Posted in:

Trabalho em Grupo: O que é, Importância e Estratégias

coaching para empreendedores o que e como se tornar

Você sabe o que significa trabalho em grupo e qual é sua importância?

O trabalho em grupo é essencial no mundo profissional, mas também pode ser importantíssimo em outras áreas da sua vida.

O ser humano é uma criatura extremamente social. A colaboração entre indivíduos tem, há muito tempo, sido considerada a responsável pela evolução de nossa espécie por muitos estudiosos da antropologia.

Hoje, o trabalho em grupo é uma parte fundamental do nosso dia a dia. Começamos a conviver com ele desde cedo – na família, escola e, futuramente, no ambiente de trabalho. Mas o que é trabalho em grupo, e porque ele é tão importante?

Se você quer saber mais sobre a importância de valorizar uma equipe, leia também esse outro conteúdo que preparamos para você.

A seguir, você descobrirá tudo sobre o trabalho em grupo. Esse artigo explica o significado dessa expressão, a importância dessa prática e até mesmo aborda algumas estratégias para tornar seu desempenho em trabalhos em grupo ainda melhor. Continue lendo e confira:

O que é trabalho em grupo?

O trabalho em grupo acontece quando várias pessoas trabalham em conjunto, buscando um único objetivo. Ao ouvir esse termo, muitas pessoas se lembram imediatamente dos tempos de escola. E as tarefas em grupo dadas pelos professores, na verdade, são um ótimo exemplo para entender esse conceito.

Em um trabalho em grupo, cada integrante possui uma tarefa para desempenhar. Apesar de distintas, todas elas visam um objetivo em comum.

trabalho em grupo
Entenda o que é trabalho em grupo.

Por exemplo, nas tarefas escolares, é comum que cada um dos integrantes fique com um capítulo para resumir ou um tema para entender. No final, os trabalhos individuais são unidos, formando uma apresentação única.

Em uma empresa, também podemos encontrar diversos exemplos de trabalhos em grupo. É o caso com equipes multiprofissionais. Veja esse exemplo:

Para elaborar uma campanha de marketing para o Natal, uma loja varejista contou com a colaboração de uma equipe, formada por:

  • Um publicitário, que planejou a temática, estratégia e identidade da campanha;
  • Um designer, que criou a comunicação gráfica da promoção;
  • Um programador, que preparou o sistema de compras online para o evento;
  • Um especialista em marketing digital, que planejou a divulgação nas mídias sociais;
  • Um gestor de vendas, que preparou a equipe de vendedores de acordo.  

Como você pode ver, existem muitas pessoas envolvidas em cada processo dentro de uma empresa. Nem sempre, elas trabalham com a mesma tarefa ou a mesma etapa, mas o objetivo é sempre o mesmo.

Qual a diferença entre trabalho em grupo e trabalho em equipe?

O trabalho em grupo não deve ser confundido com o trabalho em equipe. Embora ambos sejam importantíssimos, eles possuem características únicas e não se referem ao mesmo conceito.

O trabalho em grupo, como vimos, trata-se de indivíduos realizando tarefas diferentes. Juntos, esses esforços atingirão um único objetivo.

Já no trabalho em equipe, todos os indivíduos estão trabalhando de maneira colaborativa na mesma tarefa ou etapa. No exemplo do tópico anterior, cada uma das etapas pode contar com uma equipe, ao oposto de um único profissional:

  • Uma equipe de publicidade colaborando para criar a estratégia e identidade da campanha;
  • Uma equipe de design que produz todas as comunicações visuais;
  • Uma equipe de programação para preparar o sistema;
  • E assim por diante.

Ou seja, o trabalho em grupo engloba o trabalho de diferentes equipes, em diferentes etapas de um procedimento.

trabalho em grupo equipe
Trabalho em grupo x Trabalho em equipe: qual é a diferença?

A importância do trabalho em grupo

Como mencionamos na introdução deste artigo, o ser humano depende profundamente da sua convivência em sociedade para sobreviver. Uma pessoa, apenas, não pode fazer todas as coisas.

