão, não possuem afiliação com a mesma. Por exemplo:

  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Credores e Investidores;
  • Estado;
  • ONGs;
  • Mídia;
  • Concorrentes.

Outros tipos de stakeholders

Alguns teóricos apontam, também, outras classificações para stakeholders. Essas classificações se baseiam em alguns atributos:

  • Grau de dependência: onde são identificados os públicos pelos quais a organização possui necessidade e que interferem diretamente na sua sobrevivência. Alguns exemplos são: governo, os colaboradores, os clientes e os fornecedores.
  • Grau de participação: grupos pelos quais não há dependência por parte da empresa, porém colaboram para a melhoria e bom desempenho do projeto. Alguns exemplos podem ser redes de consultoria, redes sindicais e comunidades.
  • Grau de interferência: públicos que podem interferir positiva ou negativamente na imagem da empresa. Esse tópico possui duas subdivisões:
    • Rede de concorrência: empresas que trabalham no mesmo segmento da organização
    • Rede de comunicação de massa: veículos de comunicação que podem influenciar os públicos a respeito da organização.
stakeholders tipos
Existem diferentes formas de classificar e lidar com stakeholders.

Legitimidade, influência e urgência.

Existem também algumas classificações baseadas em legitimidade (o quão oficial e organizado é o grupo), influência (o quanto o grupo pode interferir no projeto), e urgência (grau de interesse do grupo no projeto):

  • Stakeholder Arbitrário: É aquele que possui legitimidade, mas não tem poder de influenciar a empresa ou alega urgência. Tendem a ser mais receptivos.
  • Stakeholder Adormecido: É aquele que tem poder para impor sua vontade na organização, porém não tem legitimidade ou urgência, limitando sua interação com o projeto.
  • Stakeholder Reivindicador: O atributo mais importante desse stakeholder é a urgência. Sem poder e sem legitimidade, sua capacidade de influenciar o projeto é limitada, mas deve ser monitorada.
  • Stakeholder Dominante: É aquele que tem sua influência na empresa assegurada pela legitimidade. Espera muita atenção da empresa.
  • Stakeholder Dependente: É aquele que possui urgência e legitimidade, porém dependem do poder de um outro stakeholder para que suas reivindicações sejam levadas em consideração.
  • Stakeholder Definitivo: Quando o stakeholder possui poder e legitimidade ele se configura como definitivo. Ele também pode demonstrar urgência. Nesse caso, a empresa deverá prestar muita atenção nesse grupo.
  • Stakeholder Perigoso: Quando há poder e urgência, porém não existe a legitimidade, o que existe é um stakeholder coercitivo e possivelmente violento para a organização.

Como identificar e engajar os Stakeholders de um empresa ou projeto

Identificar as partes interessadas é um dos primeiros passos para planejar um projeto com excelência. Agora que você já entende melhor o que são stakeholders e quais são os diferentes tipos em que são classificados, é hora de aprender efetivamente como identificá-los em cada projeto.

Antes de mais nada, você precisará identificar os stakeholders-chave. Eles são aqueles que são impactados diretamente pelo projeto ou que possuem maior influência no processo de tomada de decisão.

Por exemplo: imagine que o projeto criado seja da canalização de um rio. Nesse caso, os stakeholders chave são a comunidade que será afetada pela obra e os órgãos públicos que possuem poder de veto sobre ela.

Stakeholders
Existem diferentes formas de classificar e lidar com stakeholders.

Uma vez que os stakeholders-chave foram definidos, é hora de começar o processo de identificação. Siga esses passos simples para não esquecer de nada:

1: Liste todas as possíveis partes interessadas

O brainstorming é uma ótima técnica para utilizar nesse estágio da análise. Aqui, ainda não importa o grau de interesse ou o quanto o grupo pode influenciar no projeto: a ideia é simplesmente listar todas as partes interessadas que vierem à mente.

Também é interessante incluir nessa fase uma pesquisa de mercado e benchmarking com a concorrência, envolvendo o maior número de pessoas possível. Quanto mais pontos de vista investigados, mais dados você terá para definir os stakeholders de maneira adequada.

2: Entenda o interesse de cada stakeholder

Agora que você tem uma lista completa de partes afetadas pelo projeto, é hora de avaliar os interesses. Nessa fase, você deve considerar quais são os efeitos do projeto para cada grupo. Pode ser mais fácil dividir a lista em duas partes: impactos positivos e negativos do projeto.

Esse processo é importante para avaliar a viabilidade do projeto, além de identificar cedo possíveis obstáculos e desenvolver estratégias para circundá-los. Confira algumas perguntas que te ajudarão nessa fase da identificação de stakeholders:

  • O resultado obtido no projeto irá afetá-lo de alguma maneira?
  • Eles agregam no projeto de alguma forma?
  • O trabalho exercido por eles impacta o projeto?
  • As decisões tomadas por eles podem alterar o escopo do projeto?
  • Eles impactam o orçamento do projeto?
  • Eles afetam o resultado alcançado pelo projeto?
  • Eles influenciam o atingimento de metas significativas dentro do projeto?

