lápis papel

A avaliação permite o aprimoramento individual do empregado.

A avaliação de desempenho de colaboradores é fundamental no mundo dos negócios. Por meio dessa ferramenta de gestão, é possível analisar a postura profissional, o conhecimento técnico e a relação do colaborador com os colegas de equipe. Além de permitir o aprimoramento individual do empregado, esse exame é importante para o alcance de metas organizacionais e a identificação de pontos que precisam ser aperfeiçoados.

Confira como proceder na hora de avaliar o comportamento corporativo dos profissionais da sua equipe:



Seja mais presente: o ato de passar mais tempo na empresa, além de ser um bom exemplo, facilita a percepção do perfil de cada colaborador.

Faça um diário: anotar os erros e acertos mais significativos é importante, pois assegura uma análise mais precisa de cada funcionário.

Interaja com a equipe: chefes e subordinados precisam comunicar-se com frequência. É muito mais fácil dar um parecer sobre as pessoas quando se convive com elas.

Peça uma autocrítica: quando o colaborador avalia a própria atuação, passa a observar melhor seu desempenho na empresa e a buscar formas de aprimorar sua performance.

Realize entrevistas periódicas: esta ação auxilia empregador e empregado na análise do rendimento em determinado período e pode ser o ponto de partida para a definição de novas orientações e para a adoção de ações corretivas.

Seja firme, mas não inflexível: apenas apontar os aspectos negativos não funciona. É preciso indicar ao profissional ao menos um modo de solucionar o problema e estabelecer um tempo para a mudança de postura.

homens mulheres mesa notebook

É muito mais fácil dar um parecer sobre as pessoas quando se convive com elas.

Feedback

Os resultados obtidos com a avaliação de desempenho sempre devem ser informados aos colaboradores. O feedback é importante, porque funciona como um instrumento de motivação para a equipe.

Esse retorno permite que funcionários com dificuldades sejam auxiliados pelos colegas e busquem formas de melhorar a execução das atividades ao mesmo tempo em que serve para reconhecer o bom trabalho desempenhado por um profissional.

Vantagens da avaliação

Com a análise de desempenho e comportamento de cada indivíduo, a chance de encontrar pessoas com aptidões que podem ser mais bem aproveitadas aumentam. Isso também contribui para que os recursos humanos da organização sejam reorganizados e utilizados na função certa a fim de ampliar as vantagens competitivas do empreendimento.

A prática é ainda uma ótima forma de mostrar a importância da cultura organizacional e equilibrar as metas estabelecidas para o negócio com o comportamento e os objetivos dos colaboradores, a fim de manter a harmonia e a boa produtividade no ambiente de trabalho.