Já imaginou se você precisasse plantar tudo que consome, tecer e costurar suas roupas e fazer tudo que precisa do zero? Certamente, nossa sociedade não seria tão avançada quanto é.

trabalho grupo criancas
O trabalho em grupo foi essencial para nosso desenvolvimento como sociedade.

O trabalho em grupo é importante justamente porque cada indivíduo pode contribuir de maneira distinta para um objetivo. Com a diversidade que esse método proporciona, é possível aproveitar diferentes talentos e habilidades para tornar um projeto verdadeiramente incrível.

A colaboração de diferentes áreas de conhecimento possibilitou inúmeros avanços para a humanidade. Incluí-se aí o Coaching, que conta com contribuições de diferentes ciências, como a Psicologia, Sociologia e Antropologia.

O trabalho em grupo possibilita, então, que:

  • Estratégias se tornem mais abrangentes;
  • Conhecimentos se tornem mais complexos;
  • Informações sejam interligadas e confirmadas;
  • Que projetos e processos sejam otimizados e aperfeiçoados;
  • Surjam novas áreas de estudo;
  • Indivíduos se especializem.

E esses são apenas alguns exemplos. Além de fundamental para nossa sobrevivência, o trabalho em grupo também é o responsável pela evolução da nossa sociedade!

O que esperar de cada membro do grupo?

Em um grupo funcional, cada um tem o seu papel. Um dos principais requisitos para que o trabalho em grupo apresente um bom desempenho é que seus membros operem em harmonia, sem ultrapassar seu lugar no grupo.

Vamos voltar ao exemplo do trabalho escolar: imagine que um texto foi dividido em cinco temáticas. Cada um dos membros do grupo precisará falar sobre uma delas. No entanto, um dos membros decide abordar sua parte e uma parte à mais, para que seu discurso se torne mais completo.

Embora a intenção desse integrante fosse boa – melhorar o conteúdo apresentado – muito provavelmente essa ação prejudicou a apresentação final. Dois membros falaram sobre o mesmo tema, tornando-a repetitiva.

O mesmo acontece no ambiente de trabalho, quando um colaborador tenta realizar trabalhos além do seu escopo. Nesse caso, os resultados podem ser ainda mais graves, já que cada profissional é especialista em sua área.

trabalho em grupo
Entenda qual é o papel de cada um em um grupo.

O que o grupo espera de seu líder?

A discussão sobre o que deve ser esperado de cada membro do grupo nos leva a um papel importantíssimo: o do líder. Sem uma liderança adequada, é praticamente impossível realizar um bom trabalho em grupo. Entenda por que:

É papel do líder delegar, harmonizar e planejar a execução do trabalho como um todo. Sem alguém para planejar as etapas, determinar como cada indivíduo pode contribuir e como melhor unir as partes do trabalho, seria extremamente difícil coordenar esse tipo de tarefa.

No exemplo do trabalho escolar, sem que um dos integrantes dividisse as temáticas no texto e as delegasse para cada um, a ocorrência de informações repetidas ou faltantes na apresentação final seria muito maior.

Da mesma forma, uma empresa precisa de líderes para cuidar do planejamento estratégico de seus processos. É de responsabilidade de um líder no trabalho em grupo:

  • Planejar a execução completa do projeto;
  • Organizar quais setores estarão envolvidos no projeto;
  • Delegar as tarefas para seus determinados setores;
  • Definir cronogramas, prazos, metas e métricas de desempenho;
  • Certificar-se de que todas as partes estão sendo executadas corretamente, garantindo a qualidade do resultado final.
trabalho em grupo harmonia
É papel do líder delegar, planejar e garantir a harmonia do grupo.

Conflitos no trabalho em grupo

É claro, quando lidamos com indivíduos distintos, é inevitável que surjam conflitos. Um bom líder deve estar preparado para gerir os relacionamentos e solucionar esse tipo de situação. Para isso, é essencial contar com habilidades específicas, como assertividade, boa comunicação e empatia.