3: Identifique o grau de influência de cada stakeholder

A influência é compreendida como o nível de capacidade de avançar ou paralisar o seu projeto que cada stakeholder possui. Agora você já sabe quem eles são e o que eles querem. É hora de determinar o quanto eles podem, efetivamente, intervir na eficiência do seu projeto.

Stakeholders matriz
Para facilitar a classificação, você pode montar uma matriz:

O lado direito do quadrante é onde você deve focar seus esforços de comunicação. Especialmente no quadrante superior direito, que possui alta influência e alto interesse no projeto. Essas pessoas são as que têm o poder de potencializar seus esforços ou de barrá-los.

4: Classifique os stakeholders por ordem de importância

Agora que você compreende melhor quem são os stakeholders que possuem capacidade de influenciar seu projeto e quais são os interesses de cada um deles, é hora de classificá-los por ordem de importância.

Os definidos como mais importantes são aqueles onde os esforços de comunicação devem se focar. Seja para reduzir a probabilidade de que stakeholders de alta influência e baixo interesse no projeto causem problemas ou para potencializar a colaboração daqueles que possuem interesse no projeto.

A classificação pode ser feita através da matriz ou de outro sistema de pontuação, dependendo de como você se sentir mais confortável. O importante é organizar os stakeholders de maneira clara. Algumas empresas utilizam até mesmo alguns perfis e categorias para determinar a importância dos stakeholders. Veja alguns exemplos:

  • Desinformado: não possui conhecimento e não impacta no projeto;
  • Resistente: não está aberto para aceitar o projeto, frequentemente porque este oferece consequências negativas para o stakeholder;
  • Neutro: não está disposto a apoiar, mas também não se opõe ao projeto;
  • Apoiador: aceita e estimula as mudanças;
  • Líder: é ativo e engajado em garantir que o plano obtenha êxito.

Principais dicas para identificar os stakeholders de uma empresa ou projeto

Para completar esse guia, preparamos algumas dicas fundamentais para identificar os seus stakeholders-chave com sucesso. Elas foram baseadas nos erros mais comuns cometidos por empresas na hora de apontar os stakeholders. Esses erros podem causar problemas significativos no futuro, e por isso, devem sempre ser evitados.

Stakeholders erros
Evite os erros mais comuns ao identificar stakeholders.

Confira as dicas a seguir:

1: Brainstorming – nenhuma ideia é descartada

É essencial que na fase do brainstorming, diversos setores da empresa participem e que ideias não sejam descartadas. Mesmo os grupos menos influentes devem ser considerados.

É comum que alguns grupos sejam excluídos do processo de classificação para economizar tempo, mas essa pode ser uma decisão arriscada. No mundo corporativo, tudo é muito dinâmico. Um stakeholder que parecia não ter importância pode se tornar essencial para um projeto no futuro.

2: Classificação, organização e listas

Classificar stakeholders pode ser um processo demorado, mas é essencial para identificar quem são os mais importantes e onde os esforços de comunicação da empresa deverão estar focados.

O ideal é que seja determinado um tipo de classificação padronizado, utilizado para todos os projetos. Nesse artigo, você encontrou diversas sugestões de agrupamentos e métodos de classificação. Sua empresa pode adotar um deles, ou desenvolver a própria terminologia. O importante é estar sempre organizado.

3: Não negligencie os stakeholders externos

Um erro muito comum é pensar que stakeholders externos possuem influência menor nos projetos da empresa. Isso não poderia ser menos verdade. Lembre-se que entre eles, encontram-se fornecedores, governo e clientes. Esses são apenas três exemplos de grupos que precisam sempre ser considerados, mesmo não possuindo afiliações com a empresa.

Conclusão

Identificar os stakeholders de uma empresa, negócio ou projeto é uma fase fundamental do planejamento estratégico em qualquer setor. Eles são os grupos ou pessoas que estão interessados ou serão afetados pelo projeto, e portanto, sempre devem ser levados em consideração.

stakeholders
Parcerias são essenciais para o sucesso.

A preocupação com stakeholders é relativamente nova no mundo corporativo. Durante a era industrial, era comum que as empresas tivessem seus esforços e foco voltados apenas para os benefícios oferecidos aos acionistas, ou shareholders. Hoje, com a evolução dos métodos de consumo e com empresas assumindo um papel cada vez mais social, é importante fazer uma análise mais completa sobre os grupos afetados por projetos e políticas de negócios.

A identificação dos stakeholders pode ajudar muito na tomada de decisão. Ela permite uma visão mais ampla das vantagens, riscos e aliados que determinados projetos possuem. Com isso, é possível encontrar soluções para problemas antes mesmo que eles aparecem, tornando todos os processos muito mais eficientes. Além disso, parcerias com stakeholders que possuem interesses nos projetos podem ser a chave para o sucesso de uma empresa.

Quer saber mais sobre como potencializar sua carreira e seu negócio? Confira também esses outros conteúdos que preparamos com o tema:

E você, já realiza a análise de stakeholders na sua empresa? O que acha sobre a importância desse processo? Divida suas experiências conosco nos comentários e não esqueça de perguntar se ficou com alguma dúvida!

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