Como driblar a falta de concentração no trabalho?

Em meio a entregas de relatório, reuniões, projetos desafiadores, prazos curtos e afins, o que um bom profissional pode fazer para desempenhar sua função  e entregar resultados acima do que esperado? Alguns especialistas afirmam que a chave para essa façanha é simples: falta de concentração no trabalho.

concentração

Mas o que fazer para manter o foco nas atividades e, consequentemente, nos resultados?

Confira alguns vilões que são motivos por sua falta de concentração no trabalho!

Estados emocionais negativos

Um dos fatores que podem prejudicar a performance de muitas pessoas são emoções como medo, frustração, irritação, angústia e estresse. Também são fatores que causam a falta de concentração no trabalho.

Alto índice de desmotivação

Profissionais desmotivados dispersam-se com facilidade, ainda mais quando eles sentem que estão sendo subutilizados e não estão contribuindo ativamente para o sucesso da empresa.

Desorganização

Falta de planejamento, métodos e processos implicam no modo como você se organiza para realizar determinada tarefa. Uma mesa e uma agenda desorganizada também fala muito sobre o estilo de vida que você segue.

Muitas atividades ao mesmo tempo e a síndrome do super-herói

Se você acumula funções, pensa que realiza várias tarefas no mesmo momento, e quer resolver todos os conflitos de uma única vez, é muito provável que você se disperse com facilidade e tenha falta de concentração no trabalho. Apesar de parecer mais produtivo dar sequência em várias atividades ao mesmo tempo, o processo inverso se concretiza. Segundo estudos, um profissional focado e que faz uma atividade de cada vez reduz em até 74% o tempo de execução de tarefas, ou seja, é altamente mais produtivo.

Qual a solução para acabar com esses vilões? O coaching!

Inteligência emocional

Existem técnicas de coaching que trabalham a inteligência emocional, contribuindo para que o profissional tenha clareza de suas forças e suas competências, de modo que a partir dessas técnicas, ele possa assumir o controle e realizar suas tarefas sem dificuldades.

Colaboradores motivados

O coaching também colabora para aumentar a motivação dos indivíduos, além de proporcionar a elevação do nível do bem-estar,  dos feedbacks mais assertivos e também do desempenho do profissional.

Planejamento, organização e execução

Pessoas que passam a utilizar o coaching desenvolvem uma visão sistêmica sobre a empresa e passam a exercer suas funções focadas nos resultados e ganhos que isso trará não só para empresa, mas também para suas profissões e evitará sua falta de concentração no trabalho.