Confira os maiores desafios para líderes quando falamos de conflitos no trabalho em grupo:

  • Problemas de comunicação: a comunicação interna das equipes já é complexa para se lidar. Quando falamos de diferentes setores, pode ser ainda mais difícil alinhar todas as tarefas, requisitos e expectativas.
  • Delegação inadequada: infelizmente, é muito comum que líderes tenham dificuldades em delegar tarefas corretamente. Normalmente, esse problema está relacionado com a falta de conhecimento sobre as habilidades e responsabilidades de cada colaborador. Um profissional que sente que são exigidas dele tarefas fora do escopo de sua especialização pode sentir-se desmotivado e desrespeitado.
  • Clareza de requisitos: como se está trabalhando com diferentes setores, é fundamental que um especialista defina os requisitos para que cada um deles execute sua parte do trabalho. É muito comum, por exemplo, que o briefing esteja incompleto ou que faltem características ou funções vitais para a continuidade do projeto.
  • Dificuldades de relacionamento: gerir diferentes indivíduos e personalidades pode ser um dos maiores desafios de um líder. Muitas vezes, os colaboradores entram em conflito por motivos pessoais, não relacionados com a empresa. Possuir empatia e boas habilidades de comunicação é essencial para solucionar esses problemas.
trabalho em grupo lider
Um bom líder deve saber solucionar os conflitos no grupo.

7 dicas para otimizar a performance do trabalho em grupo em sala ou nas empresas

Agora que você já entende melhor o que é o trabalho em grupo e sua importância para os processos, é hora de aprender como otimizar sua performance!

Essas dicas podem ser aplicadas tanto para o ambiente escolar quanto em empresas. Confira:

1: Definindo o tamanho do grupo

O tamanho do grupo ou quais setores estarão envolvidos no projeto nunca deve ser uma decisão arbitrária. Pelo contrário, essa é uma das partes mais importantes do planejamento estratégico de um trabalho em grupo.

Como regra geral, o tamanho do grupo deve ser definido com o objetivo do processo em mente.

Por exemplo, se um grupo de alunos deve apresentar um seminário, montar um grupo com poucos membros pode sobrecarregar cada indivíduo. Já o oposto pode fazer com que os alunos tenham pouco a dizer e apresentem dificuldades para dividir o conteúdo.

Da mesma maneira, em uma empresa, é fundamental pensar cuidadosamente quais são os setores que precisam estar envolvidos.

2: Delegando com responsabilidade: papéis e perfis

Quando tratam-se de diferentes setores, é simples dividir as responsabilidades: cada um lida com sua especialidade. No entanto, nem sempre as coisas são tão pretas e brancas.

É comum que algumas especialidades se sobreponham. Nesse caso, é papel do gerente levantar as capacidades e requisitos de cada uma das equipes.

Dentro das equipes, também deve existir delegação. O mesmo é verdade para grupos de alunos. O ideal é identificar os perfis de cada indivíduo e distribuir responsabilidades de acordo. Veja o exemplo de alguns papéis:

  • Mediador: faz a gestão de relacionamentos e garante que todas as informações estão claras para os membros do grupo.
  • Relator: tem habilidades em fazer registros e se comunicar, sendo o porta-voz do grupo.
  • Monitor de recursos: garante que todos os membros do grupo possuam o que precisam para concluir suas tarefas.
  • Cronômetro: controla o tempo das atividades, adequação com prazos e metas.
  • Harmonizador: garante que todos estão em acordo e que os relacionamentos funcionem bem.​ É um motivador nato.
trabalho grupo responsabilidade
A delegação é essencial para a organização.

3: Metas realistas, porém desafiadoras

Sem a definição de metas, é impossível medir o desempenho ou alcançar os objetivos do projeto. Elas ajudam a motivar os indivíduos do grupo e impulsionar as tarefas na direção correta.

No entanto, para que funcionem bem, as metas devem se situar em um delicado equilíbrio entre o que é plausível e o que é desafiador.

Sem desafios, as equipes se acomodam. O desempenho nunca irá aumentar se os gerentes e gestores não trabalharem para incentivar suas equipes a ir sempre além.

No entanto, estabelecer metas não realistas pode ser um golpe enorme na motivação. Quando percebem que nunca conseguirão cumprir as metas, os colaboradores acabam por desistir.

4: Facilite a comunicação

É essencial que a comunicação entre equipes e indivíduos seja muito eficiente. Deve estar claro para todos os integrantes do grupo quais são suas responsabilidades, o que esperar e o que eles precisam dos outros.

É papel do líder agir como facilitador dessa comunicação. Como em um grupo, o trabalho é composto de diferentes partes individuais, é fundamental que elas estejam em harmonia.

5: Reconheça o valor de cada equipe

Nenhum grupo de mantém motivado – e portanto, produtivo – se seu valor não é reconhecido. Um bom líder deve celebrar vitórias, confiar na capacidade de seus liderados e incentivá-los a tomar iniciativas e fazer sugestões.

trabalho em grupo reconhecimento
Sua equipe deve sentir-se reconhecida e valorizada.

6: Defina limites

Parte de uma delegação eficiente é garantir que os termos sejam cumpridos. Mesmo quando um líder distribui as tarefas adequadamente, é muito comum que alguns indivíduos ultrapassem os limites estabelecidos – para mais, ou para menos.

É papel do líder reforçar os limites e garantir que todos estão cumprindo com suas responsabilidades e respeitando o espaço dos outros membros.

7: Esteja disponível

A eficiência do trabalho em grupo depende diretamente da comunicação aberta, harmonia entre os integrantes e clareza da comunicação, como já estabelecemos. Uma das responsabilidades mais importantes do líder é, portanto, fazer-se disponível para solucionar eventuais dúvidas e problemas.

Para garantir que todos os seus liderados sempre se sintam à vontade para esclarecer esses pontos com você, siga essas dicas:

  • Não puna sugestões e iniciativa. Mesmo que algo não seja viável ou tenha dado errado, prefira elogiar a proatividade e buscar uma solução em conjunto.
  • Dê feedback, tanto positivo quanto negativo. Faça isso de maneira empática e sensível, de preferência de maneira particular.
  • Reforce que os membros do grupo podem te procurar a qualquer momento caso tenham dúvidas ou problemas.
  • Não puna problemas. Às vezes, os erros são inevitáveis. Ajude seus liderados a entendê-los como uma oportunidade de aprendizado.
  • Seja explicativo e claro. Explicar a mesma coisa diversas vezes pode ser frustrante, mas é essencial que você esteja sempre disposto a fazer esclarecimentos.
  • Acompanhe o desempenho. É impossível alcançar bons resultados sem monitoramento, métricas e muita atenção.
  • Não apareça apenas para solucionar problemas ou dar feedback. Sua presença deve ser uma constante para o grupo, que deve sentir que vocês estão resolvendo os problemas juntos.

Conclusão

O trabalho em grupo é um aspecto fundamental do nosso dia a dia. Foi através dele que nossa sociedade chegou onde se encontra. Trabalhar em grupo é uma atividade necessária em todos os aspectos da nossa vida.

trabalho em grupo conclusao
A necessidade de trabalhar em grupo está sempre presente na nossa vida.

Desde o início da infância, somos incentivados a desenvolver habilidades colaborativas. Apesar disso, é comum encontrar pessoas que possuam dificuldades em trabalhar em grupo. Alguns dos principais desafios dizem respeito à delegação de tarefas, comunicação clara e habilidades sociais.

Como você já sabe, o coaching pode te ajudar a desenvolver melhor essas facetas da sua vida. Com um dos nossos cursos, você estará também capacitado para ajudar seus liderados a evoluir também! Conheça nossas opções.

Quer mais dicas sobre liderança e trabalho em grupo? Leia também esses outros artigos aqui no blog:

E você, o que acha sobre a importância do trabalho em grupo. Conte nos quais são seus maiores desafios e suas melhores habilidades nesse tipo de projeto nos comentários! Não esqueça também de perguntar se ficou com alguma dúvida.

2 Comentários

Deixe um comentário
  1. bom dia, quero colocar algumas informações desse artigo no meu trabalho eu preciso saber o nome do autor, para se informado nas referencias bibliográficas